TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Moderna

Por:   •  5/11/2020  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Talita

Não existe uma forma certa para dar aula, mas é necessário que todo professor e escola siga uma linha pedagógica, pois o que se faz em sala ás vezes vai muito além do pedagógico.

Ao longo dos anos em diferentes épocas surgiram muitas tendências á quais eram importantes para cada fase que se vivia naquele momento. Entre elas podemos citar a tendência liberal tecnicista, que surgiu na época da revolução industrial, pois era importante para aquele momento da história. O papel da escola era preparar o aluno para o trabalho, mão de obra qualificada. Usavam a metodologia taylorista, que é a divisão de tarefas entre diversos técnicos do trabalho que passariam suas experiências e conhecimentos adquiridos fora da escola. O professor é um técnico assessorado por outros que transmitem conhecimento técnico e objetivo. E o aluno mudaria o comportamento através do treinamento, seriam aplicados métodos de condicionamento e controle. Já a tendência progressista libertadora passou a se preocupar com o político e o social, uma vez que a sociedade estava mudando novamente. Essa tendência valorizava as experiências vividas, levando em conta a realidade do meio socioeconômico e cultural, seus recursos. O professor se liberta da função de apenas transmitir, ele tem um papel diretivo, compartilhando uma nova relação social em que haja igualdade na projeção do bem comum. O aluno se dá conta de seu próprio processo de conscientização.

Apesar de citar apenas algumas, foram muitas as tendências que surgiram ao longo das décadas e mudanças que ocorreram na sociedade, mesmo assim muita coisa ainda se utiliza nos dias de hoje. Ao fazer uma análise do texto percebe-se que a tendência que mais se enraizou foi a Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos” ou “histórico-crítica. A escola valoriza o ensino público e o acesso de todos à educação. A educação popular. E também valoriza o trabalho do professor. A escola promove a socialização do saber, vinculando educação e sociedade como forma de transformação Mediação de objetivos-conteúdos-métodos que garanta o encontro formativo entre os alunos e matéria, que é o que importa para a aprendizagem O professor valoriza a visão que o aluno tem do mundo e a partir daí montar uma aula em cima dessa realidade. O aluno traz suas vivências, não considera apenas os conteúdos de sala, mas sim como ele interpreta e organiza isso como ser social.

Não importa a forma como cada profissional da educação vai conduzir sua aula, ou qual tendência vai tentar seguir, isso se ela se enquadrar no tipo de instituição e currículo a ser seguido, o que realmente importa é que se tenha uma educação de qualidade, que professores e alunos sejam respeitados e valorizados. Não fazendo o mesmo de tudo sempre, que seja inovador. É preciso acreditar naquilo que está ensinando, buscar conhecer teorias e colocar em prática aquilo que vai ser bom no contexto ao qual está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com