TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Multicriterios

Por:   •  21/3/2024  •  Abstract  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA PROMETHEE

O artigo “Priorização de Áreas de Controle de Perdas em Redes de Distribuição de Água” é um conteúdo que aborda a questão crítica das perdas de água no Brasil. Com sua grande rede de abastecimento de água a (captação, elevação, adução, tratamento, reservação e distribuição), mas que sofre o maior perda na parte de distribuição muito por conta das infraestruturas antigas que sofre com deterioração e com a falta de manutenção adequada e isso acaba gerando rompimentos, assim fazendo ter altas taxas de perda de água e receita.  Tais perdas são prejudiciais tanto financeiramente como também atinge o meio ambiente de forma significativa, e com a crescente conscientização social com as questões de desperdícios tem sido uma razão para os gestores se preocuparem com buscar decisões mais estruturada para solucionar os problemas com o desperdício, logo o artigo tem como seu objetivo apresentar um modelo para priorizar áreas críticas em uma cidade.

Este modelo é baseado no método PROMETHEE I, um método multicritério de suporte à decisão baseados na relação de sobre classificação, que em geral têm duas etapas principais: a construção das relações de sobre classificação e a exploração das relações construídas. O modelo leva em consideração vários critérios técnicos, ambientais e sociais para classificar as áreas, alguns desses critérios incluem a pressão da água, a idade da infraestrutura, interferências, qualidade da água, tipo de consumo predominante e população abastecida. A cidade foi dividida em duas zonas de pressão: alta e baixa, sendo divididas em 8 áreas alternativas de ação da rede de distribuição. Onde as áreas 1 e 2 estão situadas na zona alta e as demais na zona baixa da cidade.

A utilização esse método ajuda aos gestores de saneamento encontrar as áreas mais críticas e direcionar seus esforços e investimentos de maneira mais eficaz para as áreas com maior desperdício. Essas medidas resultam em uma gestão mais eficiente dos sistemas de abastecimento de água, com uma diminuição das perdas de água e aumento da receita. O artigo no final destaca a importância de uma abordagem estratégica e preventiva na gestão dos sistemas de abastecimento de água. Como o objetivo principal do estudo é demonstrar a abordagem de decisão, os resultados poderiam ter sidos diferentes caso fosse adotados mais critérios para análise do caso.




...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com