TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Professores E Seus Direitos No Curriculo

Monografias: Os Professores E Seus Direitos No Curriculo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 3

OS PROFESSORES E SEUS DIREITOS A TER VEZ NOS CURRÍCULOS; OS SABERE DO TRABALHO DOCENTE

A construção das proposições dos educadores deu-se sobre a influência das ideias e concepções em circulação no país, a partir do período de reabertura democrática, a sua repercussão faz-se notar ate o presente. Nesse período forças sociais empenhadas no processo de redemocratização começaram a se organizar em todos os campos, inclusive no educacional. No plano nacional, os educadores se engajavam na luta pela reformulação do curso de pedagogia e das licenciaturas.

O currículo é o tema central dos projetos políticos pedagógico das escola e nas propostas dos sistema de ensino. Assim na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos professores. Como o que deve ser ensinado e aprendido pelos alunos levando em conta questões como tempo-espaço, avaliação, metodologias, conteúdo, gestão, formação.

As indagações sobre o currículo presentes nas escola e na teoria pedagógica mostram que a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos e acabados que passamos aos alunos. E sim uma construção e seleção de conhecimentos e praticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, politicas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e praticas expostos as novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade.

Esta poderá ser a preocupação dos coletivos profissionais das escolas e redes: detectar aqueles polos, eixos ou campos mais dinâmicos de onde vem as indagações sobre o currículo e sua praticas pedagógicas. Os educandos e educadores, ressaltando a importância do trabalho coletivo dos profissionais da educação para a construção de parâmetros de sua ação profissional. Os educandos são situados como sujeitos de direito ao conhecimento e ao conhecimento dos mundos do trabalho. Há ênfase quanto à necessidade de se mapearem imagens e concepções dos alunos, para subsidiar o debate sobre os currículos.

Portanto as concepções e propostas educacionais, de formação docente e integração curricular moviam essas distintas instancias, também sob a influencia de uma diversificada literatura sobre o tema, à época em circulado no pais, evidenciando a complexidade do processo instalara do tanto do ponto de vista da elaboração das diretrizes oficiais como no plano de sua interpretação nos diversos níveis do sistema educacional: ou seja, um processo perpassado por influencia de diversas procedências, direcionadas por perspectivas teóricas distintas.

A educação é entendida como direito à formação e ao desenvolvimento humano, como humanização, como processo de apropriação das criações, saberes, conhecimentos, sistemas de símbolos, ciências, artes, memoria, identidades, valores, culturas... resultando no desenvolvimento da humanidade em todos os aspectos. A função da escola, da docência e da pedagogia vem se ampliando, à medida que a sociedade evolui.

O currículo e pratica pedagógica deve se comprometer e tentar superar toda a pratica e cultura seletiva, excludente na organização do conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos dos educandos e também na organização do convívio e do trabalho dos educadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com