TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos Humanos

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.040 Palavras (25 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 25

1-Qual competência que o profissional de rh deve ter para enfrentar os novos desafios.

Os profissionais de RH devem ter uma boa formação, além do perfil de empreendedor e agente de mudança, Os profissionais de RH devem desenvolver competências para executar práticas inovadoras, dando grande ênfase à mensuração dos resultados das empresas concorrentes.

2- O que se entende por ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma de sistema de gestão da qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de seus clientes e das partes interessadas. A norma ISO 9001 é uma referência mundial em SGQ, com mais de um milhão de certificados emitidos em mais de 150 países.

3- Qual a importância da ISO para a empresa?

O sistema de gestão da qualidade ISO 9001 fornece a infraestrutura, procedimentos, processos e recursos para ajudar as organizações a gerenciar e melhorar seu desempenho, eficiência e atendimento ao cliente. A certificação ISO 9001 auxilia as organizações a evidenciar: Compromisso com acionistas, Reputação no mercado, Satisfação do cliente, Vantagem competitiva

4- Quais os benefícios para certificação da ISO

Práticas internacionalmente aceitas e reconhecidas para a gestão da qualidade, Linguagem comum para trabalhar com clientes e fornecedores em todo o mundo., Aumento da eficiência e eficácia, Modelo para a melhoria continua e sistemática da gestão da qualidade, Modelo para atender às expectativas de clientes, consumidores e outras partes interessadas, Melhora da comunicação sobre qualidade uma vez que sua empresa promove as melhores práticas e melhorias em toda a cadeia de fornecimento, Melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços, aumento da satisfação, lealdade e retenção de clientes, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e reduz os custos.

5- o que deve ser levado em conta qd a prioridade do tratamento dos problemas são identificados? Fale da metodologia de GUT explique sobre a mesma, qual a importância da mesma?

O problema esta causando impacto negativo no cliente externo? O problema esta causando perdas de receita? O problema esta aumento as despesas?

Para auxiliar na decisão e usada a metodologia GUT ( gravidade urgência e tendência), esta ferramenta é usada para determinar as prioridades das ações ou priorizar quais problemas serão tratados por ordem de relevância. Ao aplicar a técnica GUT deve levar em consideração a ordem hierárquica das solicitações relacionadas as áreas de competências.

Onde o primeiro passo e listar todos os problemas relacionados às atividades que você terá que realizar em seu departamento, sua empresa ou até mesmo suas tarefas em casa.

O segundo passo e atribuir uma nota para cada problema listado, dentro dos três aspectos principais que serão analisados: Gravidade, Urgência e Tendência. • Gravidade: Representa o impacto do problema analisado caso ele venha a acontecer. É analisado sobre alguns aspectos, como: tarefas, pessoas, resultados, processos, organizações etc. Analisando sempre seus efeitos a médio e longo prazo, caso o problema em questão não seja resolvido; • Urgência: Representa o prazo, o tempo disponível ou necessário para resolver um determinado problema analisado. Quanto maior a urgência, menor será o tempo disponível para resolver esse problema. É recomendado que seja feita a seguinte pergunta: “A resolução deste problema pode esperar ou deve ser realizada imediatamente?”; • Tendência: Representa o potencial de crescimento do problema, a probabilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo. É a avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema. Recomenda-se fazer a seguinte pergunta: ”Se eu não resolver esse problema agora, ele vai piorar pouco a pouco ou vai piorar bruscamente?

Ao final da atribuição de notas para os problemas, seguindo os aspectos GUT, faz-se necessário produzir um número que será o resultado de toda a análise e que definirá qual o grau de prioridade daquele problema.

Terceiro passo: Após definir e listar os problemas e dar uma nota à cada um deles, é necessário somar os valores de cada um dos aspectos: Gravidade, Urgência e Tendência, para então obtermos aqueles problemas que serão nossas prioridades. Aqueles que apresentarem um valor maior de prioridade serão os que você deverá enfrentar primeiro, uma vez que serão os mais graves, urgentes e com maior tendência a se tornarem piores.

6-Fale sobre a metodologia administrativa brainstorm. Quais cuidados a serem tomados.

O Brainstorm, também conhecido como “tempestade de idéias” ou “tempestade cerebral” é utilizado para auxiliar um grupo a criar tantas idéias quanto possíveis, no menor espaço de tempo possível. Onde devemos gera inicialmente o maior numero possível de ideias, não devemos descartar ideias esdrúxulas, concentre seus esforços nas melhores ideias, mantenha o controle pois a equipe precisa saber qd já tem ideias suficientes e dar prosseguimento ao processo.

Cuidado com a presença de chefes, gerentes, diretores no grupo, eles podem induzir as pessoas a se posicionar favoravelmente as suas idéias. Por isso, é aconselhável que tudo seja escrito em tarjetas (cartões de cartolina), sem a identificação do colaborador.

7-Fale sobre o diagrama de ISHIKAWA ou espinha de peixe, pra que serve a mesma?

Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica que ajuda a gerenciar e fazer o Controle da Qualidade (CQ) em diferentes processos cujo principal objetivo é identificar quais são as causas para um efeito ou problema. Essa é uma ferramenta gráfica que o setor de administração faz uso para que possa gerenciar e fazer o Controle da Qualidade (CQ) em diferentes processos. Como um dos seus nomes diz, o seu principal objetivo é o de identificar quais são as causas para um efeito ou problema.

Para tanto, existe a divisão 6 M´s, que enumera onde os problemas de um processo podem estar:

Mão de obra: quando um colaborador realiza um procedimento inadequado, faz o seu trabalho com pressa, é imprudente, etc.

Material: quando o material não está em conformidade com as exigências para a realização do trabalho.

Meio ambiente: quando o problema está relacionado ao meio externo, como poluição, calor, poeira, etc., ou mesmo, ao ambiente interno, como falta de espaço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com