TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos Humanos

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III

PROINTER III – Relatório Final

Tema: De que forma as relações sindicais e suas negociações podem impactar positivamente nos processos de recrutamento e seleção nas organizações, e como as ações de saúde e segurança do trabalho podem contribuir neste contexto.

Tutor Presencial: Simone Justem

Tutora a distância: Simone Justem

Tècnologia em Gestão de Recursos Humanos

Isabele Ferraz de Siqueira – RA: 6988445775

Leila Vargas Tomaz – RA 8332000318

Maria José da Silva Santos – RA: 7375581770

Valquíria Peres da Silva - RA: 6790417594

                                São Gonçalo, Junho /2014.

Introdução:

Temos, no cenário atual das organizações, fatores fundamentais para o sucesso, permanência e reconhecimento da mesma no mercado.

Gestão e treinamento são dois pontos fundamentais para o sucesso de qualquer atividade empresarial. Nas áreas trabalhista e sindical não é diferente. A importância e a própria eficácia do treinamento consistem na apresentação aos participantes, por intermédio de uma abordagem dinâmica e interativa, de uma visão diferenciada quanto à gestão das relações trabalhistas e sindicais, de acordo com aquilo que denominamos processo de negociação coletiva de trabalho, ou seja: uma metodologia moderna de direcionamento estratégico nessa área de atuação.

Desenvolvimento:

Recrutamento e Seleção

  Podemos afirmar que o que explica o sucesso de uma organização, como visão, estratégia, gestão e cultura, dependem do desenvolvimento das lideranças e do desenvolvimento, motivação e retenção dos colaboradores. Tudo isso pressupõe práticas relacionadas à Gestão de Pessoas, Recrutamento preciso e ao comportamento humano e organizacional.

A área Recursos Humanos, nos últimos anos, veem sendo bastante valorizada, pelas mudanças políticas, econômicas e principalmente culturais das organizações, que passaram a buscar mais o capital humano.

As pessoas estão em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, e é necessário que a organização dê o suporte necessário para que este seja positivo para os resultados da empresa. Além de administrar o capital humano, proporcionando-lhes condições, tanto estruturalmente quanto em capacitação, para que possam dar o melhor de si.

O gestor deve adquirir habilidades e capacidades para se desenvolver e desenvolver seus colaboradores, dando-lhes suporte para desempenharem suas atividades atendendo as expectativas pessoais e profissionais. Criando um ambiente seguro, onde o colaborador encontre oportunidades de desenvolvimento das atividades, de ideias e consequentemente atingindo os objetivos dele e da empresa.

A contratação de bons profissionais tem sido uma das principais estratégias de uma organização bem sucedida, afinal é na contratação que se deve avaliar o que o candidato tem de melhor e o que ele pode agregar com seu conhecimento dentro da organização e o cargo em aberto.

Vivemos em uma época, onde as pessoas e as organizações estão engajadas em um contínuo e interativo processo para atrair uns aos outros, da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam as organizações formando opiniões.

Desta forma, o processo de Recrutamento & Seleção se tornou fator de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados dentro das organizações tanto positiva, quanto negativamente, dependendo da assertividade com que é gerido.

Relações Sindicais e suas Negociações:

        Sendo assim, podemos afirmar que, Gestão e treinamento são dois pontos fundamentais para o sucesso de qualquer atividade empresarial. Nas áreas trabalhista e sindical não é diferente. A importância e a própria eficácia do treinamento consistem na apresentação aos participantes, por intermédio de uma abordagem dinâmica e interativa, de uma visão diferenciada quanto à gestão das relações trabalhistas e sindicais, de acordo com aquilo que denominamos processo de negociação coletiva de trabalho, ou seja: uma metodologia moderna de direcionamento estratégico nessa área de atuação.
 
         O conteúdo do treinamento é construído justamente com base em casos concretos, sendo que os conceitos nele difundidos representam uma visão sistêmica da área sindical (e do processo de negociação) e são semelhantes àqueles de um estratagema de negócios, com planejamento e ações de curto, médio e longo prazo, avaliando-se, consequentemente, resultados dentro desses períodos de tempo.
 
         Um exemplo concreto é a aplicação de abordagem relativa às competências cruzadas, que combina ao mesmo tempo formas de comunicação entre a liderança,  empregados e dirigentes sindicais com um misto de gestão de pessoas e métodos jurídicos que fornece formas de gestão e mecanismos de prevenção do assédio moral.
 
         Há atualmente à disposição das empresas um arsenal de ferramentas para gestão do ambiente do trabalho, tais como: pesquisas de clima, entrevistas de desligamento, índices de aceitação do “layout” dos ambientes fabris, mapa de vulnerabilidades, mapeamento das demandas trabalhistas, entre outros. Essas ferramentas dão um bom direcionamento do que deve permanecer ou ser modificado para uma boa gestão do ambiente de trabalho.
 
       A boa gestão do ambiente e essas respostas dos empregados são essenciais para direcionar o projeto. Esse se diferencia por ser efetivado, dentre outros aspectos, por treinamentos, mediante abordagem expositiva, com uma visão crítica que fornece uma análise completa do tema, com uma ampla abertura para o campo da interação e discussão, sendo indicado a todos que participam direta ou indiretamente da gestão das relações sindicais da empresa.
 ·.

Saúde e Segurança do Trabalho:

        Com tudo que falamos anteriormente, podemos afirmar que hoje, após recrutar corretamente o bom profissional no mercado, as organizações precisam retê-los.

         

As empresas atualmente procuram verificar o grau de satisfação e participação de seus colaboradores nas atividades organizacionais. Como forma de mensurar tais itens a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem auxiliar as organizações trazendo elementos que permitam conhecer o que as pessoas sentem em vários aspectos, tanto internos como externos à organização. A necessidade de estar sempre atenta às novas tendências e necessidades de seus clientes, estes, sempre mais exigentes, faz com que as organizações busquem por qualidade nos seus serviços e produtos oferecidos, o que as levam a cobrar cada vez mais de seus colaboradores resultados satisfatórios, porém a organização deve atender não só as necessidades de seus clientes mais também de seus colaboradores fazendo com que estes se sintam satisfeitos em desenvolver suas atividades, tornando-se peça-chave da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com