TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“PARA ALÉM DO SOFRIMENTO E DA DOR”: O OLHAR DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS SOBRE A INTEGRALIDADE DOS CUIDADOS EM SAÚDE

Por:   •  16/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  7.517 Palavras (31 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

ERONICE DE JESUS SILVA

“PARA ALÉM DO SOFRIMENTO E DA DOR”: O OLHAR DAS MÃES DERECÉM-NASCIDOS SOBRE A INTEGRALIDADE DOS CUIDADOS EM SAÚDE REALIZADOS NA UTI NEONATAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MULLER

CUIABÁ-MT

2015


ERONICE DE JESUS SILVA

”PARA ALÉM DO SOFRIMENTO E DA DOR”: O OLHAR DAS MÃES DERECÉM-NASCIDOS SOBRE A INTEGRALIDADE DOS CUIDADOS EM SAÚDEREALIZADOS NA UTI NEONATAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MULLER

Projeto de pesquisa realizado sob a orientação da ProfªMS Maria Salete Ribeiro, solicitado pela disciplina de Seminário de TC, ministrada pela professora Eva Emilia Freire do N. Azevedo no 7º semestre de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Cuiabá-MT

2015

IDENTIFICAÇÃO

INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS.

Departamento de Serviço Social.

ENDEREÇO:Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá – MT.

Telefone: (65) 3615-8488.

TEMA:A integralidade da Atenção às mães de recém-nascidos internados na UTI Neonatal do HUJM/UFMT.

TÍTULO PROVISÓRIO: Para além do sofrimento e da dor: O olhar das mães de recém-nascidos sobre a integralidade do cuidado em saúde realizado na UTI Neonatal do HUJM/UFMT.

DISCENTE: Eronice de Jesus Silva

RGA: 201121204039

E-mail: eronicedejesus@hotmail.com

Telefone: (65) 9343-9915

ORIENTADORA: Prof.ª. MS. Maria Salete Ribeiro

CRESS: 1735/20ª Região

E-mail: mariasalette02@yahoo.com.br

DOCENTE DA DISCIPLINA SEMINÁRIO DE TC:Profª. Me. Eva Emília Freire do Nascimento Azevedo.

CRES: 2692/20º Região

E-mail: evemilia@yahoo.com.br                

DATA DA ELABORAÇÃO: Setembro 2014 a Janeiro 2015

LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PESQUISA:UTI NEONATALdo Hospital Universitário Júlio Muller


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. JUSTIFICATIVA
  3. PROBLEMA
  4. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral
  2. Objetivos Específicos
  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  2. PROPOSTA METODOLÓGICA

Falta paginar sumário??????????????????

1.  INTRODUÇÃO(NÃO FOI CORRIGIDA AINDA)

Este projeto faz parte da pesquisa: “FORMAÇÃO E TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL: Desafios da Intervenção e Pesquisa sobre as Determinações Sociais em Saúde, Organização e Luta de Usuários e Trabalhadores para assegurar os Direitos à saúde.” Coordenado pela Profª. MS. Maria Salete Ribeiro, tendo sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUJM, sob parecer nº. 723.606 de 31/07/2014, e que objetiva orientar as pesquisas de alunos/as de graduação em Serviço Social que realizam estágio no HUJM/UFMT.

        A integralidade da Atenção às mães de recém-nascidos é a questão central do presente projeto, o campo de estudo será a UTI NEONATAL do Hospital Universitário Júlio Muller, na cidade de Cuiabá-MT, que  também foi nosso campo de estágio supervisionado em Serviço Social. Trata-se de um Hospital escola, com atendimento exclusivo pelo SUS. Tal unidade é referência na assistência ao recém-nascido prematuro em todo o Estado de Mato Grosso. Atualmente, a UTI NEONATAL dispõe de 10 leitos de cuidado intensivos e 5 leitos de cuidados intermediários.

O termo integralidade tem sido usado para designar um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), ele expressa uma das bandeiras de luta do chamado movimento sanitário e de certo modo, tem funcionado como uma imagem-objetivo, ou seja, como uma forma de indicar (ainda que de modo sintético) características desejáveis do sistema de saúde e das práticas que nele são exercidas. ( citar a fonte e ano de referencia usada para essas conclusões no paragrafo acima?)

Para desenvolver o estudo, nos propomos a conhecer a visão das mães de recém-nascidos internados, sobre os cuidados em saúde realizados na UTI.

Reconhecemos a relevância do estudo por ser mais uma possibilidade de aprendizagem na nossa formação profissional e ao mesmo tempo, ao dar voz às mães, pretendemos ainda, contribuir para o fortalecimento de uma atenção e gestão que considere a participação dos usuários como direito e estratégia para melhoria da qualidade da atenção.

Nessa direção Mattos (2004), diz que o que caracteriza a integralidade é apreensão ampliada das necessidades de saúde do usuário, é defender que a oferta de ações de saúde deva estar em sintonia com o contexto especifico de cada encontro, e nessa perspectiva, não se deve reduzir o usuário à doença que lhe provoca o sofrimento e a dor.

2. JUSTIFICATIVA

        

        O interesse pelo tema surgiu pela experiência vivenciada enquanto estagiária de Serviço Social inserida na UTI NEONATALdo Hospital Universitário Júlio Muller.

        O Serviço Social nesta unidade realiza o acolhimento das mães de recém-nascidos através de entrevistas, visando identificar e responder as expressões da questão social que interferem no processo saúde/doença. Para tanto, além da socialização de informações a respeito dos direitos dessas usuárias, também realizamos articulação e encaminhamentos para as demais políticas sociais de interface a fim de contribuir para que sejam atendidas em suasnecessidades sociais e de saúde, para além da dor e do sofrimentoque influenciam a saúde e/ou o adoecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50 Kb)   pdf (339.5 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com