TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARA OS FUNCIONÁRIOS DE EDUCAÇÃO

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 6

PROFUNCIONÁRIO

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO

PARA OS FUNCIONÁRIOS DE EDUCAÇÃO

MEMORIAL

*Orientações Gerais

* Orientações para a Prática Profissional Supervisionada

*Fundamentos e Praticas na EaD

ALUNA (O):

TUTOR (A):

COLNIZA/ MT

2016

Disciplina Orientações Gerais

A formação de funcionários na área de educação para nível médio começou na década de 80, em 2004 o Ministério da educação – MEC tomou como uma de suas práticas políticas a valorização desses funcionários, mas só em 2009 foi aprovado com a Lei 12.014, artigo 61 da LDB como profissionais da educação, incentivando assim os profissionais lutar pelo reconhecimento profissional.

A apostila deixa claro a importância dessa formação no nosso dia a dia, pois é realmente o que acontece. Ao se efetivar ou ser contratado na área da educação não é exigido uma formação técnica aprendemos com a prática, com o tempo. Seguimos uma rotina que para nós e para os demais ao nosso redor não é bom. Temos que ter novas ideias de trabalho, aprender novas técnicas, ajudando um ao outro nas atividades.

Na prática Profissional Supervisionada o profissional tem como objetivo ensinar e mostrar os resultados que o alunos esta adquirindo. A formação propõe uma superação com relação a formação e a construção da identidade profissional mais consciente de seu papel. na visão do participante desta pesquisa o Profuncionário auxilia na compreensão da função que exercem, sua estrutura baseada na realidade dos funcionários e das necessidades educacionais visa obter o reconhecimento institucional de curso técnico em educação.

Pratica Profissional Supervisionada

No decorrer da leitura da disciplina (Prática Profissional Supervisonada), buscamos compreender qual seria o papel da disciplina e de como desenvolve-la no cotidiano de nosso trabalho compreendemos que a Prática Profissional Supervisionada mais conhecida como PPS tem como seu objetivo construir um corpo de conhecimentos sobre a integração teórica e prática propriamente dita, orientar-nos de como organizar as 300 horas da Prática Profissional Supervisionada, para que se torne uma prática proveitosa.

Vale ressaltar que as 300 horas da Prática Profissional Supervisionada foi aprovada na 21ª Área da Educação Profissional em Nível Médio pela resolução nº 5 de 2005, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação onde ficou estipulado que também os cursos para formar os profissionais da categoria III teriam as 300 horas de estágio, ficando denominado de Prática Profissional Supervisonada, estando mais claro no parecer nº 16, de 2005 e nas matrizes curriculares adotadas pelo quatro cursos do Profuncionários oferecidos pelo MEC até 2013. São Cursos técnicos que pertencem a uma modalidade de Educação de Jovens e Adultos e são desenvolvidos como formação em serviço que necessita-se ter um estágio, uma carga horária de prática nas competências e habilidades da profissão a qual será expedido o diploma, assim tendo o servidor cada qual em sua área noções necessárias para exercer com eficiência suas funções enriquecendo-as a cada dia.

A prática Profissional Supervisionada é o momento em que o estudante se situa no seu fazer profissional, transformando as atividades rotineiras em práticas educativas intencionais, promovendo o dia a dia do trabalho dos funcionários em seus respectivos espaços se destina a criar novas possibilidades de práticas educativas na escola, tendo como base as disciplinas do curso nas necessidades educativas da escola.

Compreende-se que para obter uma Pratica Profissional Supervisionada com sucesso as atividades devem ser planejadas em conjunto estudante e tutor presencial, sendo o tutor um dos responsáveis pela supervisão e avaliação.

Pra que se obtenha uma prática expressiva parte das atividades devem ser feitas no ambiente de trabalho do estudante, mas no desenvolvimento da prática é interessante que uma carga horária significativa se desenvolva em ambientes fora do local de trabalho para que se possibilite abrir novos horizontes de trabalho e se questionar as rotinas aprimorando-as para se obter um trabalho de sucesso a cada dia, pois entende se que o aprimoramento da prática se obtem com a prática e principalmente com trocas de experiencias aperfeiçoando a cada dia com novos saberes acadêmicos ou profissionais.

Portanto o que pode se compreender a todo momento da leitura que a Prática Profissional Supervisionada é de grande valia no ambiente de trabalho, pois visa a preparação para um trabalho produtivo dos servidores públicos, integrando um itinerário formativo do educando, visando um aprendizado de competências próprias da atividade profissional, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Acredito que pode se dizer que a Prática Profissional Supervisionada foi bem sucedida se no decorrer de sua aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com