TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio Líquido da empresa

Resenha: Patrimônio Líquido da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Em resumo, as receitas são fatos contábeis que implicam aumento do Patrimônio Líquido da empresa. Devem, portanto, ser registradas em contas transitórias do resultado, as quais aumentam, durante o exercício social, à medida que são auferidas. No término do exercício social as contas de receitas são encerradas para efeito de apuração do resultado.

d.) Receitas Brutas: principais fontes de recursos de uma empresa, as receitas decorrentes das vendas de bens e da prestação de serviços devem ser apresentadas na DRE pelo valor total das notas fiscais de vendas ou de prestação de serviços.

Devem ser consideradas todas as receitas realizadas no período, independentemente de serem recebidas à vista ou a prazo, observado, portanto, o regime de competência dos exercícios.

A realização da receita ocorre quando os bens são entregues ao comprador.

e.) Deduções da Receita Bruta: são compostas pelas vendas canceladas, pelos descontos incondicionalmente concedidos e pelos impostos incidentes sobre vendas, para, finalmente, determinar-se a receita líquida.

f.) Receitas Líquidas: as receitas líquidas de vendas e prestação de serviços correspondem às receitas brutas diminuídas das vendas canceladas, dos descontos concedidos incondicionalmente e dos impostos incidentes sobre vendas e serviços prestados.

g.) Custo das Mercadorias ou Produtos Vendidos: representa o quanto custou, para a empresa, as mercadorias ou os produtos que foram vendidos em determinado período. Resumidamente, entende-se por:

Custo das Mercadorias Vendidas – CMV:

• nas empresas comerciais, o valor pago aos fornecedores das mercadorias que foram revendidas no período.

Custo dos Produtos Vendidos – CPV:

• nas empresas industriais, o custo de produzir os produtos que foram vendidos no período.

h.) Lucro Bruto: considera-se como lucro bruto o resultado da atividade da venda de bens ou serviços que constitua objeto – ou atividade – social da empresa. Em resumo, o lucro bruto é o resultado correspondente à diferença entre a receita líquida das vendas e dos serviços prestados e o custo dessas mercadorias, desses produtos e serviços.

No caso específico das empresas comerciais, o lucro bruto é igual ao valor das vendas menos o custo de aquisição das mercadorias que foram vendidas.

Nas empresas industriais, o lucro bruto é igual ao valor das vendas menos o custo de produção dos produtos que foram vendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com