TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCN TRABALHANDO COM OS TEMAS TRANSVERSAIS

Por:   •  19/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

INICIAÇÃO AO DRIBLE

  • Objetivo geral da aula:

- Vivenciar a iniciação ao drible do basquetebol desenvolvendo a coordenação motora.

  • Metodologia:

- A aula será dividida em três partes: a parte inicial será feito alongamento e aquecimento, a parte principal será feita atividades para desenvolver o fundamento do drible e a parte final será à volta a calma junto com a avaliação.

  • Material:

- Quadra de basquete;

- 10 bolas de basquete;

- 5 cones;

- 1 Escada de agilidade

Primeira etapa: alongamento e aquecimento (10 minutos)

- Objetivo específico:

  • Trabalhar o alongamento e aquecimento ao mesmo tempo, mostrando a técnica.

Explicar como é o drible usando o método de visualização de movimento, em seguida os alunos farão um alongamento dos membros superiores e inferiores, com ênfase nos membros superiores. O aquecimento será uma dinâmica em grupo, onde os alunos irão brincar de bobinho.

Segunda etapa: exercícios (30 minutos)

- Objetivo específico:

  • Trabalhar o domínio do drible;
  • Vivenciar princípios técnicos do drible

Organizar os alunos em uma fila única no fundo da quadra.

Exercícios:


(1°) Ir até o outro lado da quadra e voltar driblando com qualquer uma das mãos, ao voltar, passar a bola para o próximo da fila da maneira que achar mais fácil.

(2º) Organizar uma fileira com cinco com um espaço de 1,5 metros um do outro. O aluno deverá ir e voltar ate o último conte fazendo um “zig zag”, ao voltar, deverá passar a bola para o próximo da fila da maneira que achar mais fácil.

(3°) Posicionar a escada de agilidade na frente da fila. O aluno deverá ir até o final da escada e voltar pisando somente dentro dos quadrados e driblando na lateral com a mão que ele achar mais fácil.

(4°) Posicionar dois cones separados por uma distancia de 5 metros na frente da fila. O aluno deverá ir até o cone da frente e voltar driblando, cada drible deverá ser feito com uma das mãos.

(5°) Usando a escada de agilidade, o aluno deverá ir até o final e voltar andando pela lateral da escada driblando fazendo com que a bola quique dentro dos quadrados. Ir driblando com uma mão e voltar com a outra.

(6°) Separar os alunos em dupla. Uma bola para cada dupla. O aluno que estiver com a bola deverá proteger a bola sem parar de driblar, evitando que o companheiro tome lhe roube a bola, enquanto o que estiver sem a bola deverá tentar roubar a bola sem fazer falta, quando a bola for roupada, as posições são invertidas.

Terceira etapa: volta à calma e avaliação (10 minutos)

- Objetivo específico:

  • Trabalhar o relaxamento dos alunos;
  • Identificar os pontos positivos e negativos da aula.

Colocar todos os alunos sentados no meio da quadra e enquanto eles relaxam fazer uma breve avaliação sobre como foi à aula, com o intuito de coletar informações positivas e negativas e explicar qual foi o objetivo da aula dada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com