TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCNs Anos Iniciais; PCNs Anos Finais; PCNs Ensino Médio

Pesquisas Acadêmicas: PCNs Anos Iniciais; PCNs Anos Finais; PCNs Ensino Médio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

PCNs Anos iniciais; PCNs Anos finais; PCNs Ensino Médio

Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm por função exatamente orientar e garantir a coerência das políticas de melhoria da qualidade de ensino, além de nortear a prática pedagógica em Educação Física a nível federal, dando liberdade para que cada estado e município adotem outras propostas de ensino, principalmente objetivando mostrar as formas e meios de adequação a cada realidade local.

Os PCNs dentro da perspectiva crítica buscam uma educação num contexto histórico-social, proporcionando ao indivíduo condições para exercer sua cidadania. Nesse sentido, uma educação pautada nos PCNs deve formar cidadãos conscientes, mas antes de tudo ter professores conscientes, conscientes da necessidade de aprimorar seus conhecimentos, seja nas bases teóricas que fundamentam a sua prática ou ainda na sua prática que sustenta a sua teoria.

Os princípios da Educação Física para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio é incluir o aluno na cultura corporal do movimento, considerando as diversas possibilidades de aprendizagem.

A Educação Física tem como objetivos gerais a Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo.

O objetivo da Educação Física é: participar de atividades corporais, respeitando seus limites e dos outros, adotar atitudes de respeito mútuo e repúdio à violência, conhecer e valorizar a pluralidade da cultura corporal, conhecer e desenvolver suas competências corporais, reconhecer condições de trabalho que comprometam seu desenvolvimento, analisar criticamente os padrões de saúde e

estético divulgados pela mídia, reivindicar o direito à prática de atividade física e esporte.

O papel do professor e de capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada. Selecionado os conteúdos de acordo com a relevância social, características dos alunos e da área em que atua.

O ensino deve ser conceitual (fatos, conceitos e princípios), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes).

Os conteúdos a serem ministrados são: Esportes, jogos, lutas e ginásticas, atividades rítmicas e expressivas e o conhecimento sobre o corpo.

Os critérios de avaliação serão: Enfrentar desafios corporais em diferentes contextos, respeito às regras e à organização, interação com os colegas, valorizar o lazer como instrumento de saúde e qualidade de vida, promover a formação de hábitos de autocuidado, Desenvolver um senso crítico, apontar a relação entre cultura corporal e exercício da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com