TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.542 Palavras (27 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 4º e 5º SEMESTRES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

4º e 5º SEMESTRES (REGULAR) – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 2]

2015

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

4º E 5º SEMESTRES (REGULAR) – OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório II – 4º e 5º Semestres (Regular) – 150 horas

Orientador: Julho Zamariam

Tutor eletrônico:

2015


1-  ESTUDO DE ARTIGO

Introdução

O Presente texto, das autoras Fabiana Rodrigues Almeida e Sônia Regina Miranda, disserta sobre os conhecimentos de Memória e História como componentes relevantes para impregar o ensino da disciplina de história e suas abordagens nos livros didáticos, partindo das interpretações dos autores.

DESENVOLVIMENTO

                 Por falar em autores cito Almeida (2012): “ Ainda que a obra [...] apresenta uma proposta clara de distinção de tais componentes e os debates atuais acerca dos usos e obusos do passado tenham trazido contribuições importantes para se pensar nos abusos da memória, quando refletimos o ensio de história verifica-se ainda, uma tendência de subdimensionamento de tal reflexão, fortalecendo-se a idéia de uma potência crítica do conhecimentyo histórico em seus procedimentos e metódos como ancôra sobre a qual se deve realizar esss ensino”.

                Me faz perceber que as autoras do texto afirmam que os livros didáticos devem favorecer o diálogo o respeito e a convivência, sendo que todo o autor deve apresentar uma linguagem clara de fácil acessibilidade e objetividade, precisam também utilizar conceitos bem construídos, bem edificados, respeitando as variadas possibilidades de leitura, colaborando para a inclusão de variados modos de interpretar a memória e a história. Neste conjunto de medidas é relevante que o autor e o professor não percam o foco da cultura histórica, ou seja, do conjunto em si de conhecimentos vitais que foram acumulados pela produção histórica e que em geral são denominados conteúdos.

             

                A constância de problemas sociais pelo mundo atual deve despertar  no autor de livros didáticos e os professores a instituir uma relação crítica do conhecimento que se cria. O ensino de história não é dependente de uma compreenção teórica, mas a ligação de diversas teorias. Todo texto didático deve ser concebido mantendo sempre o seu compromisso de renovar-se  a história, mesmo que o autor se indentifique em suas escolhas metodológias aquelas que ele julga parecerem mais adequadas para elevar a autonomia na avaliação dos processos históricos.  

                A escolha teórica e metodológica não deve se constituir em vinculo partidário desprovido de questionamentos. O texto vinculado, termina sendo ineficaz para criar/desenvolver uma eduação livre de preceitos, porque contaminará a produção do saber  com visões  pré-definidoras de objetos, teorias abordagens.É indispensável do docente, muita atenção e criterio apurado para driblar essa armadilha.

               

             

               É essencial que o professor esteja bem preparado para perceber erros de definição que se acabam transformandos em pecados capitais, que vêm sendo descritos em contínuos editais, como o PNLD, como por exemplo o anacronismo o voluntarismo e também podemos citar o nominalismo. É de extrema relevância que o o texto didático não deve apontar para uma simples memorização, tem que ir mais além, aliás deve ir mais além, deverá promover análise, reflexão, sensibilidade para interpretar imagens e documentos, tem que também propor avaliações formativas, continuadas onde deverá acontecer diálogos com os estudantes.

                Deve haver uma influência recíproca entre professor-aluno, não se deve recusar o conflito.  Muitas vezes o texto didático é o primeiro desafio para estabelecer o conhecimento.  Deve-se evidenciar atividades que confrontem a produção textual apresentada pelo autor com conceitos desenvolvidos pela própria vivência do estudante. Deve-se construir uma leitura intermediária entre fontes documentais, interpretação do autor e a visão dos alunos para dar ao texto didático “corpo”, formação renovada e favorável à construção do conhecimento. É fundamental a discussão, surgida através de uma fato ou um tema, apresentado no livro é a essência da memória, pois o conhecimento histórico não escapa da objetividade do tempo.

CONCLUSÃO

                O docente deve colocar-se como um mediador entre a opinião do autor á cultura prévia dos alunos, devendo constituir de forma sistemática uma avaliação que valorize a comparação e opiniões e a interação de idéias. o professor deve ajustar os conceitos que estão claramente identificados no texto didático à cultura correspondente a cada série escolar, promovendo desta forma a evolução em diferentes campos de pontecialidades e competências do seu aluno.

2 – ANÁLISE DO TEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES

NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – FASE II. ( 5ª A 8ª SÉRIES)

INTRODUÇÃO

         

                 No que se refere-se a disciplina de história ensino fundamental os Parâmetros Curriculares Nacionais, nota-se que está fundado em uma orientação  precedente internacional  oriunda de pressuposição piagetiana e da Tendência Constrututiva.Sendo o alvo principal servir como referência para o professor, levando em conta sempre a concepção pedagógica própria de cada instituição, respeitando a pluraridade cultural de nosso imsenso País, desta forma podendo ser adaptado conforme cada região em um Estado de dimensões continentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (258 Kb)   docx (332.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com