TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA –4º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 3]

Guarantã do Norte

2014

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –

4º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estágio Curricular Obrigatório I – 3º/4º Semestre (100 horas)

Orientador: Fabiane Luzia M. Santos

Tutor eletrônico: Janaina dos Santos Correia Rodrigues

Tutor de sala: Arlete Teza

Pólo de Apoio Presencial: Guarantã do Norte

Guarantã do Norte

2014


  1. ESTUDO DE ARTIGO

 O artigo nós apresenta informações  de uma pesquisa feita entre os anos de 2009- 2012 sobre as obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didatico ( PNLD), as autoras usam para identificar o artigo as palavras chaves (Ensino de Historia,Historia,  Memoria, Livros didático, PNLD).

Para começar o artigo apresenta a importancia da presença da memoria para a compreensão da historia, varios autores vem se dedicando a essa tematica, pois a memoria segue sempre sendo o tema essencial ao entendimento da sociedade e da politica, na passagem no seculo XX ao XXI, a forma de se relacionar com a historia mudou  consideravelmente, segundo as autoras, essa mudança está relacionada ao declionio da vião teologica da Historia, na atualidade as projeções de futuro estao ligadas a memoria.

        Recentes pesquisas sobre o Ensino de Historia tem analisado  a importancia da Memoria para a formação de alunos quanto sua compreensão no tempo e no espaço, frisando sempre a importância de todos os acontecimentos e também de vida através da memória, ou seja, uma forma de se relembrar fatos ocorridos.

ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DO TEXTO DOS PARÂMETROS CURRICULARES

NACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Nos Parametros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental fase 2, especificamente sobre a discliplina de historia refre-se aos objetivos específicos por série, nesta fase espera-se que o aluno já tenha um conjunto de informações de carater historico, o professor deve investigar os saberes do aluno para que possa ter maior proveito.

O objetivo e o que se espera para a 2 fase é que os alunos que possam distinguir as realidades historicas , modo de convicencia, culturas, relações sociais, refletir sobre mudanças tecnologicas e o que elas geram no modo de vida das pessoas entre outros.

Os conteúdos proposto nesta fase é História das relações sociais, da cultura e do trabalho,  esse tema remete para o estudo de questões sociais relacionadas à realidade dos alunos;

ATIVIDADE 10 – ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO

A coleção de livros usada para analise, são os da coleção  6º a 9º ano Estudar Historia, das origens do homem a era digital, de Patrícia Ramos Braick.

  • Concepção Histórica

A coleção de livros “ Estudar Historia, das origens do homem a era digital” aborda os acontecimentos historicos com a problematica ocorrida durante o passar dos tempos.

A ordem cronologica do livro crescente, começa desde as origens até o mundo contemporaneo, seus assuntos ligados a crença, trabalho, politica, formação do povo, lutas e a diversidade e evolução do homem através da historia, faz uma leitura clara, simples e critica dos acontecimentos, despertando assim o gosto pela historia,  instigando ao debate de texto até a formação de opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com