TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA ATPS

Ensaios: PEDAGOGIA ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

OS

Lei nº 11.274, de 6 de Fevereiro de 2006 – amplia o ensino Fundamental para 9 anos de duração, com a matrícula de criança de seis anos de idade e estabelece o prazo de implantação pelos sistemas até 2010.

Uma das ideias dessa proposta é diminuir os índices de evasão escolar e repetência. O 1º ano constitui uma possibilidade para qualificar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento.

Possibilitar que a criança seja de fato alfabetizada sem que lhe seja negado o acesso aos conhecimentos das demais áreas e sem a obrigação de ser alfabetizada em 200 dias letivos.

Qualificação da aprendizagem, concedendo a criança um período mais

longo para solidificar suas aprendizagens, inclusive da alfabetização.

Requerendo assim uma organização maior e criteriosa nos currículos, na proposta pedagógica, no material didático, respeitando suas especificidades.

O problema não está na quantidade e sim na qualidade de anos, seria necessária uma ampla reestruturação na forma de ensino e na qualificação dos professores.

Acreditando que em classes com menos alunos e todos com a mesma maturação, para um melhor aproveitamento do que foi ensinado.

È preciso um equilíbrio, pois esta mudança afeta diretamente as crianças, tendo o cuidado de não sobrecarregar a mesma, exigindo uma conduta que ainda não esta preparada genealogicamente para cumprir. Então concluímos que as vantagens estão ligadas a permanência da criança na escola, que esta em contato com o mundo letrado que é existente no ambiente escolar. E as desvantagens podem estar em profissionais que não acompanhem essa mudança na forma metodológica de suas aulas, que não tenha competência par acompanharem a evolução os PCNS que não tenha consciência que em seu currículo pessoal tenha que formar alunos críticos prontos para inserirem-se na sociedade, sendo cidadãos letrados não meramente alfabetizados.

A ORGANIZAÇÃO AUXILIAR DA ESCOLA

Escola : Profº Elias Bargis Mathias

A APM tem como finalidade colaborar no aprimoramento do processo educacional e na integração escola e família, sendo uma entidade com objetivos sociais e educativos, não tendo caráter político ou religioso. Dessa forma, através do Decreto n.º 12.983, de 15 de dezembro de 1978, alterado pelo Decreto n.º 48,408, de 06 de Janeiro de 2004, foi estabelecido o Estatuto Padrão

das Associações de Pais e Mestres, e este é o instrumento que dispõe sobre as finalidades, atribuições e deveres para seu funcionamento como instituição.

Todas as atividades a serem desenvolvidas para alcançar objetivos como mobilizar os recursos humanos e materiais e financeiros a comunidade, a mobilização do prédio para a comunidade em horários ociosos, favorecer o entrosamento entre pais e professores dentre outras; tem de serem previstas em um Plano anual.

Os recursos da APM da Escola Elias Bargis Mathias vem exclusivamente do governo, mais eles podem vir de contribuições dos associados, convênios, doações e promoções diversas .

A APM associação de pais e mestres é estruturada por um conselho deliberativo e uma assembleia geral que é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com