TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSAMENTO SISTÊMICO E LIDERANÇA

Trabalho Universitário: PENSAMENTO SISTÊMICO E LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

TGA - ETAPA 3 – PASSO 3

Pensamento Sistêmico e sobre Liderança:

Texto: Aplicação de Ferramentas na Gestão de Processos das Organizações que Aprendem.

Com as mudanças que ocorrem no ambiente externo, exemplo a globalização, aumenta a competitividade entre as organizações e portanto é necessário criar estratégias e além da qualidade, atualizar sempre o conhecimento aos seus colaboradores, para ter um diferencial e atingir o seu objetivo.

Seguem ferramentas práticas, para ajudar a transformar nas organizações:

Domínio Pessoal: Cada colaborador por sua vez deve ser proativo, ter iniciativa, se antecipar aos fatos, focar em um objetivo, definir prioridades, compreender, trocar experiências e sempre reciclar os seus conhecimentos.

Modelos Mentais: Quando o colaborador reconhece oportunidade de melhorias, surge a competitividade, portanto torna-se motivado a desempenhar a sua função da melhor maneira possível, para atingir a sua própria melhoria de processo.

Direção por Missões: Após ser definido pela empresa a missão e qual é o seu objetivo. Dessa maneira cada um executa a sua função, sabendo onde precisa chegar, ou seja se autogerencia, isto, se estende a empresa inteira, formando as missões compartilhadas, que devem completar a missão superior. Com a união de todos, desempenhando a sua função com o máximo de excelência, portanto o objetivo será atingido e a missão cumprida!

Apreendizado em equipe: É preciso haver qualidade, interação, comprometimento entre os membros, e cada um contribuir com suas habilidades, para ser refletido no resultado esperado.

Pensamento sistêmico: É a disciplina que proporciona visualizar a organização como um todo, para entender a sua sistemática e corrigir os erros de uma maneira definitiva.

Texto: Liderança situacional.

É necessário existir a liderança, para ter a ordem na organização.

Tipos de Liderança

Liderança autocrática, está centrada no chefe.

Liderança democrática, ênfase na cooperação entre o chefe e a equipe

Liderança situacional, ênfase nas pessoas envolvidas no processo.

A situacional se enquadra para o desenvolvimento de uma equipe mais sólida, onde considera além da personalidade do liderado, todos os aspectos da situação existente no momento de sua atuação.

Pontos fundamentais estão em ações voltadas à pessoas/ relações humanas e tarefas, e tem que haver um equilíbrio, interesse máximo por produção e por pessoas.

É necessário que o Líder, para influencie as pessoas de forma que lutem pelos objetivos em grupo; tenha disponibilidade para atualização de conhecimentos técnicos e contínuo, de flexibilidade de atitudes, de visão de negócio e de mercado, etc. É necessária algumas qualidades e ações ( persuassão, formar equipe, delegar, treinar, resolver conflitos, etc ), para conseguir cooperação da sua equipe proporcionando ao mesmo tempo crescimento de todos os membros e da organização.

Segundo Idalberto Chiavenato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com