TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO DE UMA UNIDADE ESCOLAR

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

   

                                Maurizio Morelli

        Projeto Integração Escola – Comunidade

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Letras, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola – Comunidade, ministrada pela Prof.a Raquel Bokums

   Rio de Contas, 2015

1.1.  CARACTERIZAÇÃO DE UMA UNIDADE ESCOLAR

Identificação:

Nome: Colégio Estadual Carlos Soutos
Endereço: Avenida Professor Francisco José Santana
Cidade: Rio de Contas, Bahia
Bairro: Sossego
Telefone: (77) 34752421
Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Secretaria de educação do Estado da Bahia

 Análise Crítica do Ambiente Físico:

   A construção do espaço físico da escola aconteceu no começo da década de noventa, atendendo de forma satisfatória as necessidade de um pequeno município do interior.  A escola recebe estudantes da sede do município e da área rural, aos quais é oferecido o transporte escolar no horário matutino. Os turnos matutinos e vespertinos  são destinados para o Ensino Fundamental (últimos anos) e para o Ensino Médio, enquanto o turno noturno recebe os estudantes da Educação de Jovens e Adultos  (EJA).

  As salas de aulas (6) são amplas, bem ventiladas, com bastante janelas, com cadeiras apropriadas e quadros brancos. O pátio e os  corredores  são também amplos, bem iluminados e ventilados,  as paredes são utilizadas como espaço expositivo para desenhos, textos e outros trabalhos realizados pelos estudantes. A  escola dispõe de vários banheiros, fora e dentro do prédio (esses últimos adequados à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida), sala de diretoria,  sala de professores, laboratório de informática e de ciências,  quadra de esporte descoberta, um amplo quintal (no qual são praticada alguma técnica de cultivo e de aproveitamento dos resíduos orgânicos da cozinha escolar), cozinha, sala de leitura, sala de vídeo com retroprojetor e equipamento de som.  Essa infra-estrutura é bem aproveitada pela escola,  o corpo docente é composto tanto por professores já experientes como por jovens,  todos muito comprometidos com o próprio trabalho e com vontade de dinamizar a didática;  por isso os professores tentam  incentivar a participação e o envolvimento dos alunos usando com frequência os laboratórios de ciência e de informática, assim como a sala de vídeo e o quintal. Os professores em geral acreditam na importância do uso desses recursos para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem dos alunos.

Características da gestão escolar:

  Todos os professores participam da elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar,  principalmente  na semana pedagógica que precede o começo de cada semestre e em reuniões que acontecem mensalmente.  A semana pedagógica é o período mais importante para a comunidade escolar interna, principalmente para os professores e a direção que compartilham  propostas, objetivos e metodologias pedagógicas. Durante a semana pedagógica são também definidos temas para serem abordados interdisciplinarmente através de iniciativas como a “semana cultural (cujo tema é escolhido semestralmente)”  e celebração de eventos como o dia da Consciência Negra, a festa de São João, etc...   O Conselho escolar existe e é formado por professores, pais e outros representantes da sociedade civil, mas devido a falta de participação de pais e representante da sociedade civil nas reuniões, o conselho está sendo convocado somente em casos especiais (geralmente com o surgimento de novas problemáticas, como por exemplo, recentemente, o descobrimento de uma preocupante difusão de uso de maconha e álcool entre jovens e adolescentes da cidade), para tentar auxiliar a direção escolar em identificar soluções e propostas.

Organização administrativa e pedagógica:

Organograma:

                          DIREÇÃO

                       SECRETARIA  

                       PROFESSORES

            ALUNOS               CONSELHO ESCOLAR

                     

 Cursos oferecidos:

Manha:  7a  série do ensino fundamental, 8a série fundamental,  1o ano do ensino médio, 2o ano do ensino médio, 3o ano do ensino médio.

Tarde:  7a  série doensino fundamental, 8a série do ensino fundamental,  1o ano do ensino médio, 2o ano do ensino médio, 3o ano do ensino médio.

Noite: EJA  I, EJA II, EJA III

A escola segue um calendário escolar aprovado pela Secretaria de Educação,  que estabelece o começo e o fim das aulas, assim como os feriados de cada ano.  O horário dos professores é dividido entre as horas em sala de aula e outras horas fora da sala de aula, cujas atividades são definidas pela direção de acordo com as necessidades e os objetivos pedagógicos.Os planos de aula são definidos cada duas semanas, isso permite incluir dentro das etapas curriculares de cada disciplina assuntos mais atuais e pontuais que surgem no dia dia da escola.  Os alunos que não alcançarem a média de 5.0 ou que faltarem mais do 25% das aulas têm a possibilidade de recuperar as disciplinas no final de cada ano; se após a recuperação o aluno permanecer na insuficiência, o Conselho de Classe decidirá cada caso.  

A comunicação entre a escola e os pais acontece através de comunicados escritos, e somente em caso especiais (como a falta prolongada do estudante) a escola entra telefonicamente em contato com os pais do aluno. Entrevistados sobre a escola, a maiorias dos estudantes falou positivamente do compromisso da diretoria e da maioria dos professores com a educação e o desenvolvimento dos alunos. Alguns alunos reclamaram sobre o serviço de transporte escolar (“Sempre chego na escola atrasada e cheia de poeira”), sobre a merenda escolar (“Sempre as mesmas coisas”, “Pouca variedade”) e sobre a contínua falta de alguns (poucos) professores (“A professora de inglês ainda não apareceu em sala de aula”).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com