TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DE UMA UNIDADE ESCOLAR

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  1.838 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM LETRAS / INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

POLO

2015

  1. CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR


1.1 Identificação


Nome:
Endereço:
Bairro:

CEP:
Telefone:
Instituição mantenedora:
Localização:

1.2 Análise crítica do ambiente físico

A localização é compatível para o acesso da clientela? 
A maioria dos estudantes mora nas proximidades da escola. A cidade é pequena, tudo fica muito próximo. A escola também recebe alunos de duas cidades vizinhas e de bairros mais distantes, estes utilizam transporte escolar fretado. 

O espaço físico é adequado à proposta pedagógica? 
De um modo geral sim, a escola tem um espaço bem amplo, salas para o corpo discentes e docentes, quadra poliesportiva, playground, quadra de areia, piscina, enfermaria, duas cantinas, dois pátios, sala de multimídia com lousa digital, duas secretarias, sendo uma para atendimento externo e uma para o atendimento interno (alunos e professores). No entanto, a escola tem a necessidade da criação de uma biblioteca para uso dos alunos.

A relação entre o número de alunos e o espaço é adequada?
No geral sim. Os pátios são amplos com bancos e mesas. As quadras de esportes têm espaço adequado. As turmas são compostas entre 20 e 25 alunos, as salas são amplas e bem iluminadas.
 
Que atividades são desenvolvidas quanto à utilização da sala de multimídia e afins?
Na sala de multimídia há aulas diferenciadas e dinâmicas com o auxílio de uma plataforma digital, onde os alunos praticam e fixam o conteúdo de diversas matérias.

Nos pátios e áreas verdes são desenvolvidas atividades de leitura e de artes, bem como atividades extraclasse de diversas matérias de acordo com a necessidade e aplicabilidade.

Quem utiliza estes ambientes e com que frequência?
Os professores de todas as matérias utilizam estes ambientes. As datas são agendadas com antecedência. Geralmente fica em torno de três a quatro vezes por semana, segundo os alunos. 

Tais recursos são bem utilizados, atingindo seus objetivos?
Em geral os objetivos são atingidos com êxito, pois os alunos se interessam muito pelas aulas em ambientes diferenciados. A utilização de slides, vídeos e plataforma digital com atividades direcionadas fazem com que as aulas fiquem mais interessantes e dinâmicas.

Que aspectos mereceriam suas críticas e elogios?
A limpeza e organização da escola são excelentes. Os ambientes esportivos e salas de aula se destacam pela modernidade.

1.3 Características da gestão escolar


A escola prima por um atendimento individualizado e muito próximo às famílias contando com isso para melhorar o rendimento escolar e trabalhar na formação dos cidadãos. Em geral todos os pais participam bem da vida escolar de seus filhos colaborando com a escola.

Existe um Conselho de Escola?
Existe o conselho de classe que é realizado a cada final de bimestre, com a presença de todos os professores, a diretora e os membros da coordenação para realizar balanço de notas, rendimento e comportamento dos alunos, rotina e qualidade na administração das aulas.

A proposta pedagógica e o regimento escolar propiciaram, na sua elaboração, uma reflexão conjunta da comunidade escolar (interna)?
O objetivo primordial da escola é proporcionar aprendizagem significativa e de qualidade em parceria com as famílias. Esta proposta tem atingido seus objetivos com a participação de toda a comunidade escolar interna bem como participação efetiva das famílias.

1.4 Organização administrativa e pedagógica


Como é a estrutura organizacional da escola?
A escola conta com aproximadamente 25 funcionários. Uma diretora, uma coordenadora pedagógica e uma assistente de coordenação. A escola também conta com uma psicóloga e uma enfermeira. Uma secretária para atendimento externo e uma secretária para atendimento interno (alunos e professores), duas funcionárias para as cantinas, uma cozinheira e uma assistente, duas agentes de limpeza e 12 professores.


Quais os cursos oferecidos, número de classes e horários?
As matérias administradas são Matemática, Português, Inglês, Artes, Geografia, História, Educação Física, Produção de texto, Espanhol, Xadrez, Filosofia, Ciências e Música.
São 7 classes do ensino fundamental 1 e 6 classes do ensino fundamental 2. O horário das aulas é das 07h15min às 12h30min matutino e 13h00min ás 18h00min vespertino. A escola permanece aberta das 06h30min da manhã às 18h30min da tarde.

Como são tomadas as decisões com relação ao calendário escolar?

A secretaria de educação disponibiliza um calendário do ano letivo com datas de feriados nacionais e municipais e período de férias, este é repassado à escola, e a escola faz alterações convenientes às suas necessidades. 

Como tem funcionado o horário destinado à permanência dos professores na escola (horas atividade, reuniões)? Quem coordena esta parte do trabalho?
O coordenador escolar organiza horários e datas com a ajuda da assistente de coordenação, este é repassado aos professores. As reuniões e horas atividades também são coordenadas pela coordenadora e a assistente.

Como são elaborados os planos de ensino?
No início do ano os professores juntos com os coordenadores organizam como será o ano letivo. Posteriormente cada professor elabora um “Guia de Aprendizagem” para cada matéria lecionada, contendo objetivos gerais e específicos a serem atingidos em cada bimestre, a quantidade de aulas necessárias para tal e os recursos a serem utilizados.

Como funciona o sistema de avaliação e recuperação dos alunos?
Cada professor determina sua maneira de avaliação. O importante é que os alunos façam uma avaliação tradicional e uma avaliação paralela. A avaliação tradicional é agendada pela secretaria da escola e são realizadas provas objetivas e descritivas. Na avaliação paralela há a realização de trabalhos (apresentação de matérias com temas propostos) e também avaliação pela participação dos alunos nas aulas. A recuperação é feita no final de cada bimestre quando o aluno apresenta média baixa.

1.5 Outras atividades desenvolvidas pela escola

A escola possui Associação de Pais e Mestres ou equivalente?
Não, embora a escola coordene reuniões frequentemente com os pais dos alunos.

A escola possui um grêmio estudantil ou equivalente?
Não, a escola adotou um sistema que elege um líder em cada sala, desta forma cada aluno líder passa para os professores e corpo docente os problemas e desejos da turma.

A escola desenvolve programas ou projetos especiais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com