TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS DE ATIVIDADE VIRTUAL

Tese: PERGUNTAS DE ATIVIDADE VIRTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Tese  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

1) A Cadeia de Suprimentos é uma rede de interligadas empresas, que trabalham

com o objetivo de gerenciar e controlar o fluxo de material, de informação e

financeiro para suprir a necessidade dos consumidores finais. O desafio da dupla é

escolher um produto e montar a sua cadeia de suprimentos. Nesse primeiro item,

deve descrever o histórico do produto e justificar a sua escolha.

(Valor:1,5) http://www.cnpt.embrapa.br/aunidade/histori.htm;http://www.abitrigo.com.br/index.php?mpg=02.04.00

R: O trigo é cultivado pelo homem, há pelo menos, seis mil anos. Naquela época a farinha era extraída a partir da trituração do trigo em pedras rústicas, se fazia uma papa com o produto que era misturado com peixes e frutas. Por volta de 4000 a.C, os egípcios descobriram o processo de fermentação do trigo, inventando assim, o pão.

Da Mesopotâmia, o trigo ganhou o mundo. Na Europa o cultivo do trigo se expandiu nas regiões mais frias, como Rússia e Polônia, chagando às Américas, pelos europeus no século XV. No Brasil, o grão chegou em 1534 tendo sua expansão na década de 40 no Rio Grande do Sul e Paraná. Atualmente o Brasil produz cerca de 6 milhões de toneladas, importando amis 4 milhões para atender o consumo.

A escolha do produto se deve ao fato do trigo ser o cereal que sempre fez parte da nossa alimentação desde a antiguidade. Pode ser utilizado nas refeições da maioria dos continentes, devido ao seu valor nutricional e por ser ingrediente essencial para a fabricação de pães, massas, biscoitos, macarrão e outros, além de ser utilizado na alimentação de animais domésticos, como o feno.

2) Nesse item a dupla deve descrever a cadeia de suprimento do produto escolhido,

nos seguintes aspectos: (Valor: 1,5) http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/08/empresarios-brasileiros-buscam-fornecedores-de-trigo-no-paraguai.html (Edição do dia 23/08/2013) http://pt.wikipedia.org/wiki/Trigo / http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_tecnologias/cereais/TRIGO.pdf

a) Fornecedor

No ano de 2002, a produção internacional do trigo totalizou 563,2 milhões de toneladas e os países que mais produziram o grão foram a China, a Índia, Ucrânia, EUA e França, com: 89; 71,5; 50,6; 44 e 39 milhões de toneladas respectivamente.

No Brasil, o maior fornecedor de trigo é a Argentina, porém desde o ano de 2013, o país tem procurado outros fornecedores após a Argentina impor restrições á venda do grão.

b) O processo de produção

A preparação do solo para cultivo de grãos é muito importante para manter a alta produtividade das culturas. O plantio direto tem sido a melhor opção dos agricultores, já que essa prática visa à conservação do solo, mantendo a produtividade ao longo do tempo garantindo um rendimento econômico adequado.

c) Varejista

Tanto a farinha de trigo quanto a produção de massas, biscoitos e panificação são destinados, basicamente, ao consumo interno. A distribuição dos produtos finais se dá

diretamente através dos grandes varejistas (supermercados) ou por meio de atacadistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com