TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS DE ATIVIDADE VIRTUAL

Seminário: PERGUNTAS DE ATIVIDADE VIRTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Seminário  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

O uso correto da ABNT (Citações e Referências) será pontuado. [1,0]

1) A Cadeia de Suprimentos é uma rede de interligadas empresas, que trabalham com o objetivo de gerenciar e controlar o fluxo de material, de informação e financeiro para suprir a necessidade dos consumidores finais. O desafio da dupla é escolher um produto e montar a sua cadeia de suprimentos. Nesse primeiro item, deve descrever o histórico do produto e justificar a sua escolha. (Valor: 1,5)

Produto: Aguardente (Cachaça Abaíra)

Histórico: A cachaça Abaíra produzida artesanalmente na Chapada Diamantina/Ba, onde o processo produtivo remonta aproximadamente em 200 anos de produção. A produção da cachaça Abaíra acontece nos canaviais da região, assim como algumas novas variedades já vem sendo cultivadas com as orientações dos órgãos de assistência técnica.

Justificativa: A aguardente de cana-de-açúcar é apreciada mundialmente e reconhecida como uma bebida tipicamente brasileira. Os consumidores de cachaça demandam um produto de elevada qualidade, o que representa oportunidade de negócio para os alambiques de micro e pequeno porte.

2) Nesse item a dupla deve descrever a cadeia de suprimento do produto escolhido,

nos seguintes aspectos: (Valor: 1,5)

a) Fornecedor;

"COOPAMA" Cooperativa dos Produtores de Cana e Seus Derivados da Micro Região de Abaíra, formada por 33 sócios diretos. Localizada na Rodovia BA 148, Km 124 – Faz. Salgado, Abaíra – BA. Produz cachaça em sua sede desde: 1998.

Os seus produtos da Agricultura Familiar, fabricados em alambiques de cobre na sede da APAMA/COOPAMA, e nas Associações Comunitárias Associadas e Cooperadas.

b) O processo de produção;

Segundo os autores MARTINS e LAUGENI (1999), o processo de produção é entendido como um conjunto de atividades que se encaminham a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, isso acontece desde a origem do homem.

O processo do produto escolhido se inicia pela destilação do produto, depois passa por um laboratório para análise do mesmo e controle da qualidade. As outras amostras são enviadas aos laboratórios oficiais ou credenciadas pelos órgãos fiscalizadores. O próximo processo é encaminhar o produto para as dornas de aço inoxidável onde após os resultados das análises, uma parte é selecionada para dornas de madeira que dar origem a cachaça OURO e outra parte é armazenada em dornas de inox, que é daí que surge a cachaça PRATA.

Após o armazenamento do produto, o passo seguinte é na filtragem, processo antes do engarrafamento, que se sucede em salas higienizadas, com engarrafadoras de enchimento semiautomático. Depois do engarrafamento, o controle de qualidade sobre o produto é realizado rigorosamente, e em seguida é rotulado, vistoriado e embalado.

c) Varejista;

Distribuidora G&G de Aguardente Abaíra

Localizada na Rua das Travessas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com