TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA

Por:   •  30/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

UNINASSAU

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1     ALFRED BERNHARD NOBEL        

3     A VIDA PESSOAL.................................…………………………………………......4

3     FORMAÇÃO ACADÊMICA...................…………………………………………......5

4     INVENTOS..................………………………………………………….……………...6

5     A MORTE.............................................................................................................8

6    A CRIAÇÃO DO PRÊMIO NOBEL........................................................................9

7    O TESTAMENTO ................................................................................................10

8   CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................11

9   REFERÊNCIAS.....................................................................................................12

10  ANEXOS.............................................................................................................13



  1. ALFRED BERNHARD NOBEL

Este trabalho relata a vida de Alfred Nobel, ilustre químico, fundador do Prêmio Nobel. Aborda também as suas experiências químicas mais importantes como a criação da dinamite e da borracha sintética e fatos importantes quanto à descoberta de novos explosivos. O aperfeiçoamento do mesmo teve contribuições relevantes para a sociedade e desenvolvimento da indústria.


  1. A VIDA PESSOAL

Alfred Bernhard Nobel nasceu em Estocolmo, na Suécia, em 21 de outubro de 1833. Filho de Immanuel Nobel, engenheiro civil, inventor e proprietário de empresa, e de Andrietta Ahlsell, que provinha de uma família abastada. Quando a empresa da família faliu, nessa época aos quatro anos de idade, Alfred mudou-se para a Finlândia com a mãe e os irmãos, e mais tarde para São Petersburgo, na Rússia, onde o pai instalou uma fábrica de nitroglicerina e trabalhava em uma oficina de equipamento para o exército russo. Lá, seus filhos receberam uma educação de primeira classe por professores particulares. O treinamento incluiu ciências naturais, línguas e literatura. O trabalho intenso durante toda a sua vida não deixou muito tempo para a vida pessoal; tinha apenas uma grande amiga, Bertha Kinsky, que transmitiu à ele os seus ideais pacifistas.


  1. FORMAÇÃO ACADÊMICA

Com 16 anos, ele já era químico competente e falava fluentemente cinco idiomas: inglês, francês, alemão e russo, além de sueco. Seus principais interesses eram em Inglês, literatura e poesia, bem como em química e física. O pai de Alfred, que queria que seus filhos participassem de sua empresa como engenheiros, não gostava deste seu interesse na poesia. A fim de alargar os horizontes de Alfred, seu pai o enviou para o estrangeiro para uma formação em engenharia química.

        Visitou vários países como França, Alemanha e Estados Unidos. Completou a especialização em química na França e depois trabalhou nos Estados Unidos, com John Ericsson. Regressou posteriormente à São Petersburgo, para trabalhar na fábrica do pai.


  1. INVENTOS

        Numa viagem a Paris conheceu o jovem químico italiano Ascanio Sobrero, que três anos antes (1846), tinha inventado a nitroglicerina. Começa daí seu interesse por esse assunto.

Ao retornar a fábrica do pai tentou aperfeiçoar a nitroglicerina para fins pacíficos. Não obteve nenhum resultado. Regressou à Suécia, em 1863, com o objetivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Após a morte do irmão, devido a uma de suas explosões experimentais e proibido pelo governo de reconstruir a fábrica e estigmatizado como "cientista louco". Alfred continuou seu trabalho com esse líquido perigoso, trabalhando em um barco no meio de um lago antes de realizar seus experimentos em uma fábrica. Num determinado dia ele estava acompanhando os trabalhos de remoção de garrafões de nitroglicerina, o que exigia cuidados extremamente especiais, quando verificou que estava vazando líquido pela rachadura de um dos recipientes. Observou que a nitroglicerina misturada à terra formava uma massa espessa que podia ser manipulada sem perigo de explosão. Assim nasceu a dinamite, patenteada em 1867, na Inglaterra. A dinamite é uma mistura de nitroglicerina com material poroso inerte, como serragem de madeira ou terra. Esta mistura estabiliza a nitroglicerina, permitindo que o seu manejo, seu transporte e sua conservação sejam feitos com segurança. Alfred acreditava que, se aperfeiçoada, a descoberta de Ascanio Sobrero poderia ser usada na engenharia civil para facilitar a construção de túneis, estradas, canais etc.

O produto foi aceito em passo acelerado, expandindo-se rapidamente por todo o mundo. Prosperou de tal modo que o invento foi exportado para a Europa, América e também para Austrália. Durante os anos, construiu e manteve fábricas e laboratórios em cerca de 90 cidades de mais de 20 países. Esta invenção veio facilitar os trabalhos de grandes construções tais como túneis e canais.  

        Extremamente devotado aos seus trabalhos, inventou a espoleta para detonar a dinamite já que a nitroglicerina estava estabilizada; em 1876 obteve a patente da dinamite gelatinosa; em 1889 produziu a balistita, uma das primeiras variedades de pólvora sem fumaça. Esta é constituída de uma mistura de nitroglicerina, nitrocelulose e geleia de petróleo. O uso de geleia de petróleo na pólvora sem fumaça nos lembra que, nessa época, Alfred já trabalhava também com a exploração dos campos petrolíferos de Baku (Azerbaijão).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (225.8 Kb)   docx (81.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com