TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - A Gestão Financeira

Por:   •  30/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.812 Palavras (12 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RELATÓRIO PIM II

SÃO PAULO/2021

Nº.

NOME

RA

01

Ana Carolina Oliveira Silva Lopes

2100810

02

Camila Sanmamed Santos

2114043

03

Jean Padilha

2136969

04

Thayna Pereira da Silva

2148143

05

06

Espaço reservado para apresentar e descrever, de forma adequada e objetiva, os aspectos relevantes da pesquisa (teórica/prática). Caso tenha citações, o trabalho deverá conter referências bibliográficas baseando-se nas normas da ABNT. Mínimo de sete e máximo de quinze páginas.

O presente trabalho, apresentado ao curso superior tecnológico em Gestão Financeira, apresentará informações dadas a partir do estudo de caso realizado na empresa brasileira Marimex Transportes e Serviços LTDA, sendo está uma referência nacional em logística integrada, despacho aduaneiro e, claro, transportes. Essa pessoa jurídica atua no mercado há mais de noventa anos e conta com um dos maiores terminais alfandegados retro portuários do país, como também da América Latina. Esse PIM está fundamentado em três grandes vertentes, as matérias estudadas no segundo bimestre de 2021: Economia e Mercado; Matemática Aplicada e Empreendedorismo, Criatividade e Inovação.

Palavras-chave:        Trabalho.        Empresa.        Logística.        Economia.        Matemática.

Inovação.

ABSTRACT

This paper, presented to the higher technological course in Financial Management, will present information given from the case study conducted at the Brazilian company Marimex Transportes e Serviços LTDA, which is a national reference in integrated logistics, customs clearance and, of course, transportation. This legal entity has been in business for over ninety years and has one of the largest port and bonded terminals in the country, as well as in Latin America. This MIP is based on three main strands, the subjects studied in the second bimester of 2021: Economics and Market; Applied Mathematics and Entrepreneurship, Creativity and Innovation.

Keywords: Paper. Company. Logistics. Economics. Mathematics. Innovation.

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. ECONOMIA E MERCADO        4
  1. Microeconomia        4
  2. Macroeconomia        5
  1. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO        6
  1. Planejamento        6
  2. Criatividade        6
  1. MATEMÁTICA APLICADA        7
  1. Conceito        7
  2. Porcentagem        8
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem a intenção de analisar a estrutura interna e principalmente financeira da indústria de inteligência portuária em indústria integrada, equivalente as disciplinas aplicadas durante o semestre, sendo elas: Economia e Mercado; Empreendedorismo, Criatividade e Inovação; Matemática Aplicada. Com o objetivo de externar todo o aprendizado obtido e amplificar a compreensão e conhecimentos por meio da pesquisa.

A empresa a ser estudada é “Marimex Despachos Transportes e Serviços LTDA.” e foi indicada e escolhida por ser inovadora no mercado, destacando o conforto e facilidade de acesso aos seus serviços com tecnologia moderna proporcionando excelentes resultados e satisfação de seus clientes.

Os dados aspirados foram alcançados por meio de pesquisas e artigos encontrados em sites de muita confiança e da própria empresa, e também através de funcionários da companhia. Posteriormente o leitor poderá conhecer o sistema interno que a organização utiliza e suas singularidades.

  1. ECONOMIA E MERCADO

A Economia tem como objetivo tratar os recursos escassos de uma sociedade, desde suas necessidades fisiológicas até as necessidades de autorrealização. Esses fatores são supridos a partir do trabalho, no qual temos a produção com materiais disponibilizados pelos recursos da Terra.

Quando há necessidade de troca do que foi produzido entre compradores e vendedores, o que chamamos de oferta e demanda, surge o Mercado.

  1. Microeconomia

A microeconomia é parte da economia que estuda as características e o comportamento de cada unidade econômica e as relações que ocorrem entre elas, tendo como objetivo a análise da formação dos preços, oferta e demanda.

A empresa Marimex com sede em Santos em um local estratégico na área do porto de Santos e um dos maiores terminais alfandegados, próximo aos principais terminais e rodovias para que possa conseguir oferecer um maior suporte e agilidade aos seus clientes.

Mesmo havendo uma forte competição no mercado portuário, a Marimex consegue se sobressair com os seus diferenciais.

Sempre atenta aos seus concorrentes, a Marimex procura oferecer os melhores preços e na melhor qualidade para atender as demandas do mercado, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes com os seus prestadores de serviços. Devido a isso a Marimex integra todo o processo logístico para buscar uma maior agilidade e segurança. Dessa forma sempre está buscando soluções diferenciadas que maximizam a qualidade do serviço, redução de prazos e custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com