TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  2/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

ELIANE FABIOLA PACHECO DOS SANTOS

PIM II PROJETO MULTIDISCIPLINAR

GUAJARA MIRIM

2020

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a empresa pesquisada Ilso Rubira Importação e Exportação – EPP. Apontarei as matérias estudadas neste bimestre. As informações obtidas foram retiradas diretamente da empresa com uma entrevista investigativa com o proprietário. Meu objetivo é mostrar como as disciplinas Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada são desenvolvidos dentro da empresa. A economia foi definida como a ciência que trata do conflito entre recursos escassos das sociedades e das necessidades infinitas dos indivíduos. Espero que com esse trabalho o novo empreendedor possa se identificar com a empresa e ver como Ilso Rubira conseguiu construir uma empresa de sucesso ao longo dos anos.

Economia e Mercado

A ILSO RUBIRA IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO esta situada na Avenida Julião Gomes, n°1336, bairro 10 de abril, em Guajará Mirim – Rondônia, esta no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica com o CNPJ 34.775.833/0001-46, fundada em 1990, pelo proprietário Ilso Rubira. Tem como ramo de atividade serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores e ainda conta com o comercio varejo de peças e acessório para veículos.

O proprietário deixou seu estado natal o Paraná para investir no novo em algo que era totalmente diferente para ele, dando a volta pelo Brasil e chegando a Rondônia, acreditando no sonho de riquezas e se dar bem na vida para proporcionar um bom futuro para sua família. Ilso Rubira viu que em Guajará Mirim avia um problema econômico, a escassez de mão de obra, e isso ele poderia tiver vantagens então nasce a Eletro Peças o nome fantasia da empresa. Logo comprou um terreno e levantou o prédio para desenvolver seu trabalho. A empresa tem papel fundamental na cidade, ela faz a manutenção dos veículos da maioria da população. Eletro peças, antes não era uma auto Center. Para que a oficina se tornasse uma referencia ela buscou se enquadrar na oferta e demanda, sabendo que na maioria dos casos, o preço é de fato a variável mais relevante para a quantidade demandada de consumidores por um bem ou serviço, com passar do tempo, Ilso Rubira começou trazer profissionais de fora do estado, para melhorar a diversidade na área automotiva tornando uma auto Center.

Na obra A Riqueza das Nações, Adam Smith destacava que o homem nasceu para viver de forma coletiva, fazendo as relações de trocas com outros seres humanos para atender às suas necessidades.

 Smith explica as diferenças entre a produção de uma coisa realizada por uma pessoa em todas as etapas e aquela realizada por diversas pessoas com uma tarefa para cada uma. Em 1776, Smith notou que se um homem faz um alfinete passando por todas as etapas necessárias ele “talvez não faça um alfinete em um dia”. Mas, ao dividir o processo entre diversos homens, cada qual se dedicando a uma só etapa, muitos alfinetes seriam feitos em um dia.

É o contexto da divisão do trabalho, que é utilizado como importante referência para que se entenda o aumento da produtividade na sociedade de hoje.

A empresa tem uma importante participação na economia da cidade, gerando emprego e consequentemente uma melhor renda para o lugar. Hoje a Eletro Peças conta com dez funcionários e um proprietário, que desenvolve uma função de prestador de serviço também. Ela tem uma diversidade de oferta no setor, de acordo com Ilso Rubira quem chega à oficina não sai sem ser atendido, pois ele trabalha com dois funcionários para injeção eletrônica, dois funcionários para o sistema de ar condicionado, um funcionário para parte elétrica, dois mecânicos, e para autopeças conta com quatro funcionários. Assim sua auto center pode contar com a preferencia do consumidor.

Matemática A aplicada

Como vimos na matéria matemática aplicada, sabemos que uma empresa necessita da matemática para se destacar no mercado e também se organizar dentro do próprio modelo de trabalho. Hoje a cidade conta com três auto center, apenas a Eletro Peças tem um sistema completo na manutenção de veículos. Onde cada setor tem o material necessário para desenvolver o trabalho. Para chegar neste ponto não foi fácil conta o proprietário.

Tive que estudar para entender melhor o ramo e saber como fazer os cálculos para que meu empreendimento desse certo. Destacou Ilso Rubira.

No inicio a empresa comprava conforme acabava o produto e isso dificultava, acabava faltando produto, depois a renda aumentou e começou a comprar de todos os fornecedores que chegavam a sua porta. Isso trouxe mais problemas, tinha muito produto de um tipo e faltava de outro. Então o proprietário viu que necessitava de um planejamento. A matemática esta presente em todas as tarefas executadas no dia a dia. Hoje Ilso Rubira compra o que necessita e mantem seu estoque sempre em dia, trabalha com porcentagem para não se perder, com isso consegue saber o quanto ganha em cada produto ofertado e o quanto gasta também, seus funcionários ganham porcentagem e com isso ficam motivados para produzir cada vez mais. E ainda o funcionário tem folga quando faz hora extra. E todo fim do mês a empresa faz um relatório para analisar os gastos e os lucros que tiveram. A empresa tem um planejamento financeiro, onde guarda uma porcentagem para investimentos e também para o momento de crise não se abalar e ter um equilíbrio para seguir em frente evitando a falência.

Recursos Materiais e Patrimoniais

 A Ilso Rubira IMP. E EXPP através de seu proprietário nos mostrou que se preocupa com sua empresa e presa sempre se organizar para não perder tempo e com isso atender bem seus clientes.

A Revolução Industrial, meados dos sec. XVIII e XIX acirrou a concorrência de mercado e sofisticou as operações de comercialização dos produtos, fazendo com que “compras” e “estoque” ganhassem maior importância. Este período foi marcado por modificações profundas nos métodos do sistema de fabricação e estocagem em maior escala. O trabalho, até então ,totalmente artesanal foi em parte substituído pelas maquinas, fazendo com que a produção evoluísse para [que] um estagio tecnologicamente mais avançado e os estoques passassem a ser vistos sob outro prisma pelas administrações. A constante evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias deram novo impulso a Administração de Materiais, fazendo com que a mesma fosse vista como uma arte e uma ciência das mais importantes pra o alcance dos objetivos de uma organização seja ela qualquer que fosse. (FRANCISCHINI; GURGEL2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com