TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.398 Palavras (14 Páginas)  •  2.061 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE CAMPO GRANDE

CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

        

PIM III ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS

Campo Grande - MS

2015

FACULDADE CAMPO GRANDE

Neily Aparecido Rodrigues Garcia

Sergio Luiz Gama de Amorim

PIM III ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS

Projeto científico apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, apresentado Comissão Avaliadora da Faculdade Campo Grande, MS. Orientadora: Prof.ª MSc. Fernanda Moraes

Campo Grande - MS

2015

Sumário


  1. INTRODUÇÃO

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

  • Apresentar um plano de Cargos e Salários nos níveis decisório, gerencial e operacional.
  1. Objetivos Específicos

  • Definir Administração de Cargos e Salários;
  • Identificar os cargos e definir as decisões de cada cargo;
  • Elaborar o organograma da empresa pesquisada.
  1. JUSTIFICATIVA

  1. REVISÃO TEORICA

  1. Cargo

                         Segundo Paschoal, Luiz (2007 ), A Forma tradicional das organizações ordenarem e agruparem as tarefas atribuídas às pessoas que as compõem em um conjunto, mais ou menos formal, constitui um fato organizacional ao qual se convencionou chamar de ¨cargo¨.  O cargo em uma empresa identifica posição na organização as atividades desempenhadas pelos ocupantes do cargo e as responsabilidades que implica. O cargo define quem são subordinados e a qual gestor de comandar essa equipe. Para tanto, a descrição do cargo deve focalizar um conjunto amplo de tarefas e os resultados finais, sem detalhamento excessivo.                                                                                                                                          Quem faz a descrição também deve tomar cuidado com um enfoque demasiadamente amplo, visto que pode não oferecer um caminho organizacional claro, não conseguir vincular o comportamento dos empregados aos objetivos da empresa e deixa-los sem atividades definidas, e ainda comprometer a empresa legalmente em suas decisões quanto à contratações, promoção, treinamento e remuneração. O cargo é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa – ocupante – que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa (CHIAVENATO, 1999).

  1. Descrição de cargo

O desenho do cargo é o envolve o cargo as atividades desempenhadas, as ferramentas necessárias para exercer determinada tarefa, a formação necessária e a relações com outros cargos dentro da organização. Através do desenho do cargo e possível saber o que se exige para a execução da atividade e as necessidades do ocupante da vaga. O desenho do cargo (job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos (CHIAVENATO, 1999).

De acordo com Pontes (2011), as vantagens possibilita a descrição e esclarecimento de duvidas com o ocupante do cargo  dados obtidos são mais confiáveis, pode ser aplicado a cargos de todos os grupos ocupacionais. As desvantagens, Caso a entrevista seja mal estruturada, poderão surgir reações negativas por parte dos colaboradores e descréditos nas atividades posteriores à análise de cargo custo elevado uma vez que exige analistas de cargos com experiências nesse tipo de trabalho. De modo geral, as descrições contem, a identificação do cargo, itens das funções e uma descrição detalhada a executar. Complementa PASCOAL (2007) Trata-se de um trabalho demorado, que toma tempo não só do profissional que elabora a descrição, mas também de quem fornece os dados e quem revisa e aprova, portanto, deve ter uma utilização mais ampla.                                          

                                                                                               A especificação do cargo é o relato dos     requisitos, responsabilidades e esforços impostos ao ocupante dos cargos,  Esses relatos não devem ser longos e vagos e poderão não ser definitivos, uma vez que poderão sofrer modificações durante as avaliações dos cargos.(Pontes, Benedito Rodrigues,2011)

  1. Analise do cargo:

De acordo com Oliveira (2008), a descrição de cargos é um processo que consiste em determinar, pela observação e pelo estudo, os fatos ou elementos que compõem a natureza de um cargo e o torna distinto dos outros cargos existentes na organização. De forma geral ela define algumas responsabilidades principais e uma lista de tarefas que o ocupante do cargo deve desempenhar. A descrição de cargo fornece informações que servirão de base para obter o máximo de dados possível que serão utilizados para fins de remuneração, seleção, treinamento etc.                                                                                                                                                                                 A analise do cargo tem como objetivos identificar os requisitos necessários para o ocupante do cargo em uma organização, ou seja, as exigências para desempenhá-las qualificativamente. Outro benefício desse processo é que todos têm uma visão clara das tarefas de cada cargo, sendo assim essa analise, especifica as funções que cada um irá desempenhar. Complementa PONTES (2011) As descrições e especificações de cargos fornecem o alicerce firme para a avaliação dos cargos, da qual resultará a fixação de salários internamente coerente. O processo de analisar e comparar o conteúdo de cargos, no sentido de coloca-los em uma ordem de classes, as quais podem ser usadas como base para um sistema de remuneração. Todavia, é uma técnica projetada para assessorar o desenvolvimento de uma nova estrutura de salários que define as relatividades entre os cargos sobre uma base consistente e sistemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (152.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com