TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREFEITURA MUNICIPAL DE RANCHARIA PIM III

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.055 Palavras (21 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
THIAGO WESLEY DOS SANTOS CALIXTO
RA 1817259














PREFEITURA MUNICIPAL DE RANCHARIA

PIM III







RANCHARIA
2018

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

THIAGO WESLEY DOS SANTOS CALIXTO

RA 1817259

PREFEITURA MUNICIPAL DE RANCHARIA

PIM III

        
 

   


Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador:




RANCHARIA

2018

RESUMO

O Projeto tem a finalidade de analisar, através de dados bibliográficos e pesquisa de campo as políticas adotadas pela Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Rancharia/SP, bem como fatores motivacionais utilizados para a manutenção do capital humano dentro da organização, assim como o processo de captação de recursos humanos. Escrever o funcionamento, aplicação e registros dos recursos da empresa pública baseado em dados do seu balanço patrimonial e financeiro, seu endividamento e sua liquidez. Utilizar dados estatísticos para auxiliar o entendimento dos números e sua importância na tomada de decisões.

Palavras-Chave: Desenvolvimento de Recursos Humanos. Contabilidade. Estatística.

ABSTRACT

The project aims to analyze, through bibliographical data and field research, the policies adopted by the Human Resources Division of the Rancharia City Hall, as well as motivational factors used to maintain human capital within the organization, as well as the the process of recruitment of human resources. Write the operation, application and records of the resources of the public company based on data from its balance sheet and financial, its indebtedness and its liquidity. Use statistical data to help the understanding of numbers and their importance in decision making.

Key-words: Human Resource Development. Accounting. statistics.

Sumário

1-        INTRODUÇÃO        6

2.1- Ciclo motivacional e barreiras para a motivação        9

2.2- Motivação na empresa        11

2.3- Subsistemas        13

3-        ESTATÍSTICA APLICADA        17

3.1 Elementos fundamentais        17

3.2- Fases do método estatístico        17

3.3- Aplicabilidade de dados estatísticos        18

4-        CONTABILIDADE        21

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27


  1. INTRODUÇÃO

A Empresa estudada – Prefeitura do Município de Rancharia, localizada no centro oeste do Estado de São Paulo, com 29.732 habitantes conforme dados do IBGE, tem em sua estrutura organizacional 12 Secretarias, sendo Educação, Saúde, Fazenda, Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Obras e Urbanismo, Assistência Social, Manutenção e Serviços Gerais, Secretaria de Assuntos Jurídicos, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Governo e Administração,

Na estrutura compõe ainda 33 Divisões compostas por seções que são responsáveis pela execução de serviços conforme a demanda existente.

A Divisão Municipal de Recursos Humanos e Capacitação de Pessoal foi criada com base na Lei Municipal nº 18/2005 que reorganizou a estrutura funcional dos cargos existentes cuja necessidade se deu devido os desafios ocorridos com as mudanças políticas, culturais e o avanço da tecnologia.

A divisão de RH está subordinada à Secretaria Municipal de Administração e por seu intermédio exerce o papel de gestão de pessoas, sendo as competências distribuídas pelas seções de: cadastro e registro, seção de controle de pessoal, seção de desenvolvimento e capacitação de pessoal, seção de processos disciplinares e seção de zeladoria.

A divisão tem o papel de planejamento, gestão, execução, direta e indireta das políticas e programas relativos à área de recursos humanos, segurança no trabalho, administração dos processos de seleção para contratação temporária e recrutamento de pessoal, cálculos e proventos de folha de pagamento, cadastro, concessão de benefícios, avaliação de desempenho, estágio probatório e reabilitação profissional. As atribuições estão previstas no artigo 53, incisos I ao XVI da Lei Municipal nº 18/2005.

Nas visitas efetuadas nos departamentos e nos grupos, assim como pesquisas feitas, percebe-se que o RH da empresa atua de forma operacional, sem padrão que integra as principais metas e políticas para uma ação estratégica.

Em um ambiente organizacional segundo Mintzberg e Quinn (2001, p. 20): “Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente. Uma estratégia bem formulada ajuda a ordenar e alocar os recursos de uma organização para uma postura singular e viável”.

Conforme visita apurou-se que a empresa conta atualmente com 1.178 servidores ativos, sendo 46 contratados temporariamente e 1.132 efetivos. A empresa possui ainda em seu quadro 133 estagiários atuando nas áreas de pedagogia, assistência social, administrativa, informática, esportes, cultura e direito.

Tem como regime previdenciário o Regime Geral da Previdência Social e como regime jurídico o Estatuto dos servidores municipais de Rancharia. Os servidores contratados temporariamente são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Sua participação em planejamentos é percebida pela LOA (Lei Orçamentária Anual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) e PPA (Plano Pluri Anual) com informações de dados para subsidiar as secretarias.

O balcão de atendimento ligado ao departamento de pessoal é responsável direto pelo atendimento ao servidor e presta os seguintes serviços:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (292.6 Kb)   docx (341 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com