TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III UNIP

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.191 Palavras (21 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA – UNIP INTERATIVA

UZIRES LEON RIBEIRO

RA 1536984

NOME DA EMPRESA: Natura Cosméticos S.A

ARAPIRACA

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA – UNIP INTERATIVA

UZIRES LEON RIBEIRO

RA 1536984

NOME DA EMPRESA ANALISADA: NATURA COSMÉTICOS S.A

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título

de Gestor na área de Logística apresentado à

Universidade Paulista – UNIP.

Orientador : Prof. Jair Artico

ARAPIRACA

2015

RESUMO

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III), trata-se de um trabalho de pesquisa referente ao Curso de Graduação Tecnológica em Logística e faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a Distância da UNIP Interativa. Foi realizado na cidade de Arapiraca, Estado de Alagoas, e tem como objetivo levantar e analisar procedimentos, práticas e características de uma empresa fazendo com que o aluno possa associar a teoria com a prática. Neste projeto serão abordados e analisados dados das disciplinas: Fundamentos e Importância da Logística (Missão logística, Fluxo Logístico, Cadeia de Suprimentos e Logística Reversa), Contabilidade (Estrutura do Balanço Patrimonial, DRE e Liquidez) e Estatística aplicada. A metodologia aplicada foi a pesquisa através da internet.

A Empresa escolhida foi a Natura Cosméticos S.A, do setor de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal no Brasil, fundada em 1969, tendo sua sede na cidade de Cajamar/SP.

Palavras-chaves: PIM - Logística - Contabilidade - Estatística.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 FUNDAMENTOS E IMPORTANCIA DA LOGISTICA 6

2.1 Missão Logística 8

2.2 Fluxo Logístico 8

2.3 Cadeia de Suprimentos 9

2.4 Logística Reversa 11

3 CONTABILIDADE 12

3.1 Liquidez Geral 15

3.2 Liquidez Imediata 15

3.3 Liquidez Corrente 16

3.4 Liquidez Seca 16

3.5 Grau de endividamento 16

4 ESTATÍSTICA APLICADA 17

5 CONCLUSÃO 19

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

1 INTRODUÇÃO

A empresa Natura Cosméticos S.A é uma das líderes do setor de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal no Brasil, fundada em 1969, a partir do modelo de venda direta, possui mais de 1,3 milhão de consultoras Natura no Brasil e de 400 mil nas Operações Internacionais (Argentina, Chile, Colômbia, França, México e Peru). Em 2014, a Natura figurou como a sexta maior empresa de venda direta do mundo, segundo ranking da revista norte-americana Direct Selling News.

Atualmente, a empresa tem 42% da preferência de marca dos consumidores brasileiros (Relatório Anual 2014). Além da França e dos países em que a companhia opera na América Latina, os produtos Natura são comercializados na Bolívia, por meio de distribuidores locais. A Aesop, empresa australiana do segmento premium de cosméticos adquirida no início de 2013, está presente em diversos países da Europa, Ásia, América do Norte e Oceania.

A Empresa possui cerca de 6,6 mil colaboradores no Brasil e no exterior. Para viabilizar esse modo de conduzir o negócio, existe uma base completa de infra-estrutura, logística e tecnologia digital. No Brasil as fábricas são próprias e estão instaladas em Cajamar (SP), sede da companhia, e Benevides (PA), onde o complexo industrial Ecoparque foi inaugurado, em março de 2014, além de oito centros de distribuição.

As Operações Internacionais são realizadas na Argentina, na Colômbia e no México via fornecedores parceiros. Também há um centro de distribuição em cada país da América Latina em que a Natura está presente.

No Brasil, os principais concorrentes da Natura são a Avon, que também trabalha pelo sistema de venda direta, e o Boticário, que distribui seus produtos em lojas de cosméticos, inclusive com rede de varejo com sua marca.

O objetivo deste Projeto Integrado Multidisciplinar é, através da pesquisa bibliográfica, levantar dados da estrutura logística e contábil e através deles realizar uma análise com base nas disciplinas que foram apresentadas no bimestre: Fundamentos e Importância da Logística (Missão logística, Fluxo Logístico, Cadeia de Suprimentos e Logística Reversa), Contabilidade (Estrutura do Balanço Patrimonial, DRE e Liquidez) e Estatística aplicada, possibilitando ao aluno empregar os conhecimentos teóricos adquiridos.

A base da pesquisa será realizada através de dados coletados na Web, principalmente no site da Natura SA.

2 FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

Sem dúvida, a logística apresenta um papel de vital importância dentro dos objetivos estratégicos de uma organização, os produtos de uma empresa devem estar no lugar certo e no tempo certo, isto quer dizer: na hora (tempo) e lugar que o cliente quer. A logística tem sido um fator de agregação de valor ao produto, os consumidores tem buscado cada vez mais outros diferenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com