TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V DE GESTÃO FINANCEIRA UNIP

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.893 Palavras (16 Páginas)  •  3.737 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

CRÉDITO E COBRANÇA,  FONTES DE FINANCIAMENTO E MATEMÁTICA FINANCEIRA

PÓLO DE LAVRAS- MG

2012

Edimar Antônio Pimenta

RA:   110960-3

Semestre: 3.º

Bimestre: 1.º

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

CRÉDITO E COBRANÇA, FONTES DE FINANCIAMENTO E MATEMÁTICA FINANCEIRA

Orientadores: Professores

Roberto Ramos

Helga Mendonça

Márcia Freitas

Valdeci Pedro de Barros

Jadélio Mendes de Carvalho

Marcos Baldoino

Cristina Quitéria

PÓLO DE LAVRAS- MG

2012

RESUMO

A proposta do presente trabalho é apresentar a empresa Comercial Adenil Ltda, do ramo de materiais de construção em geral, com sede à Rua Prudente de Morais, 494, na cidade de Campo Belo – MG, e verificar como a empresa concede crédito aos seus clientes, como atua seu departamento de cobrança e analisa seus recursos e as fontes para seu financiamento, como aplica a matemática financeira no dia-a-dia, como e quem faz a análise de suas demonstrações financeiras e como se comporta diante dos atuais cenários econômicos e sociais.

A partir dos conhecimentos adquiridos com o material disponibilizado (apostilas) e teleaulas, o trabalho foi desenvolvido utilizando as disciplinas Crédito e Cobrança, Fontes de Financiamento e a Matemática Financeira,  Para a realização da pesquisa foram feitos contatos com o sócio e funcionários da empresa, além de utilizar de outras fontes e referências bibliográficas.

Palavras-chave: Crédito, cobrança, fontes de financiamento e matemática financeira.

ABSTRACT

The purpose of this paper is to present the store company Comercial Adenil Ltda, based in Campo Belo - MG, of the branch of construction materials in general, with headquarters to the cautious 494, Prudente de Morais, in the city of Campo Belo-MG and see how the company extends credit to its customers serves as your billing department and analyzes its resources and sources for funding, as applied to mathematical finance day-to-day, how and who makes the analysis of its financial statements and how it behaves before the current economic scenarios and social.          

From the knowledge gained from the material provided (handouts) and teleaulas, the work was done using the disciplines Credit and Collections, Funding Sources and Financial Mathematics, for the research were made contacts with the partner and the company's employees, as well using other sources and references.
           

Keywords: credit, collections, sources of finance and financial mathematics.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 CRÉDITO E COBRANÇA        7

3 MATEMÁTICA FINANCEIRA        11    

4 FONTES DE FINANCIAMENTO        13   

5 CONCLUSÃO        16

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

1. INTRODUÇÃO

A Comercial Adenil Ltda, empresa que comercializa materiais de construção em geral, é constituída como sociedade por quotas de responsabilidade limitada, estando enquadrada, de acordo com o faturamento, pelas regras da Receita Federal do Brasil, como EPP- Empresa de Pequeno Porte.

Iniciou as suas atividades comerciais no município de Campo Belo-MG no ano de 1991 e já no ano de 1997, o Sr. Edgar Cardoso Silva adquiriu a empresa, reformulando-a e buscando reposicioná-la, adotando para isso uma nova visão de mercado, uma vez que, na gestão anterior, as decisões tomadas travavam as perspectivas de futuro da empresa e possuía uma deficiência de visão estratégia.

Contando com sua experiência como vendedor em outros ramos, o Sr. Edgar implantou uma ação empreendedora. Antes, a Comercial Adenil trabalhava com marcas de baixo prestígio, pois a estratégia era oferecer o menor preço, comercializando produtos de qualidade inferior. A medida, então, foi disponibilizar marcas de renome e maior aceitação, sem que isso impactasse no preço, procurando manter um equilíbrio que não comprometesse o acesso do seu público-alvo, que se concentra nas classes C e D. Priorizou também a agilidade na entrega e para isso adquiriu um veículo em melhores condições.

Comercializando materiais de construção em geral, tem como principais produtos: cimento, pisos, revestimentos, argamassas, ferragens, tijolos, tubos, conexões, tintas, material elétrico, entre outros, a Comercial Adenil trabalha com fornecedores como a Amanco (Tubos e conexões), Lafarge (cimento) Pisos (Grupo Cedasa e Cepar) Quartzolit (Argamassas), Infibra Permatex e Lorenzetti (torneiras e chuveiros).

Com respeito à concorrência,  disputa a preferência do cliente com mais 30 lojas na cidade. Destaca que as outras se posicionam de formas diferentes; Casa Mattos, uma das concorrentes, direciona a sua estratégia em menores preços e as Lojas Osmar Porto, por ser um grupo maior, no seu mix de produtos e na quantidade de lojas espalhadas pela cidade (09 lojas em Campo Belo e uma loja localizada no município vizinho de Cristais).

Em relação aos seus recursos humanos, conta18 funcionários diretos (entre eles o sócio majoritário e o gerente) e 15 indiretos, sendo estes prestadores de serviços e entregadores. Numa proposta de oferecer melhores serviços aos seus clientes, indica e treina profissionais do setor (pedreiros, serventes, pintores). Busca, com isso, oferecer melhorias no atendimento, na prestação de serviços, no pós- vendas e no relacionamento junto ao seu público.

Em 2008, associou-se à Rede Construai, com sede na cidade de Alfenas (MG). A Construai conta com a associação de 49 lojas espalhadas por diversas regiões do estado de Minas Gerais e tem por objetivo propiciar preços mais baixos, oferecer melhores condições de pagamento, variedade e qualidade de produtos, desenvolver soluções conjuntas para o crescimento das empresas associadas e garantir um melhor atendimento aos seus clientes, fornecedores e parceiros. Tal decisão trouxe diversos benefícios à empresa, que passou a contar com assessoria especializada, auxiliando-o tanto na compra de produtos como na estratégia de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com