TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PISO DE BORRACHA RECICLADA

Ensaios: PISO DE BORRACHA RECICLADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 9

PISO DE BORRACHA RECICLADA

RESUMO: O objetivo deste trabalho é o estudo de uma solução sustentável para a borracha de pneus e demais derivados que geralmente são descartados em locais inapropriados e podem ser reaproveitados na construção civil como matéria prima para revestimento de pisos. Alternativa que tem um bom custo benefício. Assim realiza-se uma análise comparativa entre esse piso e outros já comercialmente conhecidos, demonstrando-se as vantagens e desvantagens de cada um.

PALAVRAS-CHAVE: Pneus, Reciclagem, Inovação, Sustentabilidade, Pisos.

Abstract: The aim of this work is the study of one sustainable solution for rubber that comes from tires and other resources, which are frequently thrown away inappropriately. They can be reused in civil construction as subject to floor covering. This alternative offers a high cost-benefit ratio. Thereby, we made the comparative analysis between this kind of floor and others that are already commercially known, to demonstrate the advantages and disadvantages of each kind of floor.

Keywords: Tires, Recycling, Innovation, Sustainability, Floor.

__________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

Por volta dos anos 70, o tema sustentabilidade surgiu, trazendo com ele a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar materiais não biodegradáveis. Vendo essa necessidade de produtos sustentáveis em todos os ramos, são desenvolvidas a cada dia novas tecnologias para reaproveitar materiais inservíveis. A construção civil não fica de fora, pois sendo um dos segmentos que mais gera resíduos, tem uma grande responsabilidade com a sustentabilidade de suas obras. Recentemente foi desenvolvida uma nova tecnologia para revestimento de pisos, utilizando como matéria prima a borracha reciclada.

Essa tecnologia tem como objetivo reduzir as consequências que a borracha traz sendo depositada em local inapropriado ou na natureza. A necessidade de reciclar um produto com a borracha e buscar novas tecnologias é extremamente importante, sendo que este produto enfrenta uma grande resistência de utilização por várias questões, e uma delas é o medo equivocado de se usar uma tecnologia relativamente nova, o que acaba barrando o desenvolvimento e popularização do produto, que atende às diversas aplicações, tanto em áreas internas como externas.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

Com a grande importância da sustentabilidade, deve-se pensar em alternativas para o que não tem mais utilidade: é viável o uso do piso de borracha reciclada?

2.1 Contextualização do problema

O piso de borracha reciclada é feito a partir da reutilização de pneus velhos, que provavelmente seriam descartados de maneira imprópria, causando impactos na natureza.

O uso do piso de borracha reciclada visa reduzir o descarte inadequado de pneus, aliado aos benefícios de sua utilização no dia a dia.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste trabalho é o estudo de viabilidade da implantação de pisos feitos com material emborrachado, reaproveitado de pneus e outros tipos de borracha, oriundos de sobras ou materiais, sem nenhum tipo de reaproveitamento e destinação correta.

3.2 Objetivos específicos

Os objetivos específicos são:

• Fazer um estudo da viabilidade de implantação do piso de borracha reciclada no mercado;

• Avaliar as vantagens e desvantagens desse produto, apresentando seus beneficios ao meio ambiente;

• Demonstrar como a borracha pode ter diversos tipos de utilidade, sendo reaproveitada e deixando de contaminar o meio ambiente.

4 JUSTIFICATIVA

Justifica-se a relevância desse trabalho pelos seguintes motivos:

• A possibilidade de reciclar a borracha, que é um dos produtos inservíveis e assim minimizar os impactos ambientais causados pela mesma;

• A geração de fonte de renda com esse produto inservível;

• A demonstração de um novo produto com diversas aplicações em pisos e com característica reciclável;

• O incentivo ao uso desse produto, indicando as vantagens e desvantagens.

5 SUSTENTABILIDADE APLICADA ÀS EDIFICAÇÕES

Apesar de não ser um resíduo perigoso, pois não é toxico, o pneu pode trazer muitos problemas sanitários quando é lançado diretamente na natureza, uma vez que demora anos para se decompor. Quando armazenado de maneira imprópria, pode ajudar na proliferação de doenças e até mesmo provocar incêndios.

É muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos pra casa. Sempre que ele comprar um pneu novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de águas pluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica, diz Alberto Mayer, presidente do Sistema ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. (Site Recicla Nordeste).

Pensando em sustentabilidade e em minimizar as chances dos problemas devido ao mau descarte desse material, é necessário pensar em reciclagem. No entanto, o processamento desse tipo de resíduo tem sido retardado por dificuldades logísticas e tecnológicas.

5.2 Reciclagem de pneus

No Brasil, após a aprovação da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, nº 258/99 que aplicou a responsabilidade de ciclo total do produto para produtores e importadores, houve um grande avanço na reciclagem dos pneus, sendo reciclados, em quatro anos, mais de 805 mil toneladas, equivalente a 161,05 milhões de pneus inservíveis.

Os pneus são classificados em “valor positivo” e “valor negativo”. Os geradores da sucata, normalmente, pagam às empresas de limpeza urbana para o recebimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com