TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE AÇÕES AMBIENTAIS PARA SANEAMENTO BÁSICO

Projeto de pesquisa: PLANEJAMENTO DE AÇÕES AMBIENTAIS PARA SANEAMENTO BÁSICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.975 Palavras (16 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Será abordado através deste trabalho sustentabilidade ambiental componentes do ecossistema, de modo sustentável, ou seja, está relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente.

Esse breve relata o qual falamos da prevenção no saneamento, pois caso continue o descaso o crescimento de doenças transmitidas através da falta do tratamento de água será sério, o processo de formação de uma cidade deve ser planejado.

Uma cidade não se regula por si mesmo, seja por que os recursos naturais são finitos, seja por que os recursos financeiros são insuficientes para fazer frente aos prejuízos causados à saúde humana, ao meio ambiente e à qualidade de vida. Quantos litros de água são consumidos diariamente em uma cidade de 20 mil habitantes? Quanto se gasta para tratar o esgoto de uma cidade de 100mil habitantes?

Pensar o espaço urbano, assim, é pensar qual a cidade que queremos para os nossos filhos. Uma cidade com áreas de lazer, com parques, onde se possa tomar banho de rio ou uma cidade marcada pelas queimadas e poluição, com a sua fonte de água contaminada e pessoas doentes por problemas ligados à deterioração do meio ambiente. O saneamento básico é um direito essencial de todo cidadão, é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que oferece uma situação mais higiênica e saudável para os habitantes.

SUSTENTABILIDADE

São muitos conceitos para sustentabilidade, um deles diz que a sustentabilidade é um conceito sistêmico, ligado com a continuidade dos aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais. A sustentabilidade preza a eficácia das coisas que estão no presente sem danificar a eficácia das coisas futuras, ela visa à própria sobrevivência no planeta. Tudo que produzimos hoje, temos que arranjar uma forma de produzi-la sem que gere impactos negativos para a produção futura.

A sustentabilidade ambiental ajuda na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, ou seja, está relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. A sua aplicação pode ser realizado em diversos níveis: a adoção de fontes de energias limpas está entre as preocupações centrais, algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberados em aterros sanitários, dando energia para a população que habitam próximos a esses lugares. Algumas empresas brasileiras de cosméticos têm por objetivo a extração cem por cento renováveis de seus produtos.

Para ter um empreendimento sustentável, devem-se obedecer quatro requisitos básicos de projeto de sustentabilidade: ser ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo; culturalmente aceito.

Não adianta só realizar projetos de sustentabilidade ambiental, é preciso conscientizar a sociedade, publico externo e interno, da sua relevância e comunicar a importância da sua prática.

PLANEJAMENTO DE AÇÕES AMBIENTAIS DIRECIONADAS AO SANEAMENTO BÁSICO

O Brasil precisa investir mais no saneamento básico, pois sem ele são transmitidas muitas doenças, através do contato com a água poluída e esgotos não tratados. Por dia a população brasileira produz em média, 8,4 bilhões de litro de esgoto. Desse total, 5,4 bilhões não recebem nenhum tratamento, apenas 36% desse esgoto é tratado em todo país. O que sobrou é despejado no meio ambiente sem nenhum cuidado, contaminando rios, solo, praias, e prejudicando a saúde da população. Investir no saneamento básico do município melhora a qualidade de vida da população, e ainda protege o meio ambiente.

A água não tratada mata milhares de pessoas por ano. Beber agua não potável transmite doenças assustadoras como coli, hepatite A, cólera etc. Os municípios em vez de investirem na prevenção de doenças, investem no tratamento delas, ou seja, não adianta tratar as doenças se os esgotos não forem tratados, pois os focos de doenças vão continuar atingindo a saúde da população. A falta de investimento no setor de saneamento básico no Brasil e o descaso comprometem a qualidade de vida do meio ambiente e da população. O saneamento básico é um direito essencial de todo cidadão, é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que oferece uma situação mais higiênica e saudável para os habitantes.

Vamos citar alguns procedimentos do saneamento básico:

⦁ Abastecimento de água;

⦁ Esgotamento sanitário;

⦁ Drenagem pluvial urbana (drenagem da água de chuva);

⦁ Coleta e destinação final dos resíduos sólidos (lixo)

⦁ Controle de vetores e de reservatórios de doenças transmissíveis;

⦁ Educação em saúde pública e ambiental;

Vamos falar um pouco sobre o saneamento básico do município de Campinas, que fica no interior de São Paulo. Quem é responsável pelos serviços de saneamento é a sanasa, ela engloba a captação, adução, tratamento, preservação e distribuição de água potável e etc. Essa empresa atende 98% da população urbana de campinas que conta com 6 estações de tratamento de água, elas são chamadas ETA´s. Segundo a sanasa toda infraestrutura do sistema de abastecimento de água instalada está pronta para atender às novas demandas do crescimento da cidade.

A situação dos mananciais de Campinas é considerada insatisfatória, devido as constantes agressões no meio ambiente e precisa de tratamento adequado à água. A política de saneamento básico de Campinas é uma referência, ela está em 15° lugar no Brasil. Esse é um reflexo de grandes investimentos no tratamento de água e esgoto. Ao todo são 86 mil e 400 litros de esgotos gerados por dia na cidade, porém desse valor 80% é coletado e tratado. E a sua meta é que em 2012 tenha 100% de esgoto tratado na cidade e será a primeira cidade acima de 500 mil habitantes a conseguir esse feito.

Campinas está apostando na sustentabilidade através do projeto sustentar, um projeto importante que visa questão do meio ambiente e da qualidade de vida da população. Buscando soluções criativas e possíveis, está sendo realizado um estudo que se encontra em fase de implantação, que é a compra do esgoto tratado em troca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com