TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA ADMINISTRAÇÃO

Tese: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

EM 3.846/12 = 320,50

Plano B

Produção mensal constante de 700 unidades/mês.

Estoque inicial nulo.

Subcontratando com terceiro as unidades para atender plenamente a demanda.

Mês EI P D Subcontratação EF EM

Janeiro 0 600 750 150 0 0

Fevereiro 0 600 650 50 0 0

Março 0 600 640 40 0 0

Abril 0 600 590 - 10 5

Maio 10 600 540 - 70 40

Junho 70 600 450 - 220 145

Julho 220 600 420 - 400 310

Agosto 400 600 530 - 470 435

Setembro 470 600 600 - 470 470

Outubro 470 600 790 - 280 375

Novembro 280 600 860 - 20 150

Dezembro 20 600 956 - 0 10

EM 1.940/12 = 161,7

Como demonstrado, só haverá necessidade de subcontratar com terceiros no mês de janeiro (50 unidades)

INTRODUÇÃO

Ao ser considerada como forma predominante de organização, o planejamento da produção ocupa uma parte significativa das ciências que estudam os processos produtivos. Fazer com que as empresas funcionem em sintonia é o desejo dobrado daqueles que durante um ciclo de desenvolvimento trabalham estruturando uma organização.

As empresas não trabalham sem ter um objetivo claro a cumprir. Este objetivo deve ser planejado com base em uma previsão de vendas que não ultrapasse a sua capacidade de produção. Com vistas à estes dois fatores o planejamento da produção trabalha com as máquinas, as matérias-primas e a mão-de-obra, proporcionando um resultado de produção que alcance os objetivos da empresa.

As bruscas mudanças de mercado no processo de globalização fazem com que as empresas busquem melhorias contínuas para não perder espaço. Uma dessas melhorias é a flexibilidade, rapidez nos projetos de implantação de novas tecnologias e baixo lead times, ou seja, sem perder tempo

O presente trabalho focará especificamente alguns quesitos relacionados ao PCP- Programação e Controle da Produção, verificando as melhorias no processo produtivo.

1 - PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA ADMINISTRAÇÃO

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (MOREIRA, 1999, p. 7)

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva, já que qualquer operação requer planos e controles para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade dos produtos.

O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados.

Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.

2. O FLUXO DE CAIXA RELEVANTE E SUA IMPORTÂNCIA NO PCP

A Demonstração do Fluxo de Caixa é um instrumento que possibilita mostrar de forma direta ou indireta as mudanças ocorridas no caixa da empresa, demonstrando as entradas e saídas de dinheiro, ou seja, os reflexos no caixa da empresa. Desde o momento que sai da Demonstração de Resultados até o Balanço Patrimonial.

O objetivo primário da DFC é prover informações relevantes sobre pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos num determinado período. Ela deve seguir orientações do Financial Accouting Standards Board (FASB), órgão normatizador das práticas contábeis americanas e do International Accounting Standards (IASB), órgão que estabelece normas internacionais de contabilidade, as quais vêm sendo progressivamente adotadas por vários países, inclusive no Brasil.

A Demonstração do Fluxo de Caixa aponta a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa em operações rentáveis, com a finalidade de buscar a eficácia financeira e administrativa das empresas.

As variações ocorridas no caixa da empresa que são informadas através do fluxo de caixa precisam estar organizadas de acordo com as atividades desenvolvidas na empresa. Ribeiro (2009) afirma que diante da variedade de transações que ocorrem no caixa, é importante agrupar as ocorrências de mesma natureza, tornando o fluxo de caixa mais claro, possibilitando aos gestores identificar as origens e os destinos dos recursos financeiros ingressados. Neste contexto, envolvendo a estrutura do fluxo de caixa, de acordo como Pronunciamento Técnico Contábil - CPC n. 03/2008, o ideal é que os grupos de atividades de entrada e saída de caixa sejam:

• Atividades operacionais: estão relacionadas com o objetivo social da empresa, como por exemplo, o recebimento de venda, pagamento de fornecedores, pagamentos de funcionários.

• Atividades de investimentos: estão relacionadas com a transação de ativos financeiros, participações em outras empresas, venda ou compra de ações.

• Atividades de financiamentos: estão relacionadas à captação de recursos para financiar as operações e investimentos.

Além da classificação das atividades, o fluxo de caixa pode ainda ser dividido em dois métodos, sendo eles direto ou indireto. Para Ribeiro (2009), o método direto demonstra os recebimentos e pagamentos relativos às atividades operacionais, ou seja, da atividade social da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com