TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DE CUSTO

Por:   •  29/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.110 Palavras (17 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 17

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE COMO FERRAMENTA PARA REDUÇÃO DE CUSTOS

PLANNING AND INVENTORY CONTROL AS A TOOL FOR COST REDUCTION

Priscila Daniele Dotele Magdalene

Profº Dr. André Luiz Oliveira

RESUMO

Para a manutenção de uma corporação no mercado competitivo é cada vez mais necessário que a estratégia da empresa seja eficiente. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar que, com a aplicação correta de ferramentas e técnicas destinadas ao gerenciamento dos estoques, capazes de auxiliar na determinação do “quanto”, “quando” e “como” comprar, é possível promover redução dos custos de manutenção de estoque, trazendo às empresas resultados satisfatórios. Para explicitar essa afirmação, foi utilizado o método de revisão bibliográfica sobre planejamento e controle de estoque e um breve estudo de caso aplicado em uma micro-empresa do setor de construção civil localizada na cidade de Araraquara, que vivenciou redução de custos empresariais por meio da adequada e correta aplicação dos instrumentos Controle ABC; mudanças no armazenamento de materiais; cálculos de Ponto de Reposição e de Lote Econômico de Compras.

Palavras-chave: Estratégia. Gestão da Produção. Lucratividade.

ABSTRACT

For the maintenance of a corporation in the competitive market it is increasingly necessary for the company's strategy to be effective. This paper aims to demonstrate that with the right application of tools and techniques aimed at managing stocks that can assist in determining the "how," "when" and "how" buy, it is possible to promote reduction of maintenance costs of stock, bringing the satisfactory results companies. To explain this statement, we used the method of literature review on planning and inventory control and a brief case study applied in a micro-enterprise of the construction industry in the city of Araraquara, which experienced reduction of business costs through proper and correct application of the instruments Control ABC; changes in the material storage; calculations point Replacement and Economic Lot Purchase.

Keywords: Strategy. Production Management. Profitability.

INTRODUÇÃO

As organizações vêm desenvolvendo alternativas para aumentar sua eficiência, sua qualidade e principalmente sua lucratividade em todos os setores. O estoque é um dos setores que exige uma atenção especial, visto que deve ser gerenciado de forma satisfatória utilizando diversas técnicas e ferramentas com o objetivo de se diferenciar e seguir em busca de novos mercados.

Por meio de revisão bibliográfica sobre planejamento e controle de estoque e um breve estudo de caso, este trabalho tem o objetivo de demonstrar que com o bom gerenciamento dos estoques agregados à utilização de técnicas e ferramentas que auxiliam na redução de custos empresariais, a empresa torna-se mais competitiva.

A administração de estoques de acordo com Dias (2005), deverá conciliar da melhor maneira os objetivos dos principais departamentos da empresa (Compras, Financeiro, Produção e Vendas), providenciando a necessidade real de suprimentos da mesma. Portanto, esta administração de estoques deverá ser minuciosamente planejada para que as melhores estratégicas sejam usadas, pois o maior objetivo será manter o estoque para garantir a disponibilidade de matéria-prima e minimizar o custo unitário por produção.

A utilização de ferramentas que auxiliam na administração de estoque - como Controle ABC; mudanças no armazenamento de materiais; cálculos de Ponto de Reposição e de Lote Econômico de Compras - trazem benefícios para garantir a qualidade do produto, atendendo as necessidades dos clientes, otimizando recursos e facilitando as tomadas de decisões.

Os custos em uma empresa segundo Parisi e Megliorini (2011) são determinados para que se atinjam os objetivos relacionados ao controle das operações, à determinação do lucro e à tomada de decisões.

Com o mercado globalizado, mudanças têm ocorrido nas estratégias e nas práticas gerenciais das organizações refletindo na gestão de custos. Com isso, as empresas buscam o aumento da eficiência e eficácia das atividades de planejamento, execução e controle além da redução de custos de diversas formas (MARTINS, 2009).

Planejamento e controle de estoque

Planejamento é a formulação de um conjunto de decisões, devidamente integrado, que expressa os propósitos de uma empresa e sistemiza os meios de alcançá-los. (SILVA, 2001).

Segundo Slack (2009), o planejamento e controle podem ser de longo, médio e curto prazo. No planejamento a longo prazo, os planos são estabelecidos como o que se pretende fazer e quais os recursos para atingir os objetivos. A ênfase está direcionada mais para o planejamento do que para o controle. Neste caso, as previsões de demanda serão consideradas sem definir atributos e em relação ao estoque, neste estágio é definido se o tipo de estoque a ser utilizado será do modo puxado ou empurrado.

Ainda segundo o autor, o planejamento a médio prazo se preocupa mais com o detalhe. A preocupação tem como foco os planos de contingências que serão dimensionados de modo que permitam desvios nos planos originais. Essas contingências atuarão como recursos de reservas, tornando o planejamento mais prático de ser executado como, por exemplo, verificar a necessidades de mais um turno na organização para que a produção seja mais eficiente.

Por fim, o planejamento em curto prazo será a fase em que os recursos já estão definidos. Portanto, há um maior grau de dificuldade quanto a alterações de grande porte. Porém, as pequenas alterações são possíveis, já que a demanda será avaliada de forma mais detalhada. Um exemplo de planejamento a curto prazo está relacionado com a organização do estoque fisicamente, visto que já se sabe a necessidade e a prioridade dos materiais (SLACK, 2009).

Segundo Ballou (2010), o planejamento e controle de estoque é parte vital do composto logístico, pois estes podem absorver de 25 a 40% dos custos totais de uma empresa.

A necessidade de suprir uma demanda inesperada é uma das principais razões que levam as empresas a estocar produtos e matérias-primas. O desequilíbrio entre esta demanda e o fornecimento de materiais em diferentes estágios da operação é o que conduz a diferentes tipos de estoque.

Os estoques agem como amortecedores entre oferta e demanda, possibilitando uma produção mais constante, portanto a previsão da demanda é o ponto de partida de todo planejamento de estoques de acordo com Dias (2005), pois estabelece estimativas futuras dos produtos acabados comercializados pela empresa. Define quais produtos, quanto desses produtos e quando serão comprados pelos clientes através de hipóteses quantitativas e qualitativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com