TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Dissertações: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Conceito de Planejamento:

O planejamento na PCP é que define quais os objetivos e a melhor atitude de agir para se alcançar. O planejamento é essencial para uma empresa, é através dele que a empresa se organiza para o futuro, é nele que a empresa busca as soluções previamente para os problemas que eventualmente possam aparecer, no planejamento é que são decididas as metas, os procedimentos que serão empregados e as prioridades. O planejamento tem seu alicerce no seguinte conjunto de planos:

• O que se deve fazer

• Quando deve ser feito

• Quem deve fazer

• Como fazer

Conceito de Controle:

O controle no PCP é o que define a maneira de como os planos serão empregados, é no controle que a empresa faz com que o planejamento seja executado. O controle em uma empresa é o setor que verifica como está a execução sempre buscando o melhor desempenho, é no controle que a produção se organiza, monitora e corrige suas falhas.

Embora planejamento e controle se pareçam em alguns pontos em uma empresa eles acabam se tornando distintos. O planejamento aponta á invenção de um plano e cronograma e este deve ser continuo e flexível quando necessário já o controle de produção é a parte que dirige, supervisiona e põe o planejamento em prática.

O planejamento e controle de produção (PCP) em uma empresa têm a escopo de esquematizar e programar a produção e as operações da empresa buscando sempre o acréscimo da eficácia e eficiência. Em uma empresa prestadora de serviços o PCP organiza a mão-de-obra que será necessária, o melhor emprego de máquinas e equipamentos entre outros recursos, o objetivo do PCP em uma prestadora de serviço é fazer com que o serviço seja feito a baixo custo, curto prazo e com qualidade para seu cliente e/ou usuário.

Se a empresa é produtora de bens ou mercadorias o PCP é utilizado para calcular a matéria-prima necessária, o melhor aproveitamento da mão de obra e de recursos como maquinas e equipamentos além de controlar o estoque afim de não deixar faltar bens ou mercadorias aos seus clientes.

Planejamento e Controle de Produção é o método que envolve a empresa como um todo, é o PCP que adquire a ideia inicial do projeto até o final do processo no produto final. O PCP é decisivo para que uma empresa/indústria alcance o sucesso, pois é através desse método que se alcança o domínio da produção e o emprego coerente dos recursos atenuando prejuízos sejam elas de matéria prima ou de mão de obra. Uma empresa que possui um PCP apropriado garante resultados aceitáveis e garante a seguimento da empresa, é através do PCP que a empresa garante maior lucratividade conseguida através de menores valores de produção, altos indicadores de produtividade e baixos números de perdas.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »