TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTOS, PLANEJAMENTO E CONTROLE PARA COMEÇAR, DINÂMICA DE RELAÇÕES INTERPERSAIS: Walmart Brasil

Tese: PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTOS, PLANEJAMENTO E CONTROLE PARA COMEÇAR, DINÂMICA DE RELAÇÕES INTERPERSAIS: Walmart Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Tese  •  5.962 Palavras (24 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA

PIM IV – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE LOGÍSTICA

CRISTIANO SIQUEIRA COSTA

PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTOS, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE, DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: WALMART BRASIL.

SÃO PAULO

DEZEMBRO 2011

CRISTIANO SIQUEIRA COSTA

PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIA DE PRODUTOS, PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE, DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS: Walmart Brasil.

Trabalho de conclusão do curso para obtenção do título de graduação em planejamento e operações por categoria de produtos, planejamento e controle de estoque, dinâmica das relações interpessoais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientadores: JEAN CAVALEIRO e ALTAIR SILVA.

SÃO PAULO

DEZEMBRO 2011

RESUMO

Este trabalho interdisciplinar aborda ações de uma grande rede de supermercados, Walmart Brasil, a respeito de seu planejamento e operações por categoria de produtos, planejamento e controle de estoque e dinâmica das relações interpessoais.

Observou-se que a empresa consegue realizar todo o seu fluxo logístico de modo eficiente e eficaz, fazendo com que o ciclo do pedido se cumpra, chegando até ao cliente o produto certo, na hora certa, no lugar certo e nas condições desejadas. Isto é possível porque existe planejamento de estoque, suas operações por categorias de produtos favorecem a vantagem competitiva e suas relações interpessoais complementa na sustentabilidade de

seus negócios, dos quais favorecem às necessidades dos clientes.

Palavras-Chave: Logística, Categoria de produtos, Relação interpessoal, Controle de estoque.

ABSTRACT

This interdisciplinary work addresses actions of a large supermarket chain, Wal-Mart Brazil, about their planning and operations by product category, planning and inventory control and dynamics of interpersonal relations.

It was observed that the company can realize its logistics flow efficiently and effectively, making the cycle of the request is fulfilled, even to the customer the right product at the right time, right place and the desired conditions. This is possible because there is inventory planning, operations by product category favor the competitive advantage and their interpersonal relationships complements the sustainability of its business, of which favor the needs of customers.

Keywords: Logistics, Product Category, Interpersonal relationship, inventory control.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1 A EMPRESA PESQUISADA 6

2 PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES POR CATEGORIAS DE PRODUTOS 8

2.1 Formas de gerenciamento do Wal-Mart Brasil 9

2.2 Utilização de Tecnologia ECR 11

2.3 Picking 13

2.4 Layout no Armazém 14

3 PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE 15

3.1 A organização e controle de estoque no Wal-Mart 15

3.2 Estratégia de controle de estoque do Wal-Mart 17

3.3 Estoques existentes 17

4 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 18

CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais em que vivemos o avanço tecnológico, o aumento da demanda de serviços e o foco no cliente

fizeram do cliente mais exigente a continua busca de melhorias em toda a cadeia logística. E satisfazer as exigências dos clientes diante de um cenário globalizado e competitivo, é uma das preocupações das empresas públicas ou privadas cujas medidas importantes são mudança de paradigmas, estruturais e de treinamento dos recursos humanos.

Cada vez mais vivenciamos e sentimos a necessidade de um planejamento por parte das organizações para que sobrevivam ao mercado competitivo sem que mude seus valores originais. Diante disto foi escolhida uma empresa que é uma grande rede de supermercados e que iremos analisar suas ações organizacionais no Brasil.

A empresa analisada nesse projeto de desenvolvimento e pesquisa é o Wal-Mart Brasil, cujos aspectos da empresa serão mais a frente mencionados e comentados, principalmente, como é elaborada as áreas de planejamento e operações por categoria de produtos, planejamento e controle de estoque e relações interpessoais.

O objetivo é conhecer assuntos pertinentes das disciplinas citadas de como são praticados pela empresa pesquisada, conhecer suas estratégias para seu desenvolvimento empresarial, os pontos negativos e positivos e também se possível propor algumas melhorias para a empresa pesquisada.

1 A EMPRESA PESQUISADA

A rede Wal-Mart chegou ao Brasil em 1995 e tem atualmente mais de 300 lojas espalhadas por 58 cidades, em 17 estados, empregando diretamente 56 mil pessoas. Além das unidades Wal-Mart Supercenter, dos clubes de compras SAM´s Club e das lojas de vizinhança Wal-Mart Todo Dia, que seguem os

padrões internacionais da empresa, a rede adquiriu no país as lojas das redes Sonae – que incluem, entre outras, as bandeiras Mercadorama e Big e Bom Preço, que tem atuação principalmente na região Nordeste. O Wal-Mart está entre as três principais redes de supermercado brasileiras, atrás dos grupos Carrefour e Pão de açúcar. A direção da empresa nos Estados Unidos pretende investir cada vez mais no mercado no Brasil, assim como investiu com R$ 850 milhões e abriu 28 lojas no Brasil em 2007.

Podemos citar e explicar sobre algumas unidades da Rede Wal-Mart Brasil, por exemplo a Sentir Bem é uma linha específica que em 2009, lançou os produtos Sentir Bem. São itens de mercearia e hortifrutigranjeiros, nas linhas Light, Zero, Soja, Integral e Orgânico. Além mais saudáveis, os produtos apresentam diferenciais ambientais e sociais: redução do impacto das embalagens, orientações para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com