TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Um Produto

Monografias: Planejamento De Um Produto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento de um Produto: A natureza e o conteúdo de um Plano de Marketing

Cada nível de produto (linha de produtos, marca) deve desenvolver um plano de marketing para atingir suas metas. O plano de marketing é um dos produtos mais importantes do processo de marketing. Mas como é um plano de marketing? O que contém? As várias seções do plano de marketing estão relacionadas na tabela 1:

Conteúdo do plano de marketing.

• Resumo executivo e sumário: o plano de marketing deve ser iniciado com um breve resumo das principais metas e recomendações. O resumo executivo permite que a alta administração compreenda o principal direcionamento do plano. Um sumário deve se seguir ao resumo executivo.

• Situação atual de marketing: essa seção apresenta antecedentes relevantes sobre vendas, custos, lucros, mercado, concorrentes, distribuição e macroambiente. Os dados são extraídos dos registros mantidos pelo gerente de produto.

• Análise de oportunidades e questões: depois de resumir a situação atual, o gerente de produto identifica as maiores oportunidades/ameaças, forças/fraquezas e outras questões relacionadas à linha de produtos.

• Objetivos: depois que as questões foram resumidas pelo gerente de produto, ele deve decidir quanto aos objetivos financeiros e de marketing do plano.

• Estratégia de marketing: o gerente de produto descreve agora a estratégia geral de marketing, ou o plano de jogo, para alcançar os objetivos. Ao desenvolver a estratégia, ele conversa com o pessoal de compras e de fabricação, a fim de confirmar se são capazes de comprar material suficiente e produzir unidades suficientes para atender aos níveis-alvo de volume de vendas. O gerente de produto também precisa conversar com o gerente de vendas, para obter apoio da força de vendas, e com o dirigente financeiro, para conseguir os recursos necessários para propaganda e promoção.

• Programas de ação: o plano deve especificar os programas gerais de marketing para atingir os objetivos de negócios. Cada elemento da estratégia deve ser elaborado para responder às seguintes perguntas: O que será feito? Quanto será feito? Quem o fará? Quanto custará?

• Demonstrativo de resultados projetados: os planos de ação permitem que o gerente de produto desenvolva um orçamento de apoio. Pelo lado da receita, esse orçamento mostra o volume esperado de vendas em unidades e seu preço médio. Pelo lado dos gastos, mostra os custos de produção, de distribuição e de marketing, decomposto em categorias menores. A diferença entre as receitas e os gastos projetados. Uma vez aprovado, o orçamento é a base para desenvolver planos e programações de suprimentos de materiais, de produção, de recrutamento de funcionários e de operações de marketing.

• Controles: a última seção do plano de marketing descreve os controles para a monitoração do plano. As metas e o orçamento são especificados detalhadamente para cada mês ou trimestre. A alta administração pode analisar os resultados a cada período. Algumas seções de controle inclui planos de contingência. Um plano de contingência descreve as atitudes que a gerência tomaria em resposta a eventos adversos específicos, como guerras de preços ou greves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com