TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ATIVIDADE

Ensaios: PLANO DE ATIVIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE ATIVIDADE

INTRODUÇÃO

A obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-brasileira e Africana" existe desde que foi aprovada alei 10.639. A partir da sanção dessa lei, as instituições de ensino brasileiras passaram a ter de implementar o ensino da cultura africana, da luta do povo negro no país e de toda a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política. O conteúdo deve ser ministrado nas aulas de história e, claro, em todo o currículo escolar, como nas disciplinas de artes plásticas, literatura e música. E isso em TODAS as escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada.

Para se adequar à lei, cabe às escolas encontrar um modo de redesenhar as aulas para encaixar os conteúdos exigidos.

Etapa escolar

Fundamental - 1º ano

Tema/Conteúdo Curricular

Temática-Afro -Brasileira/ Capoeira

A luta 100% brasileira, foi criada no século XVII por escravos africanos da Etnia Banto.

OBJETIVO

Mostrar para os alunos a influência que a cultura africana tem no Brasil.

A educação é o caminho para a transformação da sociedade. Com o desenvolvimento de uma proposta pedagógica e lúdica, valorizamos o respeito a diversidade étnico-racial, cultural e social de cada indivíduo, e assim cada criança encontra o equilíbrio entre o real e o imaginário.

Hoje com a lei 10.639/03 que institui o ensino de assuntos e história da África nos currículos escolares, a capoeira pode ganhar maior força para ser reconhecida como conteúdo riquíssimo para o acervo cultural do aluno, desenvolvendo não somente os aspectos motor, mas também o cognitivo e afetivo-social.

TÍTULO

Capoeira

RECURSO DIDÁTICO METODOLÓGICO/DESENVOLVIMENTO

Roda de conversa: Reunir as crianças em uma roda abre espaço para conhecê-las melhor. Para entender as relações de preconceito e identidade, vale a pena apresentar revistas, jornais e livros para as crianças se reconheçam (ou não) no material exposto. A roda é o lugar de propor projetos, discutir problemas e encontrar soluções. Também é melhor espaço para debater os conflitos gerados por preconceitos quando eles ocorrerem.

Apresentação de vídeos sobre o assunto.

Apresentação de um grupo de capoeira na escola, para que os alunos participem e possam conhecer os instrumentos utilizados e as músicas.

Referencias

Monografias.com/trabalho3/capoeira-na-escola/capoeira-na-escola2.shtml.

Educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/ensino-afro-brasileiro-624159.shtml.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com