TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOPAR

Por:   •  2/4/2015  •  Monografia  •  17.644 Palavras (71 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 71

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]


             

                      MARIA SOCORRO DO NASCIMENTO SOARES                          

                                       DIVERSIDADE CULTURAL

 

TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOPAR

UNIVERSIDADE  NORTE DO PARANÁ

PROFESSORA-SAMIRA LIONEL

                                     CAMPO NOVO DO PARECI MT

                                                             2014

                                           

Maria socorro do Nascimento Soares

Trabalho  de  Conclusão  de  Curso

apresentado  ao  Curso  de  Pedagogia  da

Universidade Norte do paraná.

COMISSÃO EXAMINADORA

Elizandra e Ivonete

Prof. Orientador

Universidade Norte do Paraná.

Dedico este trabalho primeiramente a mim, aos meus Filhos,  esposo e professores pela força e pelo exemplo de coragem e persistência em suas metas. Aos meus familiares que tantas vezes usurpados da minha presença, mas não do meu amor, sempre torceram por mim para a concretização deste meu sonho.

AGRADECIMENTO

Primeiramente a Deus que permitiu que tudo isso acontecesse, ao longo de minha vida, e não somente nestes anos como universitária, mas que em todos os momentos é o maior mestre que uma pessoa pode conhecer.

Ao minha orientadora Elizandra Vieira, pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos.

Agradeço a minha mãe que já se encontra em outro planeta, heroína que me deu apoio, incentivo enquanto viva, nas horas difíceis, de desânimo e cansaço.

Ao meu pai que apesar de todas as dificuldades nunca me cobrou nada.

Obrigada meus filhos e esposo, que nos momentos de minha ausência dedicados ao estudo superior, sempre fizeram entender que o futuro é feito.

a partir da constante dedicação no presente!

Obrigada!.

A todos os amigos minha segunda família, que fortaleceram os laços.de igualdade, num ambiente fraterno e respeitoso!  Jamais lhes esquecerei!

Meus  agradecimentos  aos  amigos,  Gorete, Ana Paula, Maristela Patrícia, Carla, Melissa Terezinha, Ivone, Edileusa,  Solange de Castro companheiros de trabalhos e irmãos na amizade que fizeram parte da minha formação e que vão continuar presentes em minha vida com certeza.

A minha amiga Solange pela amizade e companheirismo em todos esses  anos  pelos  seus  inúmeros  conselhos  que  sempre  disponibilizou  e  pelas palavras de estímulos valeu Sol as conversas e os incentivos. A você Professora, neste ano difícil não foi só uma companheira de faculdade, mas uma amiga que me deu força e colaborou muito para a minha formação profissional. Agradeço  a  todos  os  professores  por  me  proporcionar o conhecimento não apenas racional , mas a manifestação do caráter e afetividade da educação no processo de formação profissional, por tanto que se dedicaram a mim, não somente por terem me ensinado, mas por terem me feito aprender. A palavra mestre, nunca fará justiça aos professores dedicados aos quais sem nominar terão os meus eternos agradecimentos.

Obrigado muito especial às minhas amigas de trabalho Elza Cristina,

Agradecimento muito especial às escolas que possibilitou o estágio para a conclusão deste trabalho. A esta universidade, seu corpo docente, direção e administração que oportunizaram a janela que hoje vislumbro um horizonte superior, eivado pela acendrada confiança no mérito e éticos aqui presentes.

A todos que direto ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

 

Qual a formação específica do pedagogo para sua atuação na área da pedagogia Hospitalar. 2009. 76 folhas.  Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em  Pedagogia)  

RESUMO

O pedagogo possui um papel importante na educação brasileira.  Atualmente

Surgiram novos campos de atuação para este profissional, A justificativa da escolha do tema em questão se deu pelo fato de que muitas crianças e adolescentes perdem  conteúdos escolares  quando  se encontram doentes gerando às vezes perda do ano letivo, bem como da busca de conhecimentos  teóricos  e  científicos  para  a  formação  e  atuação  do  pedagogo  na continuidade do ensino escolar à criança hospitalizada, uma vez que se trata de uma atuação  diferenciada onde  as  condições de  aprendizagem fogem  à  rotina  escolar. Dentro deste contexto, neste trabalho buscamos pesquisar quais especificidades este profissional deve ter para a sua atuação em uma classe hospitalar ou domicílio.

Para atingir os objetivos propostos e visando a resposta para estas indagações realizamos o trabalho em três etapas.  Primeiramente a pesquisa teve um caráter investigativo buscando-se dados teóricos sobre o assunto. Paralelo a esta pesquisa foi realizado intervenções práticas com crianças e  adolescentes no espaço da  a  fim  de  reiterar  a  contribuição  e  necessidade  do  pedagogo  no  contexto hospitalar. E, por final, realizamos uma proposta de atividades nas diferentes áreas de ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nas intervenções realizadas foi possível averiguar e constatar a importância da classe hospitalar neste contexto como um resgate a cidadania onde muitas crianças e adolescentes são privados de desenvolver durante o afastamento da sala regular.  Os resultados desta pesquisa mostram a relevante contribuição da Pedagogia Hospitalar e do pedagogo no contexto hospitalar.

Palavras-chave Pedagogia Hospitalar. Classe Hospitalar. Formação do Pedagogo.

                                                   

                                                 SUMÁRIO

 APRESENTAÇÃO  ......................................................................................... 03

1 AGRADECIMENTOS ..................................................................................04

1.1SUMÁRIO  ................. ................................................................................ 05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (112.3 Kb)   pdf (501.4 Kb)   docx (169.4 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com