TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA Metrologia

Monografias: PMA Metrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

TITULO: 7

O QUE É METROLOGIA: 7

A EVOLUÇÃO: 7

A IMPORTANCIA DA METROLOGIA NA ATUALIDADE: 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS : 9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS : 10

A metrologia e sua relevância

A metrologia

A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógicos ou eletrônicos (digitais), e da realização de ensaios, sendo a base fundamental para a competitividade das empresas. Metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.

A definição formal de metrologia, palavra de origem grega (metron: medida; logos: ciência) é uma importante ferramenta que começou a ter regras mais ou menos bem definidas já nos primeiros atos mercantilistas, a um comprimento ou a uma massa corresponderia um preço. Assim surgindo os primeiros padrões que se conhecem eram tipicamente de comprimento, peso e volume.

Há cerca de 5000 anos atrás, nas Construções Faraônicas as técnicas de medição já eram bastante evoluídas, quer medindo distâncias, quer medindo ângulos. Os arquitetos reais do antigo Egito tinham por função calibrar o padrão de unidade de comprimento em cada lua cheia, era essa a periodicidade de calibração. Se ocorresse algum esquecimento ou a calibração fosse mal realizada, os responsáveis eram punidos com a pena de morte.

Ao passa dos Séculos Continuavam assim a existir grandes diferenças de unidades, mesmo quando baseadas no mesmo tipo de padrão. Resultaram muitos conflitos, alguns bastante acesos, pois que diferenças de unidades correspondiam a custos sofridos por uma das partes quando se tratava de negociar produtos.

No século XVIII, houve definição do metro baseada numa grandeza geográfica dada a importância das grandezas no domínio dimensional, a própria palavra metro tem raiz comum com a palavra metrologia. O Metro tem tido uma evolução sempre acompanhada de progressos científicos e técnicos notáveis.

Garantindo na atualidade a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduzindo o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduzindo a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com