TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PODER E CULTURA ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: PODER E CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 4

Cultura: definições e conceitos

Atualmente, a gestão das organizações tem buscado diferentes formas de estruturar-se entre elas o embasamento na antropologia, cujo principal objetivo de estudo constitui-se na análise da cultura.

A cultura, ao longo do tempo, adquiriu inúmeras definições e foi estudada por várias áreas do conhecimento. Mesmo com essa pluralidade de significados, é possível considerar que a cultura se modifica de acordo com o contexto em que se insere.

A sociedade humana passou por diversos ciclos de cultura, que a levou a profundas transformações: nômade, agrícola, guerreira, comercial e industrial. Atualmente vive sob a égipe da tecnologia, baseada na cultura da informação, que se tornou fundamental para o seu progresso: quando não há informações precisas, não se pode chegar a lugar algum. Apenas a informação em si é insuficiente. Os dados adquiridos devem ser estudados e interpretados para se chegar ao verdadeiro conhecimento. O saber transforma a realidade, adaptando-as sempre e renovando as necessidades.

Segundo Santos (1994), há duas correntes de estudo, mas comum sobre a concepção da cultura;

A primeira no que se refere às características de grupos sociais tais como, as formas de conceber e organizar a vida social ou a seus aspectos materiais e;

A segunda, que trata especificamente do conhecimento, ideias e crenças.

Independentemente da linha de estudo a sobre a cultura, é fundamental conhecer o processo de aculturação.

A cultura é aprendida pelo homem por meio do processo de aculturação, a partir do adquire ou aprende os valores do grupo ou sociedade em que está inserido. É somente a partir do conhecimento dessa sociedade é que se poderá compreender o comportamento dessa pessoa dentro dos grupos.

O processo de aculturação se encarrega de transmitir, tanto objetiva quanto subjetivamente, ao sujeito os valores, as crenças, os mitos presentes na cultura internalizada e influenciará esse sujeito em suas relações sociais, podendo ser modificada a partir de suas experiências em diversos grupos, ao longo do tempo.

A cultura não pode ser considerada estática, pelo contrário, se baseia nas relações sociais e, por isso, constitui-se em peça chave para se entender as relações de poder das organizações.

Origem histórica e conceitos

No começo dos anos 60, devido a diversas mudanças ocorridas na sociedade, alguns consultores de empresas desenvolveram uma abordagem mais moderna, democrática e variada para a gestão das organizações, denominada desenvolvimento organizacional.

De acordo com chiavenato (2000), O desenvolvimento Organizacional é a aplicação do conhecimento das ciências comportamentais em esforço conjugado para melhorar a capacidade de uma organização, por meio de processos de solução de problemas e de renovação, administração participativa, desenvolvimento e fortalecimento de equipes, pesquisa para o diagnóstico e a ação de mudança.

Como o foco principal do D.O. está na mudança das pessoas e em sua relações de trabalho, evidencia-se a importância do estudo sobre a cultura organizacional das empresas.

A C.O. ou cultura corporativa, é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. Ela se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir existente numa organização.

A essência da cultura de uma empresa pela maneira com que ela faz seus negócios, trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em sua unidades ou escritórios e unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários a respeito da empresa. A C.O. representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização.

Componentes da Cultura Organizacional

“os componentes da C.O. são apresentados por meio de três níveis diferentes; artefato, valores compartilhados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com