TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS SOCIAIS

Artigos Científicos: POLITICAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 8

1.0 INTRODUÇÃO.

O presente relatório tem como objetivo principal mostrar os conceitos e as normas sobre como o país deve agir diante das desigualdades sociais e proteger a população com as políticas sociais públicas. De forma mais específica tem também como objetivo aumentar nosso conhecimento e formação nas implementações dessas políticas públicas que hoje se apresentam como fundamentais dentro do plano político atual. Vivemos em uma sociedade desigual, fruto de uma política social mal estruturada e também de uma falta de organização da sociedade civil.

O Brasil caminha a passos curtos rumo a uma sociedade igual e justa onde as Políticas Sociais finalmente sairão do papel e serão vivenciadas em sua plenitude.

Analisaremos as questões sociais e o que é feito em prol do bem comum, faremos também uma analise sobre o filme Gandhi e vamos comparar a realidade da Índia daquela época para a realidade brasileira atual.

2.0- O QUE É POLITICA.

Com base em textos, livros e em alguns artigos disponíveis na internet, podemos avaliar que existem vários usos para a palavra Política. Normalmente usamos a palavra política para dar significado a uma atividade específica, geralmente o governo, realizada por certo tipo de profissional, ou seja, o político, ou para dar significado a uma ação coletiva. Em geral Política diz respeito a tudo que envolva relações de poder ou a tudo que envolva organização e administração de grupos. Com o aumento das atribuições confiadas aos governos, sob a forma do Estado, ocorreu um crescimento no campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação levou o uso da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização. A Política foi inventada para que a sociedade, internamente dividida, discutisse e decidisse em comum para aprovar ou rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros.

As políticas de satisfação das necessidades sociais no Brasil tiveram sua trajetória influenciada em políticas econômicas internacionais.

"Diferente, pois, das políticas sociais dos países Capitalistas avançados, que nasceram livres da dependência econômica e do domínio colonialista, o sistema de bem-estar brasileiro sempre expressou as limitações decorrentes dessas injunções". (Potyara, p.125).

A política social do País teve sua expansão nos períodos de regime autoritário e sob o governo de colisões conservadora, dessa forma o Governo procurava mostrar uma cara humanista, para justificar sua ação interventora.

3.0 POLITICA NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL.

Já no contexto do Serviço Social, a Política é vista como um aliado, pois se não houvesse política, talvez não houvesse Serviço Social, alem disso o Profissional do Serviço Social trabalha com as ferramentas que as Políticas lhe proporcionam, seria impossível o Assistente social trabalhar sem POLITICAS. Um dos raciocínios é de que a política tem como objetivo visar o bem estar da população. É dever do Estado garantir os direitos da sociedade dando o direito à vida, à saúde, à alimentação à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-la a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência. E cabe aos Assistentes Sociais analisarem casos como os descritos. Portanto o profissional entende a política voltada para o social como uma forma de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social, envolvendo o poder de pressão e a mobilização dos movimentos sociais, com perspectivas de problematizar as demandas e necessidades dos cidadãos, para que ganhem visibilidade e reconhecimento público. A política tem que ser apresentada como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Neste raciocínio, entende-se que política social representa atuações do poder político visando o bem-estar da população. A formação do assistente social vai se construindo no exercício da sua função, no desempenho de suas tarefas, complementado pelo convívio com a sociedade, vai criando consistência à medida que o profissional se reconhece e se aceita como membro efetivo dessa categoria.

As políticas sociais são entendidas como fruto da dinâmica social, da inter-relação entre os diversos atores, em seus diferentes espaços e a partir dos diversos interesses e relações de força. As políticas sociais no Brasil tiveram, nos anos 80, formulações com mais impactos na vida dos trabalhadores e ganharam mais impulso, após o processo de transição política desenvolvido. As políticas sociais brasileiras sempre tiveram um caráter assistencialista, paternalista e clientelista, com o qual o Estado, intervém nas manifestações da questão social, preocupado em manter a ordem social.

A classe de assistentes sociais hoje, mais do que nunca, tem o compromisso de mediar as relações entre Estado, trabalhadores e Capital e gerir as políticas sociais.

4.0 A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL E AS QUESTÕES SOCIAIS RETRATADAS NO FILME GANDHI.

Dando continuidade ao tema Políticas Sociais, vamos tratar das questões sociais. Quando se fala em questão social, um filme que trata muito bem essa questão é o filme de Mahatma Gandhi.

Trata-se de um filme repleto de questões sociais da maior importância. Gandhi além de grande líder político e religioso foi um bravo homem que lutou pela independência da Índia contra o domínio Inglês e pelos direitos dos indianos, sendo eles muçulmanos e hindus.

Apesar de todo cenário de pobreza e desigualdade que se encontrava na Índia, Gandhi foi pacificador para lutar por sua causa, tal movimento pacifista foi aceito e também praticado pela massa indiana que lutava pelos ideais de liberdade e igualdade. Dentre os principais movimentos se destacam a marcha do sal, a recusa a bebida alcoólica, a igualdade as mulheres, dentre outros movimentos pacifistas. O filme mostra a situação de pobreza e exploração do povo indiano e momentos marcantes de sua luta e organização, como o massacre em Amritsar onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com