TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA AMBIENTAL

Por:   •  25/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Sistema de Gestão Ambiental

Atividade Estruturada

Prof.

Aluno (a):

Empresa: Nestlé

1. POLÍTICA AMBIENTAL

A Nestlé, na qualidade de Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, assume o seu objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, oferecendo aos seus consumidores produtos alimentares e bebidas nutricionalmente equilibradas e saudáveis. Este posicionamento de Bem-Estar faz com que os nossos produtos sejam fabricados de uma forma responsável, preservando o meio ambiente para as gerações futuras. A Nestlé tem como missão criar valor partilhado a longo prazo, aumentando o acesso a produtos alimentares e bebidas de elevada qualidade, contribuindo simultaneamente para um desenvolvimento ambiental económica e socialmente sustentado, em particular nas zonas rurais. Na sua interação com o meio ambiente, a Nestlé baseia-se em três princípios: – Responsabilidade perante a sociedade, presente e futura; – Satisfação dos seus consumidores; – Criação de um ambiente sustentável, de modo a produzir recursos de elevada qualidade, necessários ao fabrico de produtos alimentares e bebidas de elevada mais-valia nutricional, de qualidade e seguros. Como parte integrante da sua política ambiental a Nestlé busca a gestão responsável de energia e pretende usar a energia da forma mais eficiente possível. Isto é feito para: melhorar a relação custo-eficácia, a produtividade e as condições de trabalho; prolongar a vida útil dos combustíveis fósseis; evitar despesas desnecessárias; evitar emissões relacionadas ao meio ambiente.

2. ANÁLISE DE ATENDIMENTO DA POLÍTICA AO REQUISITO 5.2 da ISO 14001

A Política Ambiental da Nestle assume um compromisso de práticas com um negócio sustentável, assim, atendendo aos requisitos expostos no item 5.2 da NBR ISSO 14001, pois, está apropriada ao negócio e aos impactos que podem ser gerados durante seu processo produtivo, buscando a importância de contribuir para a qualidade de vida ambiental desenvolvendo práticas que visam a sustentabilidade. Sua estrutura para alcançar objetivos ambientais está pautada na integração da responsabilidade social com o atendimento as necessidades da sociedade e o não esgotamento de recursos utilizados em seus processos produtivos. Seu comprometimento adotado pela Nestlé para proteção do meio ambiente e prevenção da poluição está pautado em boas práticas de produção e distribuição de seus produtos no que tange a utilização de energias renováveis, ao controle da emissão de gases agravantes do efeito estufa, reciclagem de produtos e utilização de material descartável. Um dos seus principais comprometimentos é o atendimento total com a legislação ambiental e com seus requisitos interno que por vezes são ainda mais exigentes e as auditorias, verificações e certificações de suas práticas com auditores independentes visando assim a elevação de seu desempenho e a melhoria contínua de seu processo de gestão ambiental.

3. LISTA DE COMPROMISSO AMBIENTAIS DECLARADOS NA POLÍTICA

  • Total conformidade com a legislação ambiental e com os requisitos internos que por sua vez são mais exigentes ainda;
  • Melhoria contínua do desempenho ambiental mediante integração entre princípios, programas e práticas ambientais em cada negócio através do SGA.
  • Eco desing inovador dos produtos e atividades;
  • Procura por fornecedores que busquem melhorar a eficiência e sustentabilidade nas suas operações e recursos;
  • Auditorias, verificações e certificações das práticas ambientais com auditorias independentes;
  • Informação ambiental e precisa dos produtos e atividades baseada em atividades científicas;
  • Formação e educação dos colaboradores, parceiros de negócio e sociedade em geral sobre conscientização ambiental;
  • Reconhecimento de esforços e boas práticas dos colaboradores em ações de melhoria ambiental; e,
  • Diálogo aberto com os fornecedores, colaboradores, clientes, consumidores e comunidades sobre produtos e atividades relacionadas com o meio ambiente.

4. QUANDRO DE COMPROMISSOS, OBJETIVOS E METAS AMBIENTAIS

COMPROMISSO AMBIENTAL

OBJETIVO AMBIENTAL

METAL AMBIENTAL

1) Melhoria contínua do desempenho ambiental mediante integração entre princípios, programas e práticas ambientais em cada negócio através do SGA.

Utilizar energias e tecnologias limpas nos processos, produtos e serviços desenvolvidos.

Reduzir o desperdício de energias e o consumo de água em 70% e aumentar até 2018 a busca por pesquisas em tecnologias mais limpas, assim como o consumo de energias renováveis, tais como a eólica.

2) Auditoria, verificação e certificação de práticas ambientais com auditores independentes.

Promover o monitoramento, análise e verificação continuamente de todo o sistema, com o objetivo de verificar se tais ações estão de acordo com as práticas legais.

Monitorar todo o sistema pelo menos uma vez ao ano, implemento medidas de prevenção e/ou correção de problemas ambientais.

3) Formação e educação dos colaboradores de negócio e sociedade em geral sobre conscientização ambiental.

Treinar, capacitar e tornar pública as ações de desenvolvimento sustentável praticadas pela empresa.

Capacitar todos os colaboradores e/ou qualquer outra pessoa que influencie ou seja influenciada pelas ações da organização no período máximo de um ano após a promulgação da política ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com