TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SIGNIFICÂNCIA DO PPP PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.768 Palavras (8 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

ALCEMIR dos santos

carline nobre da gama

gEANICE glória de oliveira do amaral

IARA SINCORÁ DA PAIXÃO

KAMILLA santana MUNIZ

renata reis da silva

A SIGNIFICÂNCIA DO PPP PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Organização do trabalho pedagógico, Filosofia da educação e pensamento pedagógico, Psicologia da educação e da aprendizagem, Seminário da prática II.

Orientadores: Marlizete Cristina Bonafini Steinle, José Adir Lins Machado, VilzeVidotti Costa, Mari Clair Moro Nascimento, Regina Célia Adamuz, Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, Reinaldo Benedito Nishikawa.

ITAMARAJU

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico vem sendo estudado na atualidade, pelas instituições educacionais e por pesquisadores com o objetivo de obter uma melhor qualidade de ensino. Constitui um documento facilitador da organização das atividades desenvolvidas pelas escolas no seu cotidiano, funcionando como mediador de decisões, na condução das ações, configurando-se ainda, num retrato histórico, permitindo à escola organizar seu trabalho pedagógico e rever sua intencionalidade baseada em sua história.

O presente trabalho tem por finalidade identificar os itens que compõem um Projeto Político Pedagógico, bem como conhecer seu significado para a organização do trabalho pedagógico da escola. E, para tanto, foi realizada uma visita na escola Municipal Professora Maria D’ajuda Oliveira Mattos, situada à Praça Ipiranga s/n – Bairro Marotinho, Itamaraju-BA, onde são ofertados o Ensino Fundamental I e II, EJA I e II. Na oportunidade foi concedida uma entrevista pela diretora Líbia Onofre da Conceição, a qual nos permitiu o acesso ao Projeto Político Pedagógico da referida escola.

2 DESENVOLVIMENTO

Analisando o Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino Maria D’ajuda Oliveira Mattos e conforme a entrevista concedida pela diretora Líbia Onofre da Conceição, constatou-se que o PPP foi desenvolvido diante da reflexão coletiva da realidade escolar nos aspectos sócio-político-econômico, à qual a comunidade escolar está inserida. Sua elaboração se deu de forma democrática com a participação dos membros da comunidade escolar (Pais, alunos, funcionários, professores e direção) visando garantir sua transparência, reunir um maior leque de opiniões, dividir as responsabilidades nas decisões tomadas e buscando alcançar os resultados propostos e assegurar o compromisso de todos os envolvidos no processo educativo, conforme afirma Marques:

A participação ampla assegura a transparência das decisões, fortalece as pressões para que sejam elas legítimas, garante o controle sobre os acordos estabelecidos e, sobretudo, contribui para que sejam contempladas questões que de outra forma não entrariam em cogitação. (MARQUES, 1990, p.21)

 A participação da sociedade se deu através da realização de reuniões periódicas, reflexão coletiva e preenchimentos de questionários com perguntas relacionadas à realidade local.

 A Escola Maria D’ajuda adotou como princípio filosófico os fundamentos da Pedagogia Progressista e as concepções que norteiam a escola democrática. Tais fundamentos devem permear todas as atividades e relações existentes na escola, família e comunidade, defendendo uma educação cujo currículo contemple a formação de cidadãos atuantes na transformação da sociedade em que estão inseridos.  

Na visão da gestora o PPP tem a função de organizar o trabalho escolar estabelecendo um norteamento para as ações pedagógicas a serem desenvolvidas, propiciando a realização de um trabalho mais eficiente. Porém, reconhece que na prática pedagógica, o PPP não vem sendo utilizado pelos professores no dia a dia da escola, sendo tratado como um documento criado apenas para atender às exigências da Lei.

O Projeto Político Pedagógico da Escola Maria D’ajuda traz a concepção de educando não meramente como fruto da ação do professor, mas como agente do processo educativo, com capacidade de tomar decisões, conhecedor dos seus direitos, proprietário das suas ideias e obrigações e capaz de ampliar sempre mais a sua visão de mundo; traz ainda a compreensão de educador como principal mediador do conhecimento dos alunos, ajudando-os a analisar e compreender a realidade, o presente, tendo como prioridade a construção de um sujeito político e reflexivo.

De acordo com o pensamento da escola exposto no PPP, a concepção de ensinar e aprender são vista como duas faces da educação que caminham intrinsicamente ligadas. São o verso e reverso de uma mesma medalha, implicando em uma ação colaborativa, participativa e de construção bilateral. Segundo FREIRE (1996):

Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível - depois, preciso - trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar. “Aprender precedeu ensinar ou, em outras palavras ensinar se diluía na experiência realmente fundante de aprender”. (FREIRE, 1996, p. 23)

Daí a importância de conhecer e refletir sobre o real significado do ensino e da aprendizagem que não se resumem apenas ao espaço da escola, mas estão presentes em diversos ambientes e situações como: em casa, na rua, no trabalho, no lazer, em contato com os produtos da tecnologia e no contato com a natureza.

O planejamento anual e da unidade dos conteúdos das disciplinas é elaborado após a realização do diagnóstico com os alunos, viabilizando a organização das ações, com um plano flexível, permitindo adaptações ao longo do processo, a coparticipação dos alunos e a sistematização sequencial de decisões. E ao final das unidades são avaliados os objetivos alcançados e os que não foram alcançados nas ações planejadas para a unidade. Na construção do planejamento semanal e de unidade é indicado o que fazer no dia a dia na sala de aula propondo o bom emprego do plano de ensino e contemplando os seguintes elementos: conteúdos, objetivos, metodologias, recursos e avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (69.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com