TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP Na Importância Na Gestão Democratica

Exames: PPP Na Importância Na Gestão Democratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFT

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM GESTÃO ESCOLAR

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA

NA GESTÃO DEMOCRÁTICA

ROCHA, MARIA ALICE BARBOSA DA SILVA

RESUMO

O presente Trabalho de conclusão de curso tem como tema Projeto Político Pedagógico e sua importância na gestão democrática, discute o significado do projeto o qual é visto como uma ação indispensável, bem mais que um cumprimento de uma técnica mas sim como uma ação emancipatória, mostrando o resultado da pesquisa bibliográfica e de campo, acompanhando o processo de reconstrução do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Sebastião Chaves, localizada no PA. São Sebastião no Município de Santa Fé do Araguaia – TO. Tal processo teve inicio com a elaboração do projeto de intervenção, o qual foi criado e desenvolvido na unidade escolar referida anteriormente. Para a pesquisa bibliográfica foram usadas obras de Ilma A. Veiga, Celso dos S. Vasconcellos, Rosita Edler Carvalho, dentre outros igualmente importantes.

Palavras chave: Educação. Projeto Político Pedagógico. Reestruturação.

ABSTRAT

PROJECT PEDAGOGICAL POLITICIAN AND ITS IMPORTANCE IN THE DEMOCRATIC MANAGEMENT

SUMMARY

The present Work of course conclusion has as subject Project Pedagogical Politician and its importance in the democratic management, it argues the meaning of project which is seen as an indispensable action, well more than a fulfilment of one technique but yes as a emancipatória action. Showing to the result of the bibliographical research and field, following the process of reconstruction of the Project Pedagogical Politician of the Municipal School Sebastião Keys, located in the Pará. They are Sebastião in the city of Fé Saint of the Araguaia - YOU. Such process had beginning with the elaboration of the intervention project, which was elaborated and developed in the related pertaining to school unit previously. For bibliographical research had been used workmanships of Ilma. Fertile valley, Celso of the S. Vasconcellos, Rosita Edler Carvalho amongst equally important others.

Word-key: Education. Project Pedagogical Politician. Reorganization.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com as experiências vividas e pesquisas realizadas, este artigo aborda a importância do Projeto Político Pedagógico da escola, ferramenta esta norteadora das atividades desenvolvidas cotidianamente, sua importância e quais os resultados alcançados com sua elaboração.

Sabe se que Projeto Político Pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos, que só se prestam a cumprir exigências burocráticas, sendo sim um instrumento que busca uma direção, produzido coletivamente levando em conta objetivos e prioridades estabelecidas pela maioria, sendo envolvidos neste processo de elaboração toda equipe da instituição juntamente com pais, alunos conselho escolar e membros da comunidade que estiverem interessados em colaborar, para a melhoria significativa da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

A reestruturação do PPP deve estar amparada por concepções teóricas sólidas, e compreensão de seus participantes, os quais devem entender como e para que serve o projeto dentro da instituição, só assim se obterá uma elaboração que faça realmente diferença. Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por essa proposta, pois só assim terão uma postura comprometida e responsável. Trata-se, portanto, da conquista coletiva de um espaço para o exercício da autonomia, a qual é muito importante visto que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de Nº. 9.394/96, não apenas reconhece a escola como espaço legitimo para criação do Projeto Político Pedagógico, como também assegura a participação da educação no desenvolvimento desta elaboração, como se pode ver no Art. 14 que trata da gestão democrática do ensino público na educação básica, incluindo a participação de profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e das comunidades escolares e local em conselhos Escolares ou equivalentes.

2. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA

O Projeto Político Pedagógico é a identidade da escola, sendo este instrumento indispensável para o bom andamento das ações da unidade, podemos compreender um pouco de sua atribuição vendo o significado de seu nome: PROJETO = vem do latim PROJICERE que significa lançar para frente;

POLÍTICA = refere-se à ciência ou arte de governar; orientação administrativa de um governo; princípios diretores da ação; conjunto dos princípios e dos objetivos que servem de guia a tomadas de decisão e que fornecem a base da planificação de atividades em determinado domínio; modo de se haver em qualquer assunto particular para se obter o que se deseja; estratégia; tática; (Do grego politiké, a arte de governar), PEDAGÓGICO = relativo ou conforme a pedagogia; que é teoria da arte, filosofia ou ciência da educação, com vista à definição dos seus fins e dos meios capazes de os realizar.

Para que a construção do projeto político seja possível, não é preciso convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais ou mobilizá-los de forma espontânea, mais propiciar situações que lhes permitam aprender e pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente. (VEIGA, 2003. P.13)

Para sua construção ou reconstrução do Projeto Político Pedagógico é necessário antes de tudo, conhecer a realidade do grupo educacional, conhecer a realidade da comunidade em que a escola está inserida, realizar um diagnóstico destas realidades, em seguida definir equipe responsável pela organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com