TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMOCRÁTICA, PPP E ORGANIZAÇÃO PARTICIPATIVA

Por:   •  30/4/2019  •  Artigo  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DEMOCRÁTICA, PPP E ORGANIZAÇÃO PARTICIPATIVA

A gestão democrática é uma forma de gerir uma instituição escolar de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia, tais como acontecem nas chamadas “Escolas Democráticas”. Os princípios que norteiam a Gestão democrática são: descentralização, participação, transparência.

O PPP é caráter obrigatório, com base nos princípios da Gestão Democrática e Participativa. A construção do Projeto Político Pedagógico é necessária para que as instituições educacionais realizem suas atividades de forma dinâmica e participativa. O PPP é algo que deve estar inserido no contexto escolar, pois é nele onde serão definidos o currículo, a maneira de avaliar, dentre outras questões importantes. É praticamente impossível ter uma escola centralizada nos princípios educacionais se a mesma não possui um PPP bem elaborado, e este, deverá ser construído coletivamente envolvendo a gestão, docentes, discentes e a comunidade local. Todos devem ser pensados de forma que sejam beneficiados com o projeto, já que se espera a qualidade no ensino aprendizagem, que é o objetivo fundamental das instituições de ensino. A escola deve possuir autonomia para suas deliberações, observando as normas vigentes, as esferas superiores, porém, sempre buscando inovar para que se efetive a qualidade do ensino.

Já a organização participativa é um método de gestão, um processo de liderança estruturado na confiança entre os profissionais de diferentes níveis hierárquicos, que estimulam as pessoas a participar do processo decisório e cultivam a livre interação dos colaboradores nos objetivos da organização.

Por fim, vemos que a gestão democrática, o PPP e a organização participativa, são artifícios que são indispensáveis no âmbito escola, onde deve-se desenvolver a democracia e a participação e assim estes conceitos são desenvolvidos e efetivados por meio do Projeto Político Pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com