TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP Projeto Politico Pedagogico

Dissertações: PPP Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

O significado de um Projeto Político-Pedagógico (PPP)

Conforme diferentes autores, especialmente Veiga (1998), o Projeto Político-Pedagógico subsidia a melhoria da qualidade de ensino, é a própria organização do trabalho educativo de uma escola. Por isso, o lugar de sua concepção, realização e avaliação deve ser o coletivo da escola, e não alguns segmentos relacionados com ela.

Depois de aprovado pela comunidade escolar, o Projeto se transforma em elemento organizador da prática, tendo como centro de atenção os alunos reais, a comunidade real, e não um aluno ou uma comunidade qualquer. Assim, cada Projeto tem um determinado contexto histórico, é absolutamente singular em relação aos demais, seja pelo bairro em que a escola se situa, pelo grupo social que a ela acorre ou até mesmo pelo projeto de vida que possui a comunidade que a freqüenta.

Não há um modelo a ser rigidamente seguido. Não há um formato a ser executado. Cabe a cada escola, no exercício de sua autonomia, estabelecer a forma do documento. Ele deverá expressar claramente o compromisso com a comunidade que o concebeu e com seus projetos de vida.

O PPP – projeto ou proposta pedagógica ou educativa, conforme é denominado em diferentes autores ou fontes – é o rumo, a direção que a escola perseguirá durante um longo tempo. Por esse motivo, não cabe ser detalhado e rígido. Ao contrário, precisa ser flexível e prever regulares avaliações e reformulações. Sua construção, como já se disse, é competência de todos os envolvidos no processo educativo da escola, de modo a adquirir vida, evitando, com isso, que se tome um documento burocrático, que provavelmente não será cumprido, pois a comunidade não se reconhecerá nele. O projeto pedagógico é, sobretudo, uma ação intencional, que assume compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Por isso, diz-se que é também um projeto político.

O PPP, por depender de retomada regular, de crítica freqüente, inaugura, em cada escola e entre todos os membros da comunidade escolar, um processo permanente de reflexão e discussão sobre seus problemas. Constitui um espaço democrático de decisões que organiza o trabalho pedagógico com vistas à superação de conflitos, à eliminação de relações competitivas, corporativas e autoritárias. Por isso precisa ser um documento claro, compreendido por todos os afetados por ele. Após a sua aprovação, necessita ser lido permanentemente e avaliado quanto aos resultados alcançados. Sempre que necessário, será revisto em suas metas e prazos.

Não há possibilidade de construção de um projeto pedagógico, como está em lei, sem que a escola assuma sua autonomia e se comprometa em se constituir em espaço público e lugar de debate, fundado na reflexão coletiva.

Um projeto precisa apresentar, no mínimo, as finalidades da escola, sua estrutura organizacional, o currículo definido, os tempos e os espaços onde ocorrerão as relações de ensino e de aprendizagem, o processo de decisão e as relações de trabalho, além das formas previstas para avaliação da aprendizagem, da escola e do próprio projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com