TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do PPP Projeto Politico Pedagogico

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA

LARISSA COELHO DIAS CAMPOS ANDRADE

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO, A BUSSOLA DA ESCOLA.

FRANCA – SP

2013

Por que o Projeto Político Pedagógico é instrumento importante na construção de uma escola democrática?

Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto de princípios e de normas que direcionem a ação pedagógica.    
O Projeto Político Pedagógico, também chamado de PPP é um documento elaborado por toda a comunidade escolar vendo a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. Auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
Propõe uma forma de organizar o trabalho pedagógico visando uma superação dos bem conflitos, buscando extinguir as relações competitivas, corporativas e autoritárias. Sendo assim concluímos que elaboração do Projeto Pedagógico só se da através de uma pratica participativa, que para existir é necessária uma gestão democrática, que nada mais é do que pratica participativa.  Para o sucesso da elaboração requer participação de várias pessoas, cada uma com uma visão diferente, com prioridades diferentes, com vidas diferentes , porem que vão chegar a um consenso e lutar por ele. Sabemos que para que se atinjam os objetivos estipulados é imprescindível o total envolvimento e comprometimento de todos os envolvidos na elaboração que se façam presentes na execução. Compreender a existência de diferentes interesses a respeito do mesmo tema amplia nossa capacidade de percepção e, de possibilidades de ação.

A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita o improviso, o serviço mal feito, a perda de tempo e de dinheiro.

Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar. Isso se faz imprescindível para  se ter um rumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.

ENTREVISTA COM A GESTORA DA ESCOLA MUNICIPAL “ADALGISA DE SÃO JOSÉ GUALTIERI”.

PROFESSORA FATIMA APARECIDA PASSARELI

  1. A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico?

Foi elaborado em consonância com os princípios éticos, políticos e estéticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, assegurando na forma das leis 9394/96 e 11274/06 o respeito aos princípios do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, garantindo a participação da comunidade escolar (professores, equipe gestora, funcionários, pais e comunidade).

  1. Quais as dificuldades e/ou facilidades para a sua elaboração e implantação?

Não houve dificuldades por se tratar de um momento de síntese, integração, organização e construção com a participação de todos, foi um trabalho coletivo em busca de solução aos problemas enfrentados pela instituição escolar.

  1. Quais os benefícios esse projeto trouxe a escola? Caso a escola não possua um projeto pedagógico ou político pedagógico procure saber o motivo da inexistência desse projeto e investigue se a diretora considera isso uma perda, ou não para a escola.

É um instrumento de melhoria de qualidade para a escola, ele precisa ser construído coletivamente, com responsabilidade e compromisso a partir de um processo continuo de mobilização que envolve elaboração, execução, acompanhamento, avaliação e reelaboração. Engloba tanto o diagnostico como a definição de diretrizes. Reflexão sobre educação, buscando esclarecer as funções e finalidades da escola, sua inserção na comunidade, seus princípios, valores e política educativa.

Fatima Aparecida Passareli é gestora da escola municipal Adalgisa de São José Gualtieri há 4 anos.

Graduada pela Universidade de Franca em 1993 e pós graduada em Educação Especial e Inclusiva na mesma instituição em 2011.

ENTREVISTA COM A PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BASICA I DA ESCOLA MUNICIPAL “ADALGISA DE SÃO JOSE GUALTIERI”.

PROFESSORA BARBARA BORGES DE FIGUEIREDO.

  1. Como professor(a), participa ou participou da elaboração do projeto Político Pedagógico da sua escola? Qual foi sua atuação?

Sim. O PPP é um documento elaborado por todos os envolvidos no processo de ensino. E nó, professores, somos peças fundamentais nesta elaboração. Em minha escola, todos os professores atuaram de forma ativa nesta construção, através do estabelecimento de ações necessárias para garantir uma educação de qualidade, através da reflexão das necessidades da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com