TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ppp-projeto politico pedagógico

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.850 Palavras (12 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4 a 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................. 11

ANEXOS..........................................................................................................................12  e 13

REFERÊNCIAS...................................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

O planejamento das atividades escolares é uma necessidade imperiosa, tendo em vista atingir os resultados da ação educacional previstos na legislação em vigor e especificamente, na LDB 9394/96. Dessa maneira, as atividades escolares devem ser objeto de reflexão por parte do coletivo da escola, incluída a comunidade e os próprios alunos. Dessa reflexão surgirão os caminhos a serem trilhados na ação educacional, materializados na forma de proposta pedagógica, planos de curso anuais e o plano de gestão escolar, sendo este elaborado para um período de consecução mais amplo, de três anos, incluindo todos os dados e informações, diretrizes e normas de trabalho pedagógico e administrativo.

Desafiar, caminhar e construir. A Gestão democrática e participativa é normalmente lenta e gradativa.  Ela implica a quebra de paradigmas, que muitas vezes, estão arraigados a conceitos e procedimentos antigos.

Pode-se entender este processo de gestores como um jardim.  As flores precisam ser regadas, as ervas precisam ser tiradas com cuidado, um trabalho lento e cuidadoso que deve ser realizado com total carinho e dedicação.

O jardineiro precisa saber o seu papel em relação ao jardim.  É preciso conhecer técnicas de cultivo e irrigação.  É preciso estudar novas sementes e não ter medo de preparar a terra para novas plantas, assim, é o diretor que necessita ter convicção do seu papel dentro da Escola, para que sempre promova momentos de reflexão, abertura ao diálogo e, principalmente, procure estabelecer a participação de todos.

Assim, nosso plano de trabalho na Escola será pautado nos princípios de gestão democrática, valorização dos profissionais da educação, qualidade de ensino, parceria entre a escola e a comunidade.

2- DESENVOLVIMENTO

A escola ALUÍZIO FERREIRA busca como PRINCÍPIOS FILOSOFICOS:

Conceituar na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza, como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.

A ciência é conceituada como o conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade.

  A tecnologia é conceituada como a transformação da ciência em força produtiva ou mediação do conhecimento científico e a produção, marcada, desde sua origem, pelas relações sociais que a levaram a ser produzida. A cultura é conceituada como o processo de produção de expressões materiais, símbolos, representações e significados que correspondem a valores éticos, políticos e estéticos que orientam as normas de conduta de uma sociedade. Para forma cidadão é essencial:

  • Uma SOCIEDADE justa e sem discriminação, sem preconceitos e igualitária;
  • Uma EDUCAÇÃO que seja compreendida como alicerce para a construção da sociedade e que desenvolva de fato o aluno em todos os seus aspectos;
  • Um CURRÍCULO que seja direcionado às necessidades dos alunos;
  • Uma GESTÃO PARTICIPATIVA transparente, organizada e realmente democrática;
  • Que a relação ESCOLA-COMUNIDADE seja de harmonia, com clima de bem-estar elevado e que comungue dos mesmos interesses e objetivos;
  • Uma APRENDIZAGEM significativa, que tenha um mínimo de relação teoria e prática e que parta da experiência e conhecimento individual;
  • Um ENSINO de qualidade positiva, otimizado e relevante à prática cotidiana;
  • As RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ou seja, de amizades sólidas e verdadeiras, pautadas no respeito e no diálogo com o diferente.
  • Uma FAMÍLIA que compartilhe efetivamente junto à Escola, de sua vida acadêmica.
  • Uma AVALIAÇÃO ampla, valorizando-o como um todo e que seja unidimensional formativa e menos tradicional.
  • Uma ESCOLA segura, com autonomia, equipada e modernizada, organizada, aberta a todos e que seja democrática com relevância na permanência e sucesso do aluno.

        É visto como meio de aprendizagem onde todos possam compartilhar e sair preparados, tanto aluno quanto professor. O professor é um colaborador em função do aluno, para prepara-lo como cidadão e ao mesmo tempo os alunos não são vistos como meros clientes, mas sim como um ser em desenvolvimento em busca de aprimorar e envolver na sociedade. Há uma troca aluno| professor.

        Professor concepção educador e aluno concepção cidadão.

          A Escola oferece o “Projeto Ensino Inovador” que tem como finalidade minimizar os altos índices de evasão e reprovação, principalmente elevar o desempenho escolar nas avaliações internas e externas.

A escola Aluízio Ferreira busca organiza, trabalhar além do que esta programado no Projeto Politico Pedagógico, tendo consciência que cada criança tem suas limitações e sensibilidades, precisamos estar preparados para essa realidade, que cada um responde de sua maneira, e o resultado nunca chega a cem por cento, mas dependendo da capacidade de alguns, precisamos saber e compreender que aquela porcentagem alcançada é seu limite e que pra ele é cem por cento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com