TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PPP - Projeto Político Pedagogico

Trabalho Universitário: PPP - Projeto Político Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O Projeto Político Pedagógico da escola apresenta políticas educacionais no qual o Ministério da Educação amplia a duração da escolaridade obrigatória com a aprovação da Lei nº 11.274 que instituiu o Ensino Fundamental de 9 Anos. O Projeto Pedagógico também aborda sobre a educação do campo, tendo em vista que grane parte dos alunos moradores da Zona Rural. O Projeto Pedagógico Também Ressalta a importância da Política da Educação Especial, no qual a legislação brasileira, através da lei de Diretrizes e bases da Educação, prevê a inclusão de alunos com deficiência em salas regulares de ensino. Assim, a escola conta com salas de necessidades especiais, como institui a Lei Federal de nº 10.845/04 que institui o programa de complementos ao atendimento Educacional especializado. Sendo assim, a Educação Inclusiva, fundamental em princípios filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, e uma preocupação da instituição de ensino, compreendendo que o atendimento especializado compreende a mudança de concepção pedagógica.

A Escola oferece também a modalidade de ensino EJA Fundamental de 5ª á 8ª série no qual esta modalidade tem como objetivo completar os anos de educação básica de jovens e adultos que não tiveram acesso à escola em idade apropriada por qual motivo. A Lei d nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996 regulamenta a Educação de Jovens e Adultos nos artigos 37 e 38.

O Espaço físico da escola tem uma área construída com: 14 salas de Aula, que funcionam os 03 turnos e atende o Ensino Fundamental d 1º ao 9º ano com 1.234 alunos, Educação de Jovens e Adultos de 6º ao 9º ano com 167 alunos matriculados.

Os Problemas disciplinares enfrentados na escola são diversos, tendo em vista que grande parte é causada por dificuldades de vinculo familiar. E para tentar resolver esses problemas é necessário que haja reuniões entre pais e toda a coordenação pedagógica.

A escola realiza atividades extraclasses como pesquisa de campo, excursões, etc. Utiliza metodologias diversificadas de trabalho: em grupo, individual ou em duplas, seminários , palestras, exposições, feira de ciências, eventos esportivos que acontecem anualmente e estão previstas no calendário. Desenvolve projetos que envolvem temas tais como: meio ambiente diversidade étnica racial e leitura.

E disponibilizado pela escola recursos para atender alunos com necessidades especiais, tais como, ambiente apropriado para cadeirantes e uma dala para a recepção para alunos com outras necessidades, como por exemplo, deficiente auditivo e problemas comportamentais, inclusive com professor capacitado do ensino de Libras.

O Currículo da escola é organizado com base nos princípios da LDB de nº 9394/06 e busca respeitar e conviver com as diferenças. Com isso ele é baseado na área do conhecimento.

As atividades que envolvem a comunidade são diversas, como feira de ciências, seminários, atividades de datas comemorativas, ex. as festas juninas, isso porque é uma tradição da região, dentre outras.

A avaliação por parte da escola é entendida como um processo contínuo de construção, tendo como base a LDB de nº 9.394/96 (art. 24, inciso “V”, alínea “a”). A avaliação é ainda formativa, emancipatória, mediadora e democrática. A escola adora uma forma de avaliação que considera o conhecimento construído ao longo do processo de ensino e aprendizagem, incluído as ações pedagógicas, planejamento, e os objetivos alcançados. Os Instrumentos avaliativos são divididos em 1º e 2º semestre que visam trabalho individual, trabalho em grupo, debate, prova e juntam o total de pontos obtidos nos dois semestres totalizando um total de 100 pontos. O registro dos resultados, nos níveis e modalidades de ensino na escola é feito no diário de classe, na ficha individual e na ata de resultados finais.

O desempenho do (a) educando (a) é obtido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com