TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA PEDAGOGICA

Monografias: PRATICA PEDAGOGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 3

Espaço pedagógico: Reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que: Açoes pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa; De um modo geral, tem-se a concepção de que as crianças aprenderão os conhecimentos em um único dia e de uma forma. Essa concepção perde o sentido quando se pensa por exemplo, nos ciclos de alfabetização, pois os mesmos pressupõe em que a alfabetização seja: construída em processo.

É preciso considerar a força da cultura escolar, pois ela conforma modos de pensar e de agir nos sujeito , determinando as praticas educacionais: Para superar essa logica é preciso por exemplo, considerar que os alunos tem ritmos diferentes de aprendizagens, sendo fundamental respeitar esse ritmo.Para tanto alguns aspectos devem ser repensados: A importância do processo de adaptação e reconhecimento do espaço da criança; O espaço como elemento que possibilita o desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações; A interligação do espaço e o estabelecimento de uma rotina e tempo a ser vivenciada pela criança; A relevância do espaço e de seu uso para o desenvolvimento infantil. Em relação ao que é colocado por Pisani e Zunino: O docente deve reavaliar continuamente suas tomadas de decisões, avaliar as necessidades e reorganizar o seu plano; O planejamento deve ser utilizado como instrumento valioso para qualquer intervenção pedagógica, pois ele é um meio e não um fim em si mesmo; É importante avaliar o processo vivenciado pelo grupo de alunos e não somente o resultado desse processo. Ensino concêntrico: Distribuiçao das matérias escolares entre os diversos níveis da escolaridade, as quais seriam ministrados em todas as series com o aumento crescente de intensidade e aprofundamento do conhecimento. Atualmente existem diversas propostas educacionais que defendem novas formas de organizar o tempo e o espaço escolar: Sistema em ciclos, eduaçao integral, educação inclusiva.

Organizar os tempos escolares é possibilitar aos alunos momentos formadores com condições propicias para pensar, agir e interagir com a vida e o conhecimento: O tempo da escola deve ser um tempo formador, tempo de aprendizagem de socialização, de vivencia da cultura e de construção de identidades; o tempo passa a ser considerado um elemento muito importante pelo docente; O aluno vive e aprende no seu ciclo de formação e não na logica dos programas escolares. Ato Pedagógico: Ação planejada por um ou mais profissionais da educação, tendo em vista o objetivo almejado, as etapas do trabalho e avaliação do processo.

Diferença entre Progressao continuada e sistemas de ciclos: Progressao continuada vincula-se a uma politica neoliberal, que tem como pano de fundo a perpectiva economicista de liberar fluxos e enxugar gastos; Sistemas de ciclos, vincula-se a uma politica progressista sobre a educação com a utopia de superar a ótica da politica neoliberal, com a preocupação de desenvolver de fato a inclusão, realizando experiências socialmente significativas e propiciando o desenvolvimento critico e social do aluno. Importancia da afetividade: A afetividade do educador possui grande relevância do processo ensino-aprendizagem. É através do bom relacionamento professor-aluno que ocorre uma aprendizagem satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com