TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões teóricas sobre o ensino e prática pedagógica

Trabalho acadêmico: Reflexões teóricas sobre o ensino e prática pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.379 Palavras (10 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 10

ITAPECERICA DA SERRA

2012

Introdução

Esta atps atividades pratica supervisionada é um método para introduzir aos alunos de pedagogia o ensino e aprendizagem no processo que acontece por meio de varias etapas desafiadoras dando oportunidade para que os futuros pedagogos desenvolver suas habilidades e competências para elaborar o plano de aula de aula.

Apresentamos neste trabalho de didática todas as etapas e passos propostos deste desafio e a partir da escolha do tema de aula. Ao elaborar o plano de aula é tomada as decisões referentes aos específicos da sala aula como ex; tema, conteúdo metodológico, recursos didático e avaliação. Evitando improviso e norte dando ao professor um referencial.

Ao pensar no plano de aula é necessário refletir as necessidades dos alunos realizar o planejamento da aula com foco na classe e fazer levantamento dos métodos e recursos financeiros, didáticos e humanos para desenvolver as ações previstas e considerar o avanço que o aluno abteve durante o processo de aprendizagem, avaliando e considerando sua participação e produção das atividades.

Perfil da Turma

A serie escolhida para elaborar o plano de aula é um 4ºano c, do ensino fundamental, da escola Estadual Eurico da Silva Bastos, ciclo um.

Esta é uma classe com 19 alunos, sendo 5 meninos e 14 meninas, com a faixa etária entre 8 e 9 anos , todos alunos participativos e questionadores , sempre colaborando e interagindo com os demais.

A proposta é de colocá-los em duplas no primeiro momento para fazerem uma pesquisa dos preços e folhetos de supermercado para que construam um problema utilizando os preços pesquisados, após isso, serão colocados em grupos com até cinco componentes para realizarem as atividades previstas.

Tema da Aula

O tema escolhido é resolução e formulação problema, os alunos serão primeiramente colocados em dupla, onde irão fazer pesquisas na sala de aula usando os meios de veiculação de informações: jornal folhetos, revistas, panfletos entre outros. Após a pesquisa realizada e os valores dos alimentos escolhidos selecionados os alunos terão que formular problemas com os preços que a dupla selecionou.

Justificativa para o Tema da Aula

O tema escolhido pelo grupo é formulação e resolução de problema. Este tema foi escolhido justamente por que a professora do 4ºano, série escolhida para elaborar o plano de aula, apontou como dificuldade da classe a resolução de problemas, e como a maior dificuldade dos alunos ao resolver um problema é compreender e interpretar o enunciado, então, a atividade proposta “construir problemas utilizando preços retirados de veículos de informação” como revista, jornais, panfletos entre outros, leva o aluno a construir um problema onde ele mesmo é quem irá inventar os dados que os compõe, exemplo: Quanto receberá de troco? Qual é o total? O dinheiro que tenho é suficiente?

Isso os motivaram a ler, compreender e resolver os problemas, por que são seus. Além do mais saber formular um problema é tão importante quanto resolve-lo corretamente, é preciso que os alunos criem não apenas um texto adequado mas também números coerentes e perguntas pertinentes. Desde as series iniciais é importante trabalhar com esse tipo de atividade, pois o ponto de partida no processo de aprendizagem não é a definição mais sim o problema.

Reflexão sobre Didática Teórica e Didática Prática

Com base no texto Didático teórico e Didática pratica de Pura Lucia. O procuramos descrever o que é cada um e qual sua característica no meio pedagógico.

A didática teórica é aquela discutida e elaborada fora das salas de aulas é o planejamento anual e bimestral, ele é feito com o desenvolvimento dos programas da disciplina, o plano de aula com seus objetivos, conteúdos e avaliação.

A didática teórica acontece de acordo com o programa estabelecido pela SEED, ele é considerado fundamental e indispensável, deveria ter maior participação dos professores no momento de elaborá-los, pois é neste momento que se seleciona e organizam os métodos e técnicas de ensino, recursos que serão utilizados, os materiais e a forma que será feita a avaliação.

Na didática pratica o planejamento anual e bimestral já está pronto para ser aplicado pelo professor cabendo a ele o planejamento diário e semanal. Segundo (Pura Lucia) o professor faz um planejamento e usa suas técnicas próprias e suas concepções que construiu ao longo da sua historia, mas não pode fugir dos objetivos estabelecidos. Sendo assim entendemos que didática teórica é a realização dos projetos que acontece nas praticas do cotidiano, orientadas pelo planejamento do professor são suas ações e atitudes colocadas em praticas.

Tema da Aula – Objetivo e Conteúdos

Em todo momento no dia a dia usamos matemática e sempre temos um problema para resolver, e precisamos saber enfrentar e solucionar. O valor de enfrentar os desafios que exigem esforço e dedicação esta nos caminhos que percorremos para alcançar nosso objetivo.

Da mesma maneira acontece com os alunos durante o processo de aprendizagem. É preciso usar de varias estratégias e procedimentos para as soluções dos problemas a serem resolvidos na sala de aula.

Segundo Luiz Roberto Dante, os estudos e pesquisas em educação matemática apontam que é necessário enfatizar mais a compreensão, o envolvimento do aluno e a aprendizagem do mesmo por descobertas. Ambos, compreensão e descoberta, exigem mais pensamento, e mais pensamento implica maior uso de atividades de resolução de problemas. E é por meio dessas que a matemática se desenvolve e por mais simples que o problema seja traz consigo gosto ao aluno, com isso estimula a curiosidade para resolver os problemas e se interessar pela atividade e com isso adquirir e aprimorar o raciocínio lógico.

De acordo com os PCNs a formulação e a resolução de problemas é caminho e metodologia para o ensino da matemática, já que é preciso desenvolver seu raciocínio lógico, fazendo uso da inteligência e de recursos eficaz disponíveis para que possa propor boas soluções as questões que surgem em seu dia a dia na escola ou fora dela.

Sabendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com