TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREFERENCIAL TEORICO

Seminário: PREFERENCIAL TEORICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Seminário  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

empresa O Boticário que conseguiu ser uma empresa de sucesso.

Por se tratar de um trabalho de cunho teórico, o método de pesquisa empregado foi o levantamento em fontes secundárias, que considerou livros e pesquisas já efetuadas sobre o tema em estudo. A seguir, são apresentadas o caso de sucesso da empresa trabalhada, uma observação sobre a implementação das estratégicas e as formas de mensuração de sua eficácia.

2 PREFERENCIAL TEORICO

A empresa trabalha neste portfolio, O Boticário, foi fundada em 1977 em Curitiba pelo boliviano Miguel Krigsner. A empresa nasceu como uma farmácia de manipulação. Recém-formado em bioquímica, Krigsner abriu o negocio com uma colega de faculdade e com dois dermatologistas. A ideia era vender cremes artesanais. Em 1979, a empresa emplacou seu primeiro sucesso, a colônia Acqua Fresca. Mesmo sem saber se o produto seria bem aceito, Krigsner comprou 70.000 frascos de uma só vez.

As vendas começaram tão bem que eles precisaram estocar a mercadoria na casa de amigos e parentes. Assim, a história de sucesso começa dessa grande empresa. E, para temos melhor compreensão da sua trajetória iremos trabalhar com as matérias deste 5º semestre.

Hoje em dia as organizações sofrem muito com as mudanças trazidas por vários fatores, tais como: tecnologia, sociedade, politica, meio ambiente e concorrentes. Estes fatores pode trazer bons frutos, mas tudo depende de como o gestor vai utilizar esses fatores e qual estratégia irar proporcionar em sua gestão.

Uma peça chave para toda e qualquer empresa é o Marketing, que esta direcionada às mudanças, aos clientes, funcionários, fornecedores e concorrentes. Mas, para que tudo ocorra de forma eficiente e eficaz, o empresário deve preparar a sua equipe, ser claro em seus objetivos, trabalhar de forma correta e utilizar uma ferramenta muito importante que o CIM (Comunicação Integrada de Marketing).

A comunicação integrada de marketing surgiu nas organizações como forma de aproximar os conteúdos dos diversos setores dentro de uma empresa. Com isso, houve a necessidade dos profissionais de comunicação, publicitários, relações públicas, designers e jornalistas, dentre outros, passaram a trabalhar em conjunto, complementando as várias competências das habilidades distintas.

Tem como base um sistema gerencial integrado, utilizando cinco principais características.

1. Iniciar com o cliente ou cliente potencial:

Essa abordagem propõe que o processo de comunicação inicie de “dentro para fora” determinando a melhor estratégia e mídia para atingir o cliente.

2. Usar qualquer forma de contato ou ponto de contato relevante:

Esse segundo elemento é uma extensão natural do primeiro e de sua ênfase em iniciar a partir do cliente levando em consideração o setor de atuação e aos objetivos da comunicação.

3. Falar com única voz:

É inerente a pratica da comunicação integrada de marketing através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com