TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARAÇÃO DE NEGOCIAÇÕES CORPORATIVAS

Tese: PREPARAÇÃO DE NEGOCIAÇÕES CORPORATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Tese  •  3.077 Palavras (13 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de educação à distância

Técnicas de Negociação

Juliana Leite Kirchner - Professora EAD

Leandro Silva Gomes - Tutor EAD

Sorocaba/SP

2013

ETAPA 04 – Passo 03 - ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Analisar sempre a Política Salarial da Empresa a fim de saber se você já não esta elegível a algum tipo de beneficio que aumente a sua renda, e com isso você pode perder energia antes do necessário, outras, no entanto tem políticas muito severas e não alteram sua política salarial, correndo o risco de perder ótimos colaboradores por conta da sua falta de negociação aplicada a política salarial.

Devido a grandes alterações ocorridas na economia mundial nesses últimos tempos, com o aumento da competitividade Global em todos os campos, as empresas estão enxugando ao máximo os custos, com isso tentando sempre os melhores profissionais pelo menor salário possível.

Por esses motivos a negociação salarial requer muita habilidade e flexibilidade

Hoje em uma negociação Salarial as empresas preferem sempre aumento dos benefícios, bônus, férias extras, já os Colaboradores preferem sempre o aumento em dinheiro.

NEGOCIANDO SALÁRIO DEPOIS QUE ESTIVER EMPREGADO

A empresa em que você trabalha está crescendo, a economia aponta recuperação global, as vendas melhoram. E só quem ganha com isso são os dirigentes e os acionistas. E você? Acha que está sendo injustiçado e que é hora de pedir um aumento? Vá e peça. Mas tenha algumas coisas em mente para não se decepcionar. Poucas pessoas têm facilidade para negociar salário, e você certamente não é uma dessas.

Primeiro você deve estabelecer uma estratégia:

Quanto você merece?

Por que você merece?

A empresa reconhece o seu mérito?

Faça um levantamento de toda a sua carreira dentro da empresa mostrando as vantagens que o seu trabalho representa dentro da organização, como projetos concretizados, lucros diretos, economia com aumento da produtividade, processos que após a sua alteração/criação renderam desempenho ou produtividade, aumento no volume de negócios. Saber como o mercado anda em relação ao seu cargo/remuneração em outras organizações. Mostre que um aumento salarial para você neste momento pode melhorar a sua satisfação e qualidade do seu trabalho influenciando nos seus resultados e por conseqüência na organização.

Quando perceber a hora de pedir o aumento e tiver respostas inteligentes para as perguntas, deve estar pronto para uma entrevista com seu superior, mostrar que o aumento dado pode assegurar uma boa vontade e uma lealdade a organização.

Um dos cuidados a tomar não se compara com outros colaboradores, principalmente em relação a salários, pois pode ficar subentendido que você pode ser um fofoqueiro, pois salário dentro uma empresa deve ser algo confidencial.

Saber como está seu prestigio dentro da organização é muito bom, pois nem sempre você é o que você imagina ser para outros colaboradores dentro da empresa, tente imaginar objeções para seu pedido.

CARACTERISTICAS PARA UMA BOA NEGOCIAÇÃO SALARIAL:

Maleabilidade é uma qualidade importante, pois às vezes recuar ou aceitar uma proposta que não seja o aumento de salário pode ser mais vantajoso, pode ser uma boa estratégia.

Tentar aprender o estilo de negociação da outra parte pode ser muito importante, respeitar a maneira da outra parte também é importante nesses casos.

Sempre pedir mais do que você acha razoável, pois caso haja uma contra proposta ainda estará dentro do considerável. Sem exagero.

Se você conseguiu o aumento, ótimo sua estratégia funcionou, você conseguiu ser objetivo. Se não conseguiu, termine a conversa mostrando o seu desapontamento, mais nunca ameace, não trate como pessoal, tente descobrir o que é necessário na organização para conseguir o aumento.

ETAPA 01 - Passo 03 - DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

A todo o momento estamos de frente com o ato de negociar, seja em casa, trabalho, escola ou na rua, em todo lugar, e sem que possamos dar conta, a negociação faz parte de nosso cotidiano.

A negociação é um fato diário e inevitável na vida do ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão, sobre em que envolva o direito de outros envolvidos.

Negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam obter benefícios.

Miranda (2000:18), afirma que há dois tipos de negociação: “as quais nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro”. No primeiro, pode prevalecer à competição, no segundo porem, a cooperação é igualmente importante.

Negociação é um processo de busca a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (Junqueira, 1995:12)

“Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão”. (Cohen, 1980)

“O processo de negociar pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”.

(Nierenberg, 1981)

A negociação pode ser usada para questões, tais como: pessoais, profissionais, diplomáticas, gerenciais, jurídicos, trabalhistas, na libertação de reféns, entre outros.

Podemos ver que há uma grande variedade de negociações.

A negociação é um repertório de comportamentos que inclui comunicação, marketing,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com