TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA

Resenha: PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

PRESCRIÇÃO

PRESCRIÇÃO É A PERDA DA AÇÃO ATRIBUIDA A UM DIREITO, E DE TODA A SUA CAPACIDADE DEFENSIVA, EM CONSEQUENCIA DO NÃO USO DELAS, DURANDO UM DETERMINADO PERIODO DE TEMPO.

PODE-SE CONCLUIR DE QUE A PRESCIÇÃO É O MODO PELO QUAL A PRETENSÃO SE EXTINGUE PELA INÉRCIA, DURANTE CERTO LAPSO DE TEMPO, DO TITULAR DE UM DIREITO SUBJETIVO, QUE FICA SEM AÇÃO PROPRIA PARA ASSEGURÁ-LO.

CARACTERISTICAS:

• A PRESCRIÇÃO ATINGE A PRETENSÃO, SEM MACULAR O DIREITO SUBJETIVO, O QUAL CONTINUA EXISTINDO NÃO SENDO, CONTUDO, MAIS APTO A ENSEJAR A TUTELA JURISDICIONAL SATISFATIVA.

• A PRESCRIÇÃO SÓ É POSSIVEL QUANDO EXISTE AÇÃO A SER EXERCIDA.

• A PRESCRIÇÃO SE INICIA A PARTIR DA VIOLAÇÃO DE UM DIREITO POIS É NESSE MOMENTO QUE NASCE A AÇÃO.

EM TODAS AS LEIS E TODOS OS RAMOS DE DIREITO OS PRAZOS PRESCRICIONAIS E DECADÊNCIAIS SÃO DIFERENTES!

DECADÊNCIA

INDICA A QUEDA OU PERECIMENTO DE UM DIREITO PELO DECURSO DO PRAZO FIXADO PARA SEU EXERCICIO, SEM QUE O TITULAR O TIVESSE EXERCIDO.

A PERDA DO DIREITO POTESTATIVO PELA INERCIA DO SEU TITULAR NO PERIODO DETERMINADO EM LEI.

DECADÊNCIA É: A EXTINÇÃO DO DIREITO PELA INÉRCIA DO TITULAR, QUANDO A EFICÁCIA DESSE DIREITO ESTAVA ORIGINALMENTE SUBORDINADA AO EXERCICIO DENTRO DE DETERMINADO PRAZO, QUE SE ESGOTOU, SEM O RESPECTIVO EXERCICIO.

CARACTERISTICAS:

• A DECADÊNCIA ATINGE DIRETAMENTE O DIREITO EM RAZÃO DA DESÍDIA DO TITULAR DURANTE CERTO LAPSO TEMPORAL.

• O TEMPO AGE, NO CASO DE DECADÊNCIA, COMO UM REQUISITO DO ATO.

• O OBJETO DA DECADÊNCIA, PORTANTO, É O DIREITO QUE NASCE POR VONTADE DA LEI OU DO HOMEM, SOBORDINADO À CONDIÇÃO DE SEU EXERCICIO EM LIMITADO LAPSO DE TEMPO.

PRESCRIÇÃO DECADÊNCIA

QUANTO AO INICIO NÃO TEM SEU INICIO COM O NASCIMENTO DO DIREITO, MAS A PARTIR DE SUA VIOLAÇÃO, PORQUE É NESSE MOMENTO QUE NASCE A AÇÃO CONTRA A QUAL SE VOLTA A PRESCRIÇÃO COMEÇA A CORRER, COMO PRAZO EXTINTIVO, DESDE O MOMENTO EM QUE O DIREITO NASCE.

QUANTO A NATUREZA DO DIREITO QUE SE EXTINGUE SUPOE UM DIREITO NASCIDO E EFETIVO, MAS QUE PERECEU POR AUSENCIA DE PROTEÇÁO PELA AÇÃO, CONTRA A VIOLAÇÃO SOFRIDA SUPOE UM DIREITO QUE, EMBORA NASCID, NÃO SE EFETIVOU POR FALTA DE EXERCÍCIO.

QUANTO A SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO PODE SER SUSPENSA OU INTERROMPIDA PELAS CAUSAS EXPRESSAMENTE COLOCADAS EM LEI. NÃO É SUSPENSA NEM INTERROMPIDA E SÓ É IMPEDIDA PELO EXERCICIO DO DIREITO A ELA SUJEITO.

QUANTO A ORIGEM SUA ORIGEM É A PRÓPRIA NORMA, ISTO É, SÓ SE ESTABELECE POR LEI. PODE SER FIXADA PELA LEI OU PELA VONTADE DAS PARTES BILATERALMETNE OU UNILATERALMENTE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com